Ao consultar a autorização ou cancelamento de uma NF-e é realizada uma integração com o TSS através do método Retorna Notas do retorno do TSS para o RM. De acordo com o retorno da nota, a mesma pode ser autorizada, cancelada ou rejeitada conforme regra abaixo.


    Quando a NF-e estiver com o Status Pendente e for realizada uma consulta de autorização da mesma o processo irá verificar a regra abaixo.

    • Regra geral: neste caso será verificado se o TSS retornou o Grupo NFE com os campos PROTOCOLO, XML XMLPROT preenchidos.

    Se ocorrer o comportamento anterior a nota será considerada autorizada.

    Senão, se um dos 3 campos (mas não os 3) estiver preenchido (PROTOCOLO, XML ou XMLPROT) será considerado que o TSS ainda está processando a autorização da nota e a mesma permanecerá com o Status Pendente.

    Senão, o processo irá executar o serviço monitorx para analisar a situação da nota


    Caso o TSS retorne na tag DOCCHV (Chave de Acesso que a nota foi autorizada na SEFAZ) a informação será atualizada no RM.

    Comportamento disponível a partir das versões: 

    - 12.1.31.183
    - 12.1.32.120
    - 12.1.29 ainda não disponível

    Quando a NF-e estiver com o Status Cancelamento Pendente e for realizada uma consulta de autorização do cancelamento da mesma o processo irá verificar a regra abaixo.

    • Regra geral: neste caso será verificado se o TSS retornou o Grupo NFERETORNAEVENTO os campos CSTATEVEN, PROT , STATUS, XML_RET XMLPROT preenchidos.

    Evento autorizado CSTATEVEN = 155 e STATUS = 6 significa que o cancelamento foi aceito fora do prazo

    Se ocorrer o comportamento anterior a nota será considerada cancelada.

    Senão, o processo irá executar o serviço monitorx para analisar a situação da nota



    • Sem rótulos