Árvore de páginas

Os eventos de Cadastro de Beneficiário, como a inclusão, alteração e encerramento de relacionamento, deverão ser informados diariamente à CIP através da transmissão de arquivos ou mensagens.

Produto:

NPC, Central de Beneficiários

Versões:


Ocorrência:


Ambiente:


Passo a passo:

1.O monitoramento de arquivos e mensagens transmitidos, bem como o comando manual de transmissão dos mesmos, poderá ser feito a partir do menu principal:

2.Para entender como funciona a comunicação com a CIP e como operar esta transação, veja o restante do conteúdo desta página.

Observações:


Na operação diária do sistema, após o envio da carga inicial dos Beneficiários, as inclusões, as alterações e o enceramento de relacionamento com Beneficiários deverão ser comunicados à CIP diariamente (quando acontecerem) através do envio de arquivos ou mensagens (o meio de transmissão, se por arquivo ou mensagem, será determinado pelas Configurações de Integração de cada evento).

A comunicação através de arquivos requer um software de terceiros para intermediar a comunicação com a CIP, conforme especificações técnicas da Central de Beneficiários da CIP. Nesta modalidade de comunicação, a aplicação TOTVS é responsável por gerar arquivos em determinadas pastas configuradas no sistema (ver configurações globais do sistema), nos formatos especificados e criptografados. Uma solução fornecida por terceiros, tipicamente o Connect:Direct da IBM, faz a transmissão destes arquivos para CIP, bem como recebe e grava os arquivos de resposta da CIP, também em uma pasta determinada, cabendo ao sistema TOTVS, neste segundo cenário, ler o conteúdo dos arquivos recebidos como respostas da CIP.

A segunda opção é a comunicação através da RSFN, rede do SPB, via Mensageria, onde também precisamos de uma solução externa para se comunicar com a CIP, tipicamente uma solução SPB fornecida pela TOTVS ou por terceiros. Além disso, a interface entre a Central de Beneficiários TOTVS (ou a Central de Boletos TOTVS) e a RSFN é provida por outro módulo TOTVS conhecido como STA Web TOTVS. De fato, o STA Web é responsável pela comunicação direta com as soluções SPB compatíveis e deverá ser configurado adequadamente (ver configurações do STA Web TOTVS). Abaixo, um diagrama parta ilustrar as arquiteturas das duas alternativas de comunicação:



Os diversos tipos de arquivos e mensagens correspondem a cada operação possível na Central de Beneficiários da CIP. Por exemplo, para cada tipo de manutenção efetuada sobre o Beneficiário será gerado um tipo de arquivo ou mensagem para a CIP, conforme abaixo:


EVENTOS DE MANUTENÇÃO DE BENEFICIÁRIO:


Movimentações de Beneficiários

Inclusão de Beneficiário

Alteração de cadastro de Beneficiário

Alteração de situação de Beneficiário

Exclusão de relacionamento com Beneficiário


OUTROS EVENTOS RELACIONADOS Á CENTRAL DE BENEFICIÁRIOS:

Nome

Detalhes

Carga Inicial de Beneficiário

  1. Executado somente uma vez.
  2. Somente por arquivo.

Participante informa Inclusão de Beneficiário no dia

  1. Pode ser transmitido via MQ ou CD.
  2. O meio de transmissão pode ser alterado conforme a necessidade.

Participante informa Alteração do Cadastro de Beneficiário no dia

  1. Pode ser transmitido via MQ ou CD.
  2. O meio de transmissão pode ser alterado conforme a necessidade.

Participante informa Exclusão de Relacionamento com o Cliente Beneficiário no dia

  1. Pode ser transmitido via MQ ou CD.
  2. O meio de transmissão pode ser alterado conforme a necessidade.

Participante informa Alteração de Status do Beneficiário no dia

  1. Pode ser transmitido via MQ ou CD.
  2. O meio de transmissão pode ser alterado conforme a necessidade.

Teste de Conectividade

Somente CD


ARQUIVOS ENVIADOS PELA CENTRAL DE BENEFICIÁRIOS CIP

Nome

Detalhes

Informa a Base de Beneficiários

  1. Sistema envia uma mensagem GEN0014 solicitando a base de dados.
  2. CIP envia, via Connect Direct um arquivo ADDA504.

Participante Solicita Consulta no cadastro de Beneficiários

  1. Sistema envia uma mensagem DDA0504
  2. CIP envia uma mensagem DDA0504R.

DDA informa Manutenção de Status do Beneficiário

  1. CIP envia, conforme a demanda, a mensagem SPB ou o arquivo com a alteração do Status.


Monitoramento e comando manual de transmissão de mensagens ou arquivos NÃO automáticos

Para enviar arquivos ou mensagens da Central de Beneficiários manualmente, é preciso acessar a transação Monitorar a Transmissão de Dados, conforme descrito no Passo a Passo inicial, e adicionar uma transmissão, através da função Adicionar Transmissão:

Ao clicar em , será exibida a tela abaixo:

Deve-se escolher a opção ou opções de Leiaute/Mensagem (destacadas no quadro vermelho acima) desejadas e pressionar o botão [Executar Transmissão de Arquivos]. Como exemplo vamos supor que se queira enviar as inclusões de novos Beneficiários. Deve-se escolher a opção PARTICIPANTE INFORMA INCLUSÃO DE BENEFICIÁRIO NO DIA. Então, depois de pressionar o botão [Executar Transmissão de Arquivos] o sistema exibirá uma mensagem de envio e, posteriormente, ao pressionar o botão [Pesquisar], será exibida a seguinte tela:

Os procedimentos acima aplicam-se a arquivos ou mensagens com PROCESSAMENTO MANUAL, conforme configurado no sistema para cada caso. Com efeito, não há necessidade de incluir transmissões manuais para arquivos processados automaticamente, mas em qualquer caso a tela de de monitoramento de arquivos poderá e será utilizada para consultas e acompanhamento do andamento das transmissões, inclusive das transmissões automáticas.

Para auxiliar no monitoramento de arquivos e mensagens, estão disponíveis também as funções Consultar e Listar Logs.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Esta transação de monitoramento e transmissão de arquivos é única e funciona tanto para a Central de Boletos como para a Central de Beneficiários, todavia, por razões didáticas, o tema é tratado em duas páginas distintas, uma para cada Central, portanto informações adicionais a respeito desta transação poderão ser encontradas em transmissão de arquivos e mensagens da Central de Boletos.