Árvore de páginas


CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Essa rotina permite preparar os Romaneios de Carga para o controle da expedição ou recebimento das cargas e cálculo dos respectivos fretes, o qual caracteriza a formação da carga por composição (veículo único, veículo mais reboque, veículo mais dois reboques, entre outros).

Tem como finalidade evidenciar a expedição das cargas, com controle de entrada ou saída e liberação, nas docas e Portarias do Embarcador. Também é utilizado como consolidador das cargas para efeitos de cálculo de frete.

A impressão do Romaneio de Cargas fornece ao(s) Motorista(s) da composição as informações necessárias para realizar a rota e as entregas dos itens transportados.

O Romaneio de Carga deve representar cada coleta ou entrega de carga na empresa embarcadora, sendo que nele são registradas as características da carga, a lista de Notas Fiscais e a identificação do veículo, do Motorista e do Transportador.

O Romaneio não é um documento fiscal e seu objetivo é auxiliar o Embarcador a controlar o recebimento e o despacho de cargas, a utilização de veículos e os Transportadores.

Com ação direta do usuário, a criação dos Romaneios de Carga e sua vinculação aos Documentos de Cargas pode ser realizada de duas formas:

 1.  Pela rotina Documentos de Carga (GFEA044), por intermédio do menu Ações Relacionadas > Romaneio.
 2. Ou pela rotina Romaneios de Carga (GFEA050).

Na rotina Documentos de Carga (GFEA044), ao clicar na ação Romaneio é apresentada uma lista com todos os Romaneios de Carga compatíveis com o documento de carga selecionado. Ao selecionar um dos Romaneios e confirmar, o documento de carga será vinculado ao mesmo.

A partir dessa ação também é possível gerar um novo Romaneio de Carga. Para isso, basta clicar em Ações Relacionadas > Novo Romaneio, sendo que o Romaneio será gerado de acordo com os dados do documento de carga e apresentado na lista para ser marcado.

IMPORTANTE!

  • Esse cadastro é obrigatório para a realização dos cálculos de frete e, de acordo com a rotina a qual estiver relacionado será gerado manualmente ou automaticamente pelo sistema.
  • Cada documento de carga somente pode ser vinculado a um Romaneio de Carga.
  • Todas as coletas e entregas podem ser registradas como Romaneios. Para isso,, basta que haja pelo menos um documento de carga a ser vinculado.
  • Documentos de carga emitidos por Filiais diferentes, mesmo quando formam uma única carga do ponto de vista do Transportador, devem ser vinculados a Romaneios distintos, sendo um para cada Filial.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Cadastrar um Romaneio de Carga

1.  No SIGAGFE, acesse Atualizações > Movimentação > Expedição/Recebimento > Romaneios de Carga.
2.  Na tela Romaneios de Carga, clique em Incluir.
3.  Na tela Filiais, selecione o registro desejado e clique em OK.
4.  O campo Nr. Romaneio 
será preenchido automaticamente com a numeração sequencial controlada pelo sistema.
5.  Os principais dados a serem informados são Código do Emitente Transportador, Tipo de Operação e Tipo de Veículo, quando houver negociações com lotação do tipo Carga Fechada.
6.  Além dessas informações, em negociações de frete por distância, deve ser informada a distância prevista a ser percorrida.
7.  Para entregas em mais de uma Cidade com Transportador Autônomo pode ser informada a Cidade ou o CEP da última entrega. Essas informações serão utilizadas pelo sistema no cálculo de frete para a localização da rota da Tabela de Frete.
8.  Na Classificação de Frete, quando informada, prevalece no cálculo do frete sobre as classificações de frete dos itens dos documentos de carga.
9.  A identificação dos Motoristas, placas de veículos e a prioridade são apenas documentais e podem ser utilizadas para a estratificação de informações em relatórios e consultas.
10.  As informações de controle são atribuídas pelo sistema, sem intervenção direta do usuário.
11.  Clique em Confirmar.

Excluir um Romaneio de Carga

1.  Na tela Romaneios de Carga, selecione o Romaneio que será excluído.
2.  Clique em Outras Ações > Excluir
3.  Será apresentada uma mensagem solicitando a confirmação da exclusão.
4.  Clique em Confirmar.

Cadastrar uma Entrega

1.  Na tela Romaneios de Carga, selecione o registro desejado.
2.  Clique em Outras Ações > Entrega.
3.  Na tela Entrega, informe os campos Data Entrega e Hora.
4.  Clique em Confirmar.

Cadastrar um Retorno

1.  Na tela Romaneios de Carga, selecione o registro desejado.
2.  Clique em Outras Ações > Retorno.
3.  Na tela Retorno, informe os campos Data Retorno, Hora Retorno e Hodômetro Retorno.
4.  Clique em Confirmar.

