Árvore de páginas

Transferência Interna - FAS717AA

Visão Geral do Programa

Ato de fazer a transferência interna dos bens patrimoniais. Movimentação dos bens entre centros de custo, unidades de negócio ou localização em um mesmo estabelecimento.

Podemos acompanhar as movimentações e cálculos de um bem com data de aquisição de 10/01/1999 e transferido em 07/05/1999 para outro centro de custo:

BEM A

10/01/1999 a 31/01/1999

28/02/1999

01/03/1999 a 07/03/1999

08/03/1999 a 31/03/1999

Centro de Custo - 1000

Unidade de Negócio - ADM

Estabelecimento X


X


X


X


Transferência do bem em 07/03/1999 para:





Centro de Custo - 2000

Unidade de Negócio - XYZ

Estabelecimento Z





X

Para o centro de custo de aquisição do bem, são geradas as movimentações para o intervalo da data de aquisição do bem - 10/01/1999 até a data de 31/01/1999, referente ao primeiro período, calculado o movimento de Fevereiro, e apenas o intervalo de 7 dias correspondente aos dias em que o bem esteve alocado neste centro de custo de aquisição inicial.

A partir da data de 08/03/1999, são gerados os movimentos para o novo centro de custo, unidade de negócio e estabelecimento de alocação do bem patrimonial transferido.

Se emitido um relatório com data de 07/03/1999 da movimentação dos bens, por número do bem patrimonial e centro de custo, o bem estará apresentando seus cálculos para o centro de custo inicial 1.000. Se emitido após o dia 07/03/1999, o bem patrimonial em referência estará registrado no novo centro de custo 2.000.

Importante:

  • Vale ressaltar que o sistema não efetua uma baixa no antigo centro de custo, fazendo uma implantação no novo centro de custo. Considera que todo o cálculo, e movimento apresentado são atribuídos para este centro de custo, unidade de negócio e estabelecimento inicial já se encontra contabilizado, não sendo possível efetuar uma transferência dos saldos.
  • Esse programa será executado quando houver movimentação patrimonial para um novo centro de custo, sendo que o sistema não contabiliza essa movimentação. Somente a depreciação calculada com data posterior a data de transferência interna será apropriada a este centro de custo. Nas empresas, geralmente a depreciação (custo fixo) é alocada ao centro de custo responsável. Citando como exemplo um centro de custo produtivo, a execução desse programa permite que o valor dos custos que irão compor o produto a ser produzido seja alocado nesse centro de custo. Caso o centro de custo não seja produtivo, esse valor irá compor a despesa operacional do período.
  • Se o bem a ser transferido estiver atrelado a um Contrato de Leasing, e a data de transferência for superior a data final da validade do contrato, o sistema acusará validação, apresentando uma mensagem de que primeiro deverá ser realizado o cálculo de apropriação, e posteriormente, o movimento.
  • Será verificado se o período está habilitado para os cenários contábeis que estão vinculados ao grupo de cálculo do bem patrimonial.
  • Caso seja alterado no Módulo Ativo Fixo o campo Centro de custo, essa informação será transferida para o Módulo Frotas, utilizando esse programa. Para ocorrer essa transferência para o Módulo Frotas, no TB036ZA - Manutenção Parâmetros Integração EMS - Campo Opção de Integração Manufatura deve estar assinalado.

Transferência Interna Bem Patrimonial

Objetivo da tela:

Permitir a transferência dos Bens Patrimoniais entre centros de custo e localização dentro do mesmo estabelecimento.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Insere Linha

Quando acionado, possibilita inserir regra ou exceção para a Transferência Interna de um Bem Patrimonial. Veja mais informações na descrição da tela Insere Linha Transferência Interna Bem Patrimonial.

Edita Linha

Quando acionado, é possível modificar informações de uma linha selecionada. 

Retira Linha

Quando acionado, possibilita retirar a linha selecionada, cancelando as informações desta. 

Limpa Lista

Quando acionado, é possível eliminar todas as informações da lista inserida. 

Executa Lista

Quando acionado, possibilita executar as regras ou exceções definidas, efetuando as Transferências Internas definidas. Veja mais informações na descrição da tela Executa Transferência Interna Bem Patrimonial.

Importa Transferência Bens Patrimoniais

Quando acionado, apresenta tela, na qual é possível selecionar o arquivo a ser importado. Mais informações podem ser obtidas na descrição da tela Importação.

Observação: Opção liberada a partir da release 12.1.2307.

Insere Linha Transferência Interna Bem Patrimonial

Objetivo da tela:

Permitir inserir regras e exceção para a Transferência Interna de um Bem Patrimonial..


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Regra

Quando assinalado, considera toda a faixa selecionada no campo Conjunto a ser transferido.

Exceção

Quando assinalado, define que toda a faixa selecionada no campo Conjunto é considerada como exceção, não estando incluída como Transferência Interna.

