O TOTVS Fluig Plataforma possui integração nativa com o TOTVS Identity, no entanto, essas configurações possuem algumas especificidades que detalharemos nessa documentação.
01. Acionar o menu Aplicativos.
02. Localizar o aplicativo Fluig na lista.
03. Acionar o aplicativo e obter o applicationId.
04. O aplicativo Fluig de escolha deve possuir o applicationId 42.
05. Realizar a Integração da plataforma com o Identity.
01. Acionar o menu Aplicativos.
02. Localizar o aplicativo Fluig na lista.
03. Acionar o aplicativo e obter o applicationId.
04. O aplicativo Fluig de escolha deve possuir o applicationId 42.
04. Acionar a opção Clonar para criar um novo aplicativo com as mesmas propriedades do atual.
05. Habilitar o Modo de Provisionamento Fluig.
Não se deve habilitar o modo de provisionamento no aplicativo Fluig com applicationId 42, pois trata-se da integração nativa com o Identity. Para ativar o modo de provisionamento, é necessário clonar o aplicativo, obrigatoriamente. Descumprir essa recomendação ocasionará erros na integração. |
01. Contexto: É o cadastro da empresa dentro do Identity, como se fosse a abertura de uma conta. Por padrão, são criados dois contextos: produção (*.fluigidentity.com) e homologação (*.customerfi.com), ambos com o mesmo Administrador Corporativo. Não é necessário nenhuma configuração extra para que o usuário acesse os contextos, basta apenas aceitar o convite enviado por e-mail e definir a senha de login. O Administrador Corporativo consegue cadastrar diversos sistemas através dos protocolos de autenticação de mercado (Thick, Plugin, SAML e Executável SAML). Esses sistemas serão os Aplicativos dentro do Identity, por exemplo, Fluig, RM, Protheus, Datasul, Jira, etc. 02. Empresa (ou tenant): A criação da empresa é realizada no Fluig utilizando o usuário wcmadmin. Nesse caso, a configuração da empresa é fundamental, pois definirá as principais características na plataforma, tais como seu administrador, volume, etc. É possível adicionar mais de uma empresa em uma mesma instalação do Fluig. Cada empresa será identificada com um código (ou tenant), escolhido pelo próprio administrador. |
01. Para fins didáticos, vamos considerar que a empresa EXEMPLAR S. A. possui dois contextos criados no Identity (produção e homologação). As URLs de acesso são:
02. No Identity, é permitido adicionar quantos aplicativos Fluig houver necessidade, tanto em produção (exemplar.fluigidentity.com), como em homologação (exemplar.customerfi.com). Entretanto, cada contexto do Identity suporta a integração com apenas uma empresa (ou tenant) do Fluig.
03. Ainda utilizando um exemplo hipotético, a empresa EXEMPLAR S. A. possui duas instalações do Fluig. Sua equipe interna definiu uma instalação como ambiente de produção, e a outra, como ambiente de homologação. As URLs de acesso e seus respectivos IPs são:
04. O Fluig Produção possui três empresas cadastradas com os códigos (ou tenants) 1, 2 e 3. Na prática, trata-se de uma única instalação Fluig, com 3 empresas e 3 códigos distintos:
05. Já o Fluig Homologação possui duas empresas cadastradas com os códigos (ou tenants) A e B. Na prática, trata-se de uma única instalação Fluig, com 2 empresas e 2 códigos distintos:
01. Integração Produção (TO) Produção:
Nesse cenário, realiza-se a integração do Fluig Produção (https://exemplar-prod.fluig.com) com o contexto de Produção (exemplar.fluigidentity.com).
Para cada contexto do Identity é suportada a integração com apenas uma empresa do Fluig. Sendo assim, o administrador deverá escolher em qual empresa (1, 2 ou 3) do Fluig Produção a integração será habilitada. |
02. Integração Homologação (TO) Homologação:
Nesse cenário, realiza-se a integração do Fluig Homologação (https://exemplar-homol.fluig.com) com o contexto de Homologação (exemplar.customerfi.com).
Para cada contexto do Identity é suportada a integração com apenas uma empresa do Fluig. Sendo assim, o administrador deverá escolher em qual empresa (A ou B) do Fluig Homologação a integração será habilitada. |
03. Integração (Produção AND Homologação) (TO) Tenants-Produção:
Nesse cenário, as empresas 1 e 3 do Fluig Produção são integradas, respectivamente, aos contextos de Produção (exemplar.fluigidentity.com) e Homologação (exemplar.customerfi.com). Na prática:
04. Integração (Produção AND Homologação) (TO) Tenants-Homologação:
Nesse cenário, as empresas A e B do Fluig Homologação são integradas, respectivamente, aos contextos de Produção (exemplar.fluigidentity.com) e Homologação (exemplar.customerfi.com). Na prática:
05. Integração Homologação (TO) (Tenant-Produção AND Tenant-Homologação):
Nesse cenário, a empresa 2 do Fluig Produção e a empresa A do Fluig Homologação são integradas ao contexto de Homologação (exemplar.customerfi.com). Na prática:
É um cenário possível por se tratar de duas instalações Fluig alocadas em servidores diferentes, com IPs distintos (100.11.0.1 e 200.22.0.2) e utilizando o mesmo contexto no Identity.
06. Integração Produção (TO) (Tenant-Produção AND Tenant-Homologação):
Nesse cenário, a empresa 3 do Fluig Produção e a empresa B do Fluig Homologação são integradas ao contexto de Produção (exemplar.fluigidentity.com). Na prática:
É um cenário possível por se tratar de duas instalações Fluig alocadas em servidores diferentes, com IPs distintos (100.11.0.1 e 200.22.0.2) e utilizando o mesmo contexto no Identity.