Cadastrar um Redespachante

1.  Na tela Romaneios de Carga, selecione o registro desejado.
2.  Clique em Outras Ações > Redespachantes > Incluir.
3.  Se o Romaneio estiver liberado será apresentada a mensagem: "Deseja reabrir o romaneio para incluir o trecho de redespacho?". Informe Sim, para continuar com o processo.
4.  Se o Romaneio estiver calculado com sucesso, a situação do cálculo será alterada para Necessita Recálculo.
5.  Na tela Redespachantes - Incluir, assinale os documentos do Romaneio que terão um novo trecho incluído.
6.  Clique em +Incluir Lote.
7.  Informe a transportadora, a cidade de origem e os dados do frete pago e clique em ConfirmarEstas informações serão os valores do novo trecho gerado.
8.  Se o documento possuir o tipo de frete como CIF, FOB ou Consignado, após a inclusão do trecho este passará para CIF Redespacho, FOB Redespacho ou Consignado Redespacho.
9.  Ao incluir o trecho será validado se o valor do campo Frete Pago corresponde ao tipo de frete do documento de carga.
10.  Após o processamento da inclusão, o novo trecho será apresentado no grid Trechos, localizado na tela Redespachantes - Incluir.

Alterar um Redespachante

1.  Na tela Romaneios de Carga, selecione o registro desejado.
2.  Clique em Outras Ações > Redespachantes > Alterar. 
3.  Na tela Redespachantes - Alterar é possível efetuar a alteração de trechos de redespacho de forma individual, por meio do grid, ou a alteração em lote, por meio da opção Alterar Lote.
4.  Se o Romaneio estiver liberado será apresentada a mensagem "Deseja reabrir o romaneio para incluir o trecho de redespacho?". Informe Sim, para continuar com o processo de alteração de redespacho.
5.  Se o Romaneio for calculado com sucesso, a situação do cálculo será alterada para Necessita Recálculo.
6.  Na tela Redespachantes - Alterar, assinale os documentos do Romaneio que serão alterados.
7.  Clique em +Alterar Lote.
8.  Os campos que podem ser alterados são Transportadora, Cidade Origem, Cidade Destino, Tipo de Veículo e Frete Pago.
9.  Existem restrições quanto à alteração do primeiro e do último trecho como, por exemplo, no último trecho não é possível alterar a Cidade de Destino.
10. 
Ao incluir o trecho será validado se o valor do campo Frete Pago corresponde ao tipo de frete do documento de carga.
11.  Após o processamento da alteração, o novo trecho será apresentado no grid Alterar Trechos, localizado na tela Redespachantes - Alterar.

03. CONCEITOS ESPECÍFICOS - CÁLCULO DE FRETE

Montagem do Romaneio

Alguns pré-requisitos e condições devem ser observados nesse processo, para realizar o cálculo do frete como, por exemplo, documentos de carga de tipos e sentidos diferentes não podem ser permitidos no mesmo Romaneio de Carga.

O fluxo a seguir tem por objetivo demonstrar o processo de cálculo, considerando o Romaneio de Carga e as informações relacionadas como ponto de partida para apuração dos valores de frete.


Conforme pode ser observado, há duas fronteiras a se considerar na rotina de Cálculo.

A fronteira mais interna (em verde) define o escopo necessário para realizar uma simulação de frete.

A fronteira mais externa (em vermelho) abrange todos os elementos da fronteira interior, mais o processo de gravação dos valores de frete calculados.

Unidades de Cálculo

O processo de definição das unidades de cálculo visa gerar as unidades de cálculo com base nos dados do Romaneio, documentos de carga relacionados, trechos de redespacho, se houver, e carga a ser transportada (itens). As unidades de cálculo serão a base para gerar os cálculos de frete. Vinculados a uma unidade de cálculo teremos documentos e valores.

As informações necessárias ao processo são recebidas em estruturas distintas, conforme segue:

1.  Agrupador de Carga: corresponde a um Romaneio de Carga ou outro documento que reúne um conjunto de documentos de carga, como ocorrência.

2.  Documentos de Carga: possui a relação direta com o documento de carga digitado no sistema, mas pode ser proveniente de algum outro documento que possua as informações referentes a um conjunto de mercadorias (remetente, destinatário, tipo de frete, entre outros). Este documento de carga pode ser também um Pedido de Compra, Pedido de Venda, uma simulação de carga, entre outros.

3.  Trechos do Transporte: correspondem aos itinerários dos Documentos de Carga.

4.  Itens dos Documentos de Carga: a relação é direta com os itens dos documentos de carga registrados no sistema.

5.  Tabela de Frete para Simulação: antecipando uma necessidade da rotina de comparativo de frete, a rotina de cálculo deve permitir o recebimento dos dados de tabela de frete informados pelo usuário, sendo considerada no lugar das tabelas de frete cadastradas no sistema. Esta estrutura é de informação opcional no caso de cálculo de frete pelo Romaneio de Carga.

IMPORTANTE!

  • Um agrupador de carga pode estar vinculado a vários documentos de carga.
  • Um documento de carga pode possuir vários itens e trechos.
  • Caso não seja informado um agrupador de carga será considerado que todos os documentos de carga informados na rotina pertencem a uma única carga.

Os documentos de carga devem ser separados em grupos que identifiquem uma entrega. Os critérios para esta separação são os seguintes:

1,  Mesmo remetente e destinatário;
2.  Mesmo local de entrega (endereço, bairro e cidade entrega);
3.  Mesma região de destino;
4.  Mesmo tipo de frete;
5.  Mesmo tipo de documento de frete;
6.  Mesma finalidade (Uso e Consumo ou Industrialização/Comercialização);
7.  Mesmo número de carregamento.

IMPORTANTE!

  • Existe a possibilidade de limitar o número de documentos de carga por unidade de cálculo por Transportador.
  • Nesse caso, na rotina Cadastro de Emitentes de Transporte (GFEA015), aba Transportador, campo Max Doc Carg, deverá ser informado que será indicado quantos documentos serão permitidos por cálculo.


