Índice

Objetivo

Esta rotina tem a finalidade de precificar os serviços que devem ser executados para um ou mais clientes. Entende-se como serviços: Prestação de serviços que envolvam a alocação de pessoal (recursos humanos), envio de materiais de consumo ou materiais de implantação e serviços de locação de equipamentos. É importante notar que, por se tratar de um orçamento, o simples ato da inclusão não gera vínculos com tomador do serviço, isso significa que a inclusão não gera movimentações de estoque, títulos no financeiro, etc... Para efetivar estes vínculos, é necessário gerar o contrato do orçamento de serviços.

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 


Principais Campos 

CampoDescriçãoUtilização
TFJ_CODENTCódigo da Entidade

Este campo é aberto para edição caso a manipulação do orçamento ocorra através da rotina Orçamento Simplificado (TECA745), com o parâmetro MV_ORCSIMP ativado. Caso a inclusão ocorra através da rotina Oportunidade de Venda, o campo é travado para edição e é preenchido automaticamente com o mesmo Cliente (AD1_CODCLI) ou Prospect (AD1_PROSPE) da Oportunidade de Venda. Na inclusão do Orçamento Simplificado, este campo sempre representará o código do Cliente (SA1). Na Vistoria Técnica (TECA270), este campo espelha-se ao campo Código da Entidade da vistoria (AAT_CODENT).

Principais Integrações:

Geração do Contrato (TECA850): Ao gerar o contrato, na opção de Seleção da Base de Atendimento, o sistema apresentará apenas as bases de atendimento cujo código do cliente (AA3_CODCLI) seja igual ao código da entidade (AA3_CODCLI = TFJ_CODENT). Ao utilizar a opção "Sugestão", para incluir automaticamente uma base de atendimento, o código do cliente da base será o mesmo da entidade do orçamento. No contrato, este campo cria uma linha na tabela Fornec./Clientes X Contratos (CNC), preenchendo o campo Código do Cliente (CNC_CLIENT) com o mesmo valor preenchido na entidade do orçamento (CNC_CLIENT = TFJ_CODENT).

Central do Cliente (TECC070): Se o Gestão de Serviços estiver na versão 12.1.23 ou superior, o sistema considera os Orçamentos Simplificados na central do cliente através do campo TFJ_CODENT, conforme preenchido no primeiro parâmetro (SX1) ao acessar a Central do Cliente (TFJ_CODENT = MV_PAR01).

Geração dos Memorandos: Se o Gestão de Serviços estiver na versão 12.1.23 ou superior, o sistema considera a informação preenchida no campo TFJ_CODENT para gerar os memorandos para os Orçamentos Simplificados.

Alocação Automática (TECA580B): Ao acessar a rotina Alocação Automática, dentro do Gestão de Escalas, o sistema apresentará uma tela para preencher os filtros de busca (SX1). Os filtros Cliente de/Cliente até referem-se ao campo TFJ_CODENT.

TFJ_LOJALoja da EntidadeFaz parte da chave da entidade, logo, possui as mesmas utilizações do campo TFJ_CODENT.
TFJ_CODPGCondição de Pagamento

Campo aberto para edição, relaciona-se com a tabela SE4  - Condição de Pagamento (MATA360)

Principais Integrações:

Separação (TECA820): O campo Condição de Pagamento do Orçamento de Serviços é utilizado para gerar o Pedido de Venda no ato da Separação (C5_CONDPAG = TFJ_CODPG)

Geração do Contrato (TECA850): Utilizado para preencher o campo CN9_CONDPG (CN9_CONDPG = TFJ_CODPG)

Apurar fora do Contrato (TECA930): Utilizado para preencher a condição de pagamento do Pedido de Venda gerado.

