Árvore de páginas

A carga inicial de beneficiários é o primeiro passo na operacionalização da Central de Beneficiários CIP e visa realizar a inclusão inicial dos beneficiários de boletos de cobrança ativos na instituição, independentemente dos títulos terem sido emitidos pela própria instituição ou por uma instituição terceira correspondente. 

Produto:

NPC, Central de Beneficiários

Versões:

 

Ocorrência:

 

Ambiente:

 

Passo a passo:

1.Acessar a transação de Carga Inicial de Beneficiários no menu principal:

2.Proceder conforme orientações desta página.

Observações:

 

Após a configuração inicial da aplicação é necessário enviar para a CIP uma carga inicial dos Beneficiários existentes. Para tanto, a transação de carga captura todos os clientes que possuam títulos abertos em DESCONTO, COBRANÇA, CAUÇÃO ou COBRANÇA VINCULADA da base de dados dos sistemas TOTVS Credimaster e Cobrança e Desconto, e posteriormente gera o arquivo ADDA500 para carga de beneficiários e convênios de cobrança na base centralizada da CIP.

ATENÇÃO: A carga inicial de beneficiários poderá ser realizada de uma vez só, pois a princípio a CIP não prevê a carga parcial em ondas, ou qualquer tipo de particionamento óbvio, salvo para as instituições de grande porte, onde existe a possibilidade de que o volume de beneficiários seja tão grande a ponto de requerer a repartição da carga em diversos arquivos.

O primeiro passo para comandar a carga inicial de beneficiários é acessar a transação de carga inicial e clicar no botão Pesquisar, quando deverá ser exibida uma tela como aquela exibida abaixo:

Selecionar a única linha retornada na consulta, o que a deixará com fundo amarelo. Cabe salientar, a linha selecionada deve apresentar o Status , o que indica que o sistema aguarda a realização da carga inicial de beneficiários. 

I. Para iniciar a carga inicial, clicar na função Executar : A aplicação, buscará os Beneficiários (Cedentes) de boletos cadastrados no módulo de Credimaster e Cobrança e Desconto e gerará o arquivo para envio à CIP na pasta configurada (ver configurações). Se não ocorrer alguma falha e o arquivo ADDA500 for efetivamente gerado, a carga, então, assumirá o Status .

O arquivo gerado na pasta configurada para envio via Connect:Direct terá o nome de ADDA500_nnnnnnnn_aaaammdd_001, onde:

  • ADDA500 é a constante que identifica o arquivo de carga;
  • nnnnnnnn é o número do ISPB (CNPJ base, ou seja, os 8 primeiros dígitos do CNPJ da IF);
  • aaaammdd é a data de geração do arquivo (ou seja, a data corrente), no formato aaaa = Ano, mm = Mês e dd = Dia;
  • 001 é o número de sequencia do arquivo. É claro, em se tratando da primeira carga, este número será 001.

Nota-se, além da mudança de Status, mais dados serão exibidos em tela, conforme o exemplo abaixo:

II. Após o efetivo envio do arquivo para a CIP, a aplicação aguardará o retorno do arquivo de Protocolo (arquivo PRO, de confirmação de recebimento de arquivo não rejeitado). Ao receber este arquivo de protocolo, a aplicação informará a data e hora do recebimento deste, bem como indicará que o arquivo foi previamente aceito, conforme indicado abaixo:

Por outro lado, o arquivo enviado poderá ser completamente rejeitado, quando a CIP retornará um arquivo de Erro (arquivo ERR):

No cenário acima, para visualizar a descrição do erro que rejeitou o arquivo é necessário marcar a linha e pressionar a função Consultar  da barra de funções. A aplicação exibirá a tela com a descrição do erro conforme abaixo:

III. Uma vez recebido o arquivo de Protocolo, o próximo passo é aguardar o recebimento do arquivo de Retorno (ADDA500RET), onde poderão ser sinalizadas rejeições semânticas, aplicáveis a alguns registros da carga e a outros não, ou todos os registros da carga poderão ser rejeitados ou todos os registros poderão ser aceitos ("caminho feliz"). Abaixo, um exemplo de retorno com rejeição semântica parcial:

No cenário acima, para verificar os Beneficiários que foram rejeitados é necessário marcar a linha e pressionar a função Listar Logs  na barra de funções.

Cabe salientar, a carga inicial será utilizada apenas uma vez e, depois disso, as novas inclusões de beneficiários e convênios, alterações e exclusões dos mesmos serão realizadas manualmente através das transações de manutenção de beneficiários, disponibilizadas no próprio módulo Central de Beneficiários. De fato, esta solução não contempla interfaces automáticas com outros sistemas para a geração de eventos de manutenção de beneficiários.

OBSERVAÇÃO: a solução de crédito Credimaster e Cobrança e Desconto da linha Core Banking não dispõe de transação específica para o cadastro de beneficiários, portanto o cadastro equivalente disponibilizado no módulo Central de Beneficiários supre esta necessidade.