Em relação ao redespacho, os trechos informados nos documentos de carga serão verificados para determinar se os Transportadores dos trechos seguintes ao primeiro trecho são os mesmos. Os Redespachantes também são um critério para determinar o agrupamento dos documentos de carga no cálculo.

O agrupamento dos documentos de carga por trecho ocorrerá da seguinte forma:

1º trecho: corresponde ao transporte realizado desde o remetente até o primeiro redespachante.
2º trecho: corresponde ao transporte realizado do primeiro redespachante até o Nº redespachante.
Nº trecho: corresponde ao transporte realizado do Nº redespachante até o destinatário.

As unidades de cálculo serão criadas de acordo com os agrupamentos de documentos de carga, que representam as entregas e os trechos de transporte. Deve existir um vínculo entre as unidades de cálculo e os documentos de carga que as compõem. Elas também serão identificadas com um tipo, que neste caso será Normal (ou Redespacho, quando for a partir do segundo trecho), e com uma finalidade:

1.  CTRC: quando for uma unidade de cálculo de frete intermunicipal ou interestadual.
2.  NFS: quando for uma unidade de cálculo de frete municipal.
3.  Contrato: quando for uma unidade de cálculo de frete para um transportador autônomo.

Os itens dos documentos de carga serão separados por tipo de operação e classificação de frete, e vinculados às unidades de cálculo também.

Selecionar Tabelas

Ao definir as unidades de cálculo, segue-se ao processo de seleção das tabelas para identificar qual tabela de frete será utilizada em cada unidade de cálculo.

Os critérios de seleção de tabela de frete para uma unidade de cálculo são:

1.  Transportador igual ao do agrupamento de frete.
2.  Classificação de frete igual ao do agrupamento de frete ou dos valores da unidade de cálculo.
3.  Data de vigência inicial menor ou igual à data corrente.
4.  Faixa que possa conter a quantidade dos valores da unidade de cálculo.
5.  Tipo de veículo igual ao do agrupamento de frete.
6.  Rota contendo origem com CEP/Cidade/UF do remetente da carga e destino com CEP/Cidade/UF do destinatário da carga ou do endereço de entrega.
7.  Rota contendo a distância informada no romaneio de carga.
8.  Região destino do documento de carga.
9.  Tabela com componentes de frete informados (podem existir tabelas sem componentes).
10.  Tabela com situação Liberada, quando for cálculo final.

É possível que no sistema não exista uma tabela de frete adequada para uma unidade de cálculo, ou então, que haja mais de uma tabela válida. Neste caso, será necessário selecionar qual tabela será utilizada.

Essa escolha pode ser realizada por meio de uma tela que apresentará as tabelas encontradas, ou automaticamente, baseando-se em um critério pré-estabelecido (geralmente prazo de entrega ou valor do frete). Estas formas de “desempate” serão definidas por intermédio do programa Parâmetros do Módulo (GFEX000), pasta Cálculo de Frete, campo Critério de Seleção.

Quando o critério para seleção for pelo usuário ou automaticamente pelo valor do frete, para cada tabela localizada deverá ser efetuada uma simulação do valor do frete, considerando apenas aquela tabela. Isso pode gerar um valor de frete diferente do valor final, porém, o objetivo é fornecer um valor de referência para escolha.

Os dados referentes a tabela selecionada devem incluir:

1.  Código do emitente correspondente ao transportador vinculado à tabela de frete.
2.  Número da tabela de frete.
3.  Número da negociação.
4.  Código da faixa ou tipo de veículo.
5.  Código da rota.
6.  Tarifa da tabela de frete (combinação de faixa/tipo de veículo e rota).

Com isso, é possível determinar os componentes de frete da tabela que devem ser utilizados para cálculo.

Calcular Frete

No processo de cálculo de frete, cada unidade de cálculo que possui tabela de frete definida será “processada”, ou seja, terá seus valores de frete computados.

Inicialmente será preciso determinar se há cálculos que devem ser realizados por agrupamento de carga, em vez de ser por entrega. Isso é realizado verificando todas as tabelas de frete selecionadas para as unidades de cálculo.

Os valores que podem ser calculados por agrupamento são: pedágio, frete mínimo, valor veículo, frete viagem (por distância percorrida) e componentes por romaneio que podem ser rateados entre todas as unidades de cálculo do agrupamento de carga.

O critério de rateio deste e de outros valores do sistema é definido por intermédio da rotina Parâmetros do Módulo (GFEX000), aba Cálculo de Frete, campo Critério de Rateio.

IMPORTANTE!

  • Em relação aos componentes por Romaneio, existe uma configuração que define o valor a ser utilizado na definição de maior valor do componente.
  • Acessando a rotina de Configuração da Tabela de Frete (GFEA061) é possível verificar o campo Escopo Componente por RC,
  • Ao selecionar a opção 1 = por componente, o cálculo define o maior valor em relação a cada componente por Romaneio utilizado nas unidades de cálculo.
  • Caso a opção selecionada seja 2 = por unidade de cálculo, o cálculo define o maior valor de unidade de cálculo em relação as demais, utilizando os componentes desta maior unidade de cálculo para realizar o rateio com as demais.