TFJ_AGRUPAgrupa Faturamento

De acordo com o Help do campo: "Informar se o contrato será agrupado.
Sim – O cliente de faturamento será o mesmo do campo ‘Código’ do Local de Atendimento
Não – O cliente de faturamento será o mesmo do campo ‘Cli.Fat’ do Local de Atendimento"

No cadastro de Locais de Atendimento (tabela ABS, programa TECA160) existe o campo ABS_CODIGO e o campo ABS_CLIFAT. O campo ABS_CODIGO indica o código do cliente ao qual o Local de Atendimento pertence. Ao gerar o contrato, o sistema criará uma Planilha (CNA) para cada Local de Atendimento do orçamento de serviços, os campos Cliente e Loja Cliente (CNA_CLIENTCNA_LOJACL) são preenchidos pelo Código e Loja do Local de Atendimento (ABS_CODIGO = CNA_CLIENT e CNA_LOJACL = ABS_LOJA), porém, se o campo Agrupa Faturamento (TFJ_AGRUP) estiver preenchido como "2 - Não", o sistema considerá o valor dos campos ABS_CLIFAT ABS_LJFAT para preencher os dados da Planilha (CNA) do contrato (ABS_CLIFAT = CNA_CLIENT e CNA_LOJACL = ABS_LJFAT)

TFJ_GRPRHItem Agrupador para Recursos Humanos

Os itens agrupadores (TFJ_GRPRH, TFJ_GRPMI, TFJ_GRPMC, TFJ_GRPLE) são exibidos apenas no Orçamento de serviços agrupado (MV_GSDSGCN = 2). Todos estes campos são relacionados com o cadastro de Produtos (SB1 - MATA010). Todos são aberto para edição até o a geração do contrato (TECA850), após a geração do contrato, estes campos ficam travados para edição na revisão do contrato.

O campo Item Agrupador para Recursos Humanos (TFJ_GRPRH) relaciona-se com o campo Produto (CNB_PRODUT) do Item da Planilha do Contrato (CNB) (CNB_PRODUT = TFJ_GRPRH). No momento da geração do contrato (TECA850), com orçamento de serviços agrupado (MV_GSDSGCN = 2), o sistema agrupa todos os itens de Recursos Humanos (TFF) em um registro no Item da Planilha do Contrato (CNB). Este único registro na CNB possuirá o mesmo valor total que a soma de todos os itens de RH daquele orçamento e quantidade um (1), por Local de Atendimento (TFL). O exemplo abaixo demonstra a utilização deste campo:

Exemplo 1: Em um orçamento com dois Locais de Atendimento (duas linhas na TFL), cada um dos locais de atendimento possui dois itens de recursos humanos (TFF). Em cada um dos quatro itens de recursos humanos, o campo Quantidade (TFF_QTDVEN) está preenchido com o valor dez (10) e o campo Preço Unitário (TFF_PRCVEN) está preenchido com o valor dois (2). Isso significa que o total do Orçamento de Serviços é R$ 80,00. Ao gerar o contrato, se o campo TFJ_GRPRH estiver preenchido, o sistema criará duas Planilhas (duas linhas na CNA) - uma para cada Local de Atendimento (TFL) - e, em cada uma das Planilhas, apenas 1 (um) item (CNB). Este item possuirá o mesmo código informado no agrupador, o valor total dele será de R$ 40,00 - com o campo Quantidade (CNB_QUANT) preenchido com valor um (1) e o campo Valor Unitário (CNB_VLUNIT) preenchido com o valor 40.

Caso dois ou mais agrupadores possuírem o mesmo código no orçamento de serviços, estes também são agrupados em apenas uma linha de item da planilha do contrato. Isso significa se o campo TFJ_GRPRH e o campo TFJ_GRPMI possuírem o mesmo valor, e o orçamento possuir Materiais de Implantação e Recursos Humanos em um mesmo Local de Atendimento, todos estes itens são agrupados em apenas um na CNB. Assim, em um Orçamento de serviços agrupado (MV_GSDSGCN = 2), o máximo de itens que uma planilha possuirá é quatro (se todos os itens agrupadores forem diferentes e o orçamento possuir todos os tipos de item em um mesmo local de atendimento).