Conjunto

Selecionar uma das opções para definir o tipo de conjunto. As opções disponíveis são:

  • Arrendador;
  • Bem Patrimonial;
  • Centro de Responsabilidade;
  • Conta Patrimonial;
  • Contrato Leasing;
  • Data Aquisição;
  • Data Último Inventário;
  • Espécie;
  • Estabelecimento;
  • Estado Físico;
  • Fornecedor;
  • Hierarquia;
  • Identificação Visual;
  • Individual;
  • Localização;
  • Marca;
  • Modelo;
  • Percentual Baixado;
  • Plano Centros Custo;
  • Sequência;
  • Usuário.

Conta Patrimonial

Selecionar o código da conta patrimonial a qual está associado o bem patrimonial a ser transferido, conforme cadastro no FAS011AA/FAS214AA/FAS329AA - Conta Patrimonial.

Nota: Esse campo é habilitado quando o campo Conjunto for igual a opção Individual, porque as demais opções de conjunto sugerem um intervalo a ser considerado.

Bem Patrimonial

Selecionar o código do bem patrimonial a ser transferido, conforme cadastro no FAS701AA/FAS211AA - Aquisição de Bens Patrimoniais.

Nota: Esse campo é habilitado quando o campo Conjunto for igual a opção Individual, porque as demais opções de conjunto sugerem um intervalo a ser considerado.

Importante:

Na execução do programa será mantida a mesma numeração do bem patrimonial.

Data Movimento

Inserir a data do movimento em que a transferência deve ocorrer.

Importante:

A data do movimento de transferência interna deverá ser maior que qualquer outra movimentação anterior.

Plano Centros Custo

Selecionar o código do plano de centros de custo no qual o bem patrimonial deve ser transferido, conforme cadastro no UTB083AA/UFN202AA/UTB0313AA - Plano Centro de Custo.

CCusto Responsab

Selecionar o código do centro de custo que passa a ter a responsabilidade sobre o bem patrimonial, conforme cadastro no UTB066AA/UFN211AA/UTB314AA - Centro de Custo.

Localização

Selecionar o código que identifica a localização física do bem patrimonial na empresa após a transferência, conforme cadastro no FAS025AA/FAS222AA - Localização.

Importante:

Deve estar localizada no mesmo estabelecimento, pois a transferência é interna

Caso tenha sido informado uma nova localização ,  sem alterar o centro de custo , o sistema permitira realizar essa transferência interna.

Deixando esse campo em branco , o sistema entenderá que não esta sendo feita alteração de localização, informando que os valores para a transferência são os mesmos do bem.



Importante:

A Unidade de Negócio não está habilitada e somente será feita pela transferência interna do bem patrimonial.

Na transferência não será efetuada a validação do usuário para a Unidade de Negócio de destino.

Executa Transferência Interna Bem Patrimonial

Objetivo da tela:

Permitir executar as regras ou exceções definidas, efetuando as Transferências Internas definidas.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Destino

Assinalar uma das opções que determina o destino de impressão do resultado gerado. Veja mais informações na descrição do conceito Opções de Destino.

Visualiza Arquivo

Quando selecionado, possibilita visualizar o arquivo gerado como resultado da transferência interna dos bens patrimoniais.

Execução

Assinalar uma das opções que determina se a forma de execução desse programa deve ser on-line ou batch. Veja mais informações na descrição do conceito Formas de Execução.

Importação

Observação: A opção Importação está liberada a partir da release 12.1.2307.

Objetivo da tela:

Permitir selecionar um arquivo Excel para importação de informações de transferência interna dos bens patrimoniais


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Layout

Quando acionado, apresenta tela, na qual é possível visualizar o arquivo com o layout para importação das informações da transferência interna dos bens patrimoniais. Mais informações podem ser obtidas na descrição da tela Layout Transferência Interna Bem Patrimonial.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Arquivo

Selecionar o arquivo Excel com as informações de transferência interna dos bens patrimoniais.

Layout Transferência Interna Bem Patrimonial

Objetivo da tela:

Permitir visualizar o arquivo com o layout para importação das informações da transferência interna dos bens patrimoniais.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Impressão Arquivo Layout

Exibe o diretório e o nome do arquivo do layout para importação das informações da transferência interna dos bens patrimoniais. 

Visualiza Arquivo

Quando assinalado, possibilita visualizar o arquivo com o layout para importação das informações da transferência interna dos bens patrimoniais.


Conteúdos Relacionados:

Manutenção Contas Patrimoniais (FAS011AA)

Manutenção Localização (FAS025AA)

Aquisição de Bens (FAS701AA)

Manutenção Estabelecimento (UTB071AA)

Manutenção Planos Centros de Custo (UTB083AA)

Manutenção Centro de Custo (UTB066AA)