Para cada componente da tabela de frete identificada, calcula-se o valor baseando-se no atributo com o qual o componente está relacionado. Este resultado é acumulado com o resultado do componente seguinte, e assim sucessivamente, até formar o valor total do frete para aquele cálculo.

Eventualmente, a unidade de medida da tabela de frete pode ser diferente da unidade de medida padrão do atributo que está sendo utilizado para o cálculo. Nestes casos, a conversão será efetuada entre as unidades, desde que esta esteja devidamente cadastrada na rotina Configuração de Conversões entre Unidades de Medidas (GFEA080).

Além dos valores de cada componente, este processo também determina o valor de imposto correspondente ao frete. No caso de frete municipal (cidade de origem e de destino iguais), será aplicado o ISS e a alíquota é obtida do cadastro da cidade. No caso de frete intermunicipal ou interestadual (cidade de origem diferente da cidade de destino), será aplicado o ICMS e a alíquota é obtida do cadastro de alíquotas de ICMS por UF.

O processo de cálculo do frete ainda permite definir a data prevista de entrega, visto que na tabela de frete selecionada pode haver também a quantidade de dias ou horas para realizar a entrega na rota selecionada. A data prevista de entrega considerará a data de saída do romaneio de carga, se informado, ou a data corrente como data base para soma do prazo.

IMPORTANTE!

  • O resultado deste processo já é suficiente para uma rotina de simulação, pois neste ponto temos todos os valores de frete calculados.


O processo de gravação de frete basicamente grava em base de dados as unidades de cálculo geradas pelos processos anteriores, gerando os cálculos de frete e os respectivos relacionamentos (documentos e valores).

O tipo do cálculo gerado é definido de acordo com o tipo do documento de carga. O quadro abaixo apresenta os tipos de documento de carga X tipos de cálculo.

TipoTipo de Cálculo Resultante
ServiçoServiço
NormalNormal
RetornoDevolução
NormalNormal ou Redespacho

04. TELA ROMANEIOS DE CARGA

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição

Incluir

Permite acessar a tela Romaneios de Carga - Incluir, para cadastrar um novo registro.

Alterar

Permite acessar a tela  Romaneios de Carga - Alterarpara efetuar uma alteração no registro selecionado.

Visualizar

Permite acessar a tela Romaneios de Carga - Visualizar, para efetuar uma consulta aos dados do registro selecionado.

Outras Ações > Pesquisar

Permite pesquisar as informações sobre os Romaneios de Carga, utilizando filtros específicos para a sua ordenação.

Outras Ações > Excluir

Permite excluir o registro selecionado na tela Romaneios de Carga.

Importante!

Não é possível excluir Romaneios de Carga que estiverem com a situação igual a Liberado ou Encerrado.

Outras Ações > Doc. Carga

Permite acessar a tela Documentos de Carga, para selecionar os documentos e vinculá-los ao Romaneio de Carga.

Importante!

  • Somente o documento de carga com situação igual a Liberado poderá ser vinculado, sendo que, após esse processo a sua situação será alterada para Embarcado.
  • Uma vez vinculados, o documento de carga deverá ser atribuído ao Transportador do Romaneio como Transportador do documento de carga.
  • Não será possível alterar a relação de documentos de um Romaneio, quando a origem desse Romaneio for uma integração com o TMS (SIGATMS), 
  • A retirada ou inclusão de documentos do Romaneio deve ser efetuada pela rotina Redespachos do SIGATMS.
Outras Ações > Calcular

Permite efetuar automaticamente o cálculo de frete para os documentos de carga vinculados ao Romaneio, além de recalcular os Romaneios já calculados e liberar os Romaneios selecionados que ainda não estão nesta condição.

Importante!

  • Se o Romaneio já tiver sido calculado anteriormente e sejam adicionados ou excluídos documentos de carga será apresentada a mensagem "Deseja recalcular este romaneio?", com opção para executar ou não o cálculo novamente.
  • Não é possível recalcular Romaneios que tenham sido agrupados para cálculo de frete por intermédio da rotina Agrupar Cálculos (GFEA082).
  • É possível definir, por meio da rotina Parâmetros do Módulo (GFEX000), as situações para recálculo, de acordo com a existência de documento de frete. Para esta configuração é necessário verificar o parâmetro Documento de Carga X Documento de Frete (MV_GFE005) na aba Cálculo de Frete, sendo que se estiver parametrizada:
    • 1 - Não Permite Recalcular (Padrão), o recálculo será impedido, sendo informado que existem documentos de frete relacionados aos documentos de carga.
    • 2 - Permite recalcular somente com documento de frete não aprovado, serão permitidos os recálculos dos documentos de carga que não possuem documentos de frete relacionados, ou que os documentos de frete relacionados estejam nas situações 1 - Recebido ou 2 - Bloqueado. 
  • Após este recálculo será executada novamente a ação de conferência dos documentos de frete relacionados aos documentos de carga, possibilitando assim realizar a ação de aprovação pelo sistema sobre estes documentos.

Outras Ações >
Bloq./Desbloq.

Permite bloquear o Romaneio para que seus documentos de carga não possam ser associados às pré-faturas de frete. Quando o Romaneio já está bloqueado, essa ação permite desbloqueá-lo.

Importante!

Não é permitido bloquear um Romaneio que possui algum documento de carga associado a uma pré-fatura, exceto se esta estiver na situação Cancelada.

Outras Ações > Liberar

Permite informar a data de entrada e saída do Romaneio na empresa embarcada, assumindo a situação Liberado, além de indicar que o Romaneio está pronto para sair para a entrega ou ser descarregado.

Importante!

  • Se a funcionalidade de controle de acesso estiver ativa, a passagem do Romaneio pela portaria passará a situação deste para Em Trânsito.
  • Nesta ação não será permitido informar uma data de saída inferior à data de geração do Romaneio, nem quando estiver vinculado ao Romaneio um documento de carga bloqueado.
Outras Ações > Inf. Rastr.

Permite registrar para o Romaneio, o código de rastreamento da empresa transportadora.

Importante!

  • Somente é possível registar o código de rastreamento quando o Romaneio estiver com a situação Liberado.
Outras Ações > Reabrir

Permite a reabertura de Romaneios já liberados.

Importante!

  • Essa ação geralmente é utilizada administrativamente, para consolidação dos documentos de carga e realização do cálculo dos fretes.
  • Para executar esta ação é obrigatório informar o motivo da reabertura.
  • Deve ser retirada a data prevista de entrega dos documentos de carga do Romaneio.
  • Não será permitida a reabertura de um Romaneio quando:

1.  Houver pré-fatura associada a qualquer um dos documentos de carga, exceto se a mesma estiver na situação Cancelada.
2.  Algum dos documentos de frete já estiver vinculado a outro documento de frete.
3.  Se o documento de frete estiver relacionado a um Contrato.

Outras Ações > Entrega

Permite acessar a tela Entrega, para efetuar a confirmação de entrega dos documentos de carga para o Romaneio na situação Liberado, para evidenciar o término do serviço de transporte e avaliar, por intermédio das demais rotinas do sistema, a performance dos transportadores e a eficiência no cumprimento dos prazos de entrega com os clientes.

Importante!

  • É possível registrar a entrega de cada trecho do itinerário, possibilitando assim avaliar a performance de entrega de cada transportador individualmente.
  • Em uma entrega a trechos, não será permitido registrar a entrega de um documento de carga com situação Cancelado.
  • Após ser efetivada a entrega, a situação do documento de carga será alterada para Entregue.
  • É permitido informar os dados da confirmação de entrega apenas para trechos a pagar.
  • Deve ser informada uma data/hora maior que a data/hora de emissão do documento de carga do trecho.
  • Deve ser informada apenas uma data/hora maior que a data/hora de liberação do Romaneio de Cargas do trecho, quando o documento de cargas estiver relacionado a um Romaneio.
  • Os registros de entrega poderão ser alterados no caso de retificação de registros informados indevidamente, carga não entregue, por exemplo, ou informações cadastradas incorretamente.
Outras Ações > RetornoPermite acessar a tela Retorno, para informar a data, horário e hodômetro de retorno do veículo de frota dedicada.

Outras Ações > Ajuste

Permite efetuar o ajuste de frete por Romaneio de Carga.
Outras Ações > Enviar XML_NFEPermite enviar e-mail para os transportadores com os arquivos .XML, das Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) que compõem o Romaneio.
Outras Ações > Redespachantes > Incluir

Permite efetuar a inclusão de nova Transportadora não informada anteriormente na Nota Fiscal (documento de carga) para o trecho único e documento de carga que contenha os tipos de Frete CIF, FOB e Consignado, transformando o tipo de Frete em Redespacho, possibilitando assim melhor controle dos embarques pelo Embarcador.

Permite também listar os tipos de Frete CIF Redespacho, FOB Redespacho e Consignado Redespacho, para a inclusão de um novo trecho no Redespacho existente.

Outras Ações > Redespachantes > Alterar

Permite alterar as informações dos trechos dos documentos de carga pertencentes ao Romaneio selecionado.

Importante!

  • Podem ser alterados somente os documentos que possuem o tipo de frete como CIF Redespacho, FOB Redespacho e Cons. Redespacho.
Outras Ações > Partida Viagem

Permite consolidar os Romaneios de Carga de Filiais diferentes para gerar uma única viagem de entrega.

Importante!

  • Não é considerado Redespacho, e sim consolidação de carga.
  • Ao realizar essa ação, a viagem é liberada para entrega.

Outras Ações > Copiar

Permite acessar a tela Romaneios de Carga - Cópia, para gerar um novo registro à partir de um registro já existente no sistema.

Outras Ações > Combinar

Permite efetuar a combinação de um frete do primeiro trecho pago de documentos de carga que já estão relacionados em um Romaneio.

O sistema realizará a abertura do formulário padrão de inclusão de Registro de Frete Combinado (GFEA084), e preencherá os documentos de carga relacionados ao Romaneio.

Importante!

  • Caso seja necessário combinar um frete para o segundo trecho, no programa Registro de Frete Combinado (GFEA084), acesse a aba Documentos de Carga e altere o conteúdo da coluna Trecho.
  • Documentos que não passarem na validação do sistema estarão com a linha destacada, podendo ser recuperados por intermédio da tecla Del/Delete.
  • Ao recuperar um registro, o sistema informará o motivo que impediu o vínculo do documento ao formulário.
Outras Ações > Roteiro

Permite realizar o cálculo do Vale Pedágio do Romaneio de Carga.

Importante!

  • É apresentada uma tela, na qual são listados os transportadores dos trechos dos documentos de carga relacionados ao romaneio. Para estes, são apresentados os seus roteiros e as praças de pedágio que estão relacionadas a essas rotas.
  • Esta funcionalidade é indicada para transportadores que utilizam carga fechada, permitindo assim, o cálculo das tarifas de vale pedágio com base na categoria do tipo de veículo de transporte.
Outras Ações > Desfazer Combinado

Permite excluir todos os cálculos combinados de um Romaneio.

Importante!

  • Ao clicar em Desfazer Combinado será apresentada uma mensagem solicitando a confirmação da exclusão de todos os cálculos do tipo combinado que estão vinculado ao Romaneio.
Outras Ações > AnexosPermite vincular arquivos ao registro do Romaneio de Carga.
Outras Ações > Visualizar Cálculos

Permite acessar a tela Cálculos do Romaneio, na qual estão disponíveis as informações de totalizador do valor de frete e a lista de cálculos de frete relacionadas ao Romaneio de Carga.

Importante!

  • A estrutura da tela Cálculos do Romaneio possui as informações do Romaneio e a quantidade de cálculos em conjunto com o totalizador do frete do Romaneio de Carga.
  • Clique duas vezes na lista de cálculos do Romaneio para abrir a visualização detalhada do cálculo de frete.

05. TELA ROMANEIOS DE CARGA - INCLUIR / ALTERAR

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Outras Ações > Imprimir Cadastros

Permite acessar a tela Romaneios de Carga, para imprimir o Romaneio de Carga com layout predefinido.

Outras Ações > Pesquisar Negociações

Permite acessar a tela Negociações Viagens, na qual é apresentada uma lista de negociações vigentes, sendo possível selecionar dentre elas a mais adequada, considerando critérios como Tipo de Operação, Classificação de Frete e Tipo de Veículo.

Essa pesquisa facilita o processo por já apresentar as várias combinações entre o Tipo de Operação, a Classificação de Frete e o Tipo de Veículo.

Importante!

Essa ação está disponível nas opções de inclusão e alteração do Romaneio.
Outras Ações > Viagem/Consolidação

Permite acessar a tela Viagem, na qual é apresentada uma lista de viagens consolidadas para o Transportador selecionado.

Importante!

  • Essa ação está disponível nas opções de inclusão e alteração do Romaneio.

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Nr. Romaneio

Apresenta o número do Romaneio gerado pelo sistema, o qual será utilizado para o controle da expedição ou recebimento das cargas e cálculo dos respectivos fretes.

A sequência do Romaneio de Cargas pode ser de três formas distintas:

  1. Conforme definido no Ponto de Entrada GFE05011, quando existir.
  2. Quando na rotina Parâmetros do Módulo (GFEX000), aba Integração ERP, o parâmetro ERP Integrado (MV_ERPGFE) estiver igual a 2 - Protheus e na aba Integração Protheus, o parâmetro Carga (MV_GFEI12) estiver igual a 1 - Integrar, será utilizado o código da Carga da rotina Montagem da Carga (OMSA200), acrescido da sequência 01 (zero um).
  3. Quando a parametrização for diferente da descrita acima, será utilizado o sequencial interno do GFE, adicionando 1 (um) ao último Nr Romaneio utilizado na rotina Romaneio de Carga (GFEA050).

Importante!

Para os usuários Protheus que realizam a integração da Carga:

  • A numeração do Romaneio na rotina Romaneio de Carga (GFEA050) segue a mesma numeração da rotina Montagem da Carga (OMSA200), utilizando o código da carga acrescido da sequência da carga.
  • Quando realizada a inclusão de um documento de carga diretamente na rotina Documentos de Carga (GFEA044) e realizada a associação ao Romaneio na rotina Romaneio de Carga (GFEA050), a numeração do Romaneio de Carga segue a sequência da rotina Montagem da Carga (OMSA200), acrescentando a sequência 01 (zero um).
Transp. / Nome Transp.

Código e nome da Transportadora ou do proprietário autônomo responsável pela movimentação do Romaneio de Carga.

Esta informação é utilizada para filtrar os documentos de carga, onde o primeiro trecho seja igual ao Transportador informado. Além disso, ela também é utilizada para determinar a Tabela de Frete.

Tipo Oper.

Tipo de operação realizada pelo Romaneio de Carga.

Esta informação é utilizada para determinar a Tabela de Frete.

Class. Frete / Desc Class

Código e descrição utilizados para identificar a classificação de frete, se houver.

Esta informação é utilizada para determinar a Tabela de Frete.

Tipo Veículo

Tipo de veículo utilizado para o transporte.

Importante!

  • Na rotina Parâmetros do Módulo (GFEX000), aba Cálculo de Frete, o parâmetro Tipo Veículo para Cálculo (MV_GFE006) determina se o tipo de veículo a ser utilizado será o informado no Romaneio ou será utilizado o tipo de veículo do trecho do Documento de Carga.
  • Mesmo se na rotina Parâmetros do Módulo (GFEX000), o parâmetro Tipo Veiculo para Cálculo estiver selecionado com a opção Do trecho quando preenchido e o campo Tipo Veículo for informado no Romaneio, o sistema utilizará o tipo de veículo do romaneio.
  • Quando for informado o tipo de veículo, o primeiro trecho do Documento de Carga (campo Tipo Veículo) será atualizado com essa informação, sendo que a mesma é utilizada no cálculo do frete para determinar a Tabela de Frete.
Motorista / Nome Motoris

Código e nome do Motorista condutor do veículo.

Motorista 2 / Nm Motoris 2Código e nome do segundo Motorista condutor do veículo.
Placa Diant

Número da placa do veículo dianteiro da composição.

Placa Trasei

Número da placa do veículo traseiro da composição.

Placa Meio

Número da placa do veículo do meio na composição.

Nr. Lacre

Número do lacre utilizado no veículo de transporte de carga.

Prioridade

Valor numérico, que permite identificar a prioridade do Romaneio de Cargas na expedição/recebimento.

Percurso

Distância a percorrer ou percorrida, em quilômetros.

Cidade Dest / Nome

Código e nome da Cidade de destino da viagem.

CEP Destino

Código de Endereçamento Postal (CEP) de destino da viagem.

Cod Rastream

Código de rastreamento da empresa transportadora.

Valor Pedág

Valor do vale pedágio pago ao Transportador.

Esse campo não é habilitado para manutenção quando:

  • Na rotina Cadastro de Emitentes de Transporte (GFEA015), na aba Transportador, o campo Vale Pedágio estiver definido como Não Recebe.
  • Na rotina Cadastro de Tipos de Operação (GFEA047), o campo Vale Pedágio estiver definido como Não se Aplica.
Comprov Peda

Número do protocolo de transação que comprova o pagamento do vale pedágio.

Esse campo não é habilitado para manutenção quando:

  • Na rotina Cadastro de Emitentes de Transporte (GFEA015), na aba Transportador, o campo Vale Pedágio estiver definido como Não Recebe.
  • Na rotina Cadastro de Tipos de Operação (GFEA047), o campo Vale Pedágio estiver definido como Não se Aplica.

O preenchimento desse campo não é obrigatório e também não é impeditivo para a geração Romaneio de Carga.

Op Vale Ped / Nome Op Vale

Código e nome do emitente da Operadora de pagamento do vale pedágio.

Esse campo pode sugerir a Operadora de pedágio padrão, conforme definido na rotina Parâmetros do Módulo (GFEX000), campo Operadora Vale Pedágio, agilizando o processo de digitação do Romaneio de Carga, sendo que a mesma pode ser alterada de acordo com a necessidade.

Esse campo não é habilitado para manutenção quando:

  • Na rotina Cadastro de Emitentes de Transporte (GFEA015), na pasta Transportador, o campo Vale Pedágio estiver definido como Não Recebe;
  • Na rotina Cadastro de Tipos de Operação (GFEA047), o campo Vale Pedágio estiver definido como Não se Aplica.

O preenchimento desse campo não é obrigatório e também não é impeditivo para a geração Romaneio de Carga.

Hodom. Saída

Registra a leitura do hodômetro na saída.

Hodom. Retorn. Registra a leitura do hodômetro no retorno.
Dist. RealApresenta a distância real percorrida pelo veículo.
Cid. Origem

Cidade de origem, quando desejar que o sistema calcule o frete considerando a Cidade informada em vez da Cidade do endereço do Remetente de cada Documento de Carga.

Nm Cid OrigApresenta o nome da cidade origem informado no campo Cid Origem.
CEP Origem

CEP de origem, quando desejar que o sistema calcule o frete considerando o CEP informado em vez do CEP do endereço do Remetente de cada Documento de Carga.

ViagemNúmero da viagem.
Peso compartPeso da carga compartilhada.
Volume compVolume da carga compartilhada.
Vlr Carga CoValor da carga compartilhada.
Qtde compartQuantidade de itens compartilhados.
Observações

Permite registrar as observações relevantes sobre o Romaneio de Carga em questão.

Mot Reab.Justificativa para a reabertura do Romaneio de Carga.
Data Reab. / 
Hora Reab.
Data e hora da reabertura do Romaneio de Carga.
Usuário ReabIdentificação do usuário da reabertura do Romaneio de Carga.
Situação

Indica a situação do Romaneio de Carga::

 Digitado;

 Impresso;

 Liberado;

 Encerrado.

Data Criação /
Hora Criação
Apresenta a data e a hora da geração do Romaneio de Carga, sendo possível alterá-la.
Sit Calculado

Apresenta a situação do cálculo do Romaneio de Carga:

1 - Calculado com Sucesso: o cálculo foi gerado corretamente.
2 - Não Calculado: situação inicial do Romaneio, ainda não foi calculado.
3 - Tentativa sem Sucesso: quando foi executada a rotina de cálculo, porém não pode ser efetivado corretamente por algum motivo (falta de Tabela, por exemplo).
4 - Necessita Recálculo: quando efetuada qualquer alteração em um Romaneio que esteja calculado e que impacte no cálculo alterará a situação para Necessita Recálculo, pois o cálculo atual não está condizente com as alterações realizadas.

Data Cálculo /
Hora Cálculo
Data e hora do cálculo do Romaneio de Carga.
Usuário

Identificação do usuário que incluiu o Romaneio de Carga no sistema.

Origem

Origem do Romaneio de Carga no sistema:

1 - Usuário;
2 - ERP;
3 - Outros;
4 - Sistema.

Dt Said/Entr / 
Hr Said/Entr

Data de saída/entrada da carga do estabelecimento embarcador.

Agrupado?

Indica se o Romaneio de Carga está agrupado:

1 - Sim;
2 - Não.

Observação

Observação referente ao cálculo como, por exemplo, "Calculado com sucesso.".

Vale Pedágio

Situação do vale pedágio:

1 - Não se aplica;
2 - Não conferido;
3 - Conferido.
                                   

Data Retorno /
Hora Retorno

Data e hora do retorno do veículo.
Apur. Período

Apuração no fechamento:

1 - Não se aplica;
2 - Pendente;
3 - Efetuada;
4 - Sem efeito.                                      

Data FechamData do fechamento da apuração do período.
Enviado NFe

Indica se os arquivos XML correspondentes aos documentos de cargas foram enviados ao Transportador:

1 - Sim;
2 - Não;
3 - Não se aplica.

Mot Env NF

Justificativa para o envio da Nota Fiscal Eletrônica.

Nr MovNúmero do movimento, gerado na rotina Controle de Pátio (GFEA519).
Núm Contrato

Indica o número do Contrato de transporte, na rotina Contrato de Transporte (GFEA079 - SIGAGFE).

Este número é gerado a partir de uma requisição de transporte, na rotina Requisição Negociação de Frete (GFEA059 - SIGAGFE).

Regra no Cálculo de Frete:

  • Quando informado o número de Contrato de Transporte, a rotina verificará se existe uma Tabela de Frete vinculada ao Contrato, no qual será utilizada no Cálculo de Frete.
  • Somente para o Romaneio sem Redespacho será considerada a Tabela de Frete do Contrato de Transporte.

06. TELA ROMANEIOS DE CARGA - VISUALIZAR

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Outras Ações > Imprimir Cadastros

Permite acessar a tela Romaneios de Carga, para imprimir o Romaneio de Carga com layout predefinido.

Outras Ações > Cons. Doc. Carga

Permite consultar os documentos de carga que estão associados ao Romaneio de Carga.

Outras Ações > Cons. Cálculo

Permite consultar os cálculos de frete para o Romaneio de Carga.

07. TELA ROMANEIOS DE CARGA - OUTRAS AÇÕES - DOCUMENTOS DE CARGA

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Outras Ações > AdicionarPermite adicionar o documento de carga selecionado ao Romaneio de Carga.
Outras Ações > FiltrarPermite filtras as informações relacionadas ao Documentos de Carga.
Outras Ações > Marca Todos os Documentos de Carga em TelaPermite selecionar todos os documentos de carga listados no browse para relacioná-los ao Romaneio.
Outras Ações > Desmarcar Todos os Documentos de Carga em TelaPermite desmarcar todos os documentos de carga listados e selecionados no browse.
Outras Ações > ExcluirPermite excluir o documento de carga relacionado ao Romaneio.
Localiza e Adiciona Documentos de CargaPermite realizar a busca de documentos de carga.
VisualizarPermite visualizar as informações detalhadas do documento de carga selecionado.

Simular Cálculo

Permite realizar uma simulação de cálculo do valor do frete com os dados informados do Romaneio e todos os documentos de carga listados no browse, sendo que o resultado dessa simulação é apresentado por meio de uma mensagem em tela.

08. TELA ROMANEIOS DE CARGA - OUTRAS AÇÕES - LIBERAR

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
RomaneioNúmero do Romaneio de Carga que será liberado.

Data de Saída /
Hora de Saída

Data e hora de saída do veículo.
Hodômetro de Saída

Valor da leitura do registro do hodômetro do veículo principal, antes de sua saída.

Importante!

  • O preenchimento dos hodômetros de saída e retorno é obrigatório para tipos de veículo com negociações por Franquia/Locação,  pois se estas informações não forem preenchidas não será possível considerá-las na rotina Apuração Período (GFEA086).
Cód. Rastream.Código do rastreamento para o Romaneio.

09. TELA ROMANEIOS DE CARGA - OUTRAS AÇÕES - INF. RASTR.

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Cód. Rastream.Código de rastreamento da empresa transportadora.

10. TELA ROMANEIOS DE CARGA - OUTRAS AÇÕES - REABRIR

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Motivo da ReaberturaMotivo que originou a reabertura do Romaneio de Carga.

11. TELA ROMANEIOS DE CARGA - OUTRAS AÇÕES - ENTREGA

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição

Data Entrega /
Hora

Data e hora da ocorrência de confirmação de entrega dos documentos de carga.

12. TELA ROMANEIOS DE CARGA - OUTRAS AÇÕES - RETORNO

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Data Retorno /
Hora Retorno
Data e hora de retorno do veículo, após realizar as entregas do Romaneio.
Hodômetro Retorno

Valor da leitura do registro do hodômetro do veículo principal, após o seu retorno.

Importante!

  • O preenchimento dos hodômetros de saída e retorno é obrigatório para tipos de veículo com negociações por Franquia/Locação
  • Se estes campos não forem preenchidos, a apuração não poderá ser realizada, posteriormente, na rotina Apuração Período (GFEA086).

13. TABELAS UTILIZADAS

  • GWN - Romaneio de Carga

  • GU8 - Classificações de Frete
  • GUU - Motoristas
  • GU3 - Emitentes de Transporte
  • GU7 - Cidades
  • GU8 - Veículos
  • GV2 - Componentes de Frete
  • GV3 - Tipos de Veículos

  • GV4 - Tipos de Operação
  • GV9 - Negociação Tabela de Frete

14. ASSUNTOS RELACIONADOS