TFJ_GRPMIItem Agrupador para Material de ImplantaçãoMesmas funcionalidades do campo TFJ_GRPRH, porém para Materiais de Implantação (TFG).
TFJ_GRPMCItem Agrupador para Material de ConsumoMesmas funcionalidades do campo TFJ_GRPRH, porém para Materiais de Implantação (TFH).
TFJ_GRPLEItem Agrupador para Locação de EquipamentosMesmas funcionalidades do campo TFJ_GRPRH, porém para Locação de Equipamentos (TFI).
TFJ_TESTES do Item Agrupador para Recursos Humanos

Assim como os itens agrupadores, as TES dos itens agrupadores são exibidos apenas no Orçamento de serviços agrupado (MV_GSDSGCN = 2). Todos estes campos são relacionados com o cadastro de TES (SF4 - MATA080). Todos são aberto para edição até o a geração do contrato (TECA850), após a geração do contrato, estes campos ficam travados para edição na revisão do contrato. O sistema permite cadastrar apenas TES de Saída (código maior que 500).

O campo TFJ_TES está relacionado com o campo CNB_TS. Ao gerar o contrato com item agrupador, a TES no Item da Planilha (CNB) será preenchida com o mesmo valor informado na TES agrupadora do Orçamento de Serviços, para o tipo de item correspondente. Assim, os itens agrupados pelo campo TFJ_GRPMI possuem a mesma TES informada no campo TFJ_TESMI, os itens agrupados pelo campo TFJ_GRPMC possuem a mesma TES informada no campo TFJ_TESMC e assim por diante.

TFJ_TESMITES do Item Agrupador para Material de ImplantaçãoMesmas funcionalidades do campo TFJ_TES, porém para Materiais de Implantação (TFG).
TFJ_TESMCTES do Item Agrupador para Material de ConsumoMesmas funcionalidades do campo TFJ_TES, porém para Materiais de Implantação (TFH).
TFJ_TESLETES do Item Agrupador para Locação de EquipamentosMesmas funcionalidades do campo TFJ_TES, porém para Locação de Equipamentos (TFI).
TFJ_TPFRETTipo Frete

Indica o tipo do frete para o orçamento de serviços, 1=CIF e 2=FOB. Este campo pode ser alterado a qualquer momento até a geração do contrato. Depois que o contrato estiver gerado, não é possível modificar o valor deste campo utilizando a rotina de Revisão dos Contratos.

Principais Integrações:

Separação (TECA820): O campo Tipo Frete do Orçamento de Serviços é utilizado para gerar o Pedido de Venda no ato da Separação (C5_TPFRETE = TFJ_TPFRET)

Apuração/Medição (TECA930/CNTA121): O campo Tipo Frete do Orçamento de Serviços é utilizado para gerar o Pedido de Venda na Apuração (C5_TPFRETE = TFJ_TPFRET)

Substituição (TECA801): O campo Tipo Frete do Orçamento de Serviços é utilizado para gerar o Pedido de Venda no ato da Substituição (C5_TPFRETE = TFJ_TPFRET)

TFJ_CLIPEDCliente do Pedido de Remessa

De acordo com o Help do campo: "Informar qual o cliente que será utilizado na geração do pedido de remessa, dentre as opções:
1 – Orçamento de Serviços, utiliza o cliente e loja do orçamento de serviços
2 - Local de Atendimento, utiliza o cliente e loja do local de atendimento."

Durante a Separação (TECA820) o sistema pode gerar um Pedido de Venda de Remessa para o cliente que receberá o equipamento (controlado pelo campo AA3_EXIGNF do equipamento separado). Caso o campo TFJ_CLIPED esteja preenchido como 1-Orçamento de Serviços ou em branco, o pedido de venda será emitido para o cliente informado no campo TFJ_CODENT, caso o valor do campo seja 2-Local de Atendimento, o pedido de venda será gerado para o cliente do Local de Atendimento (ABS_CODIGO). Este campo influência apenas o processo de separação de equipamentos.

TFJ_ANTECIFaturamento Antecipado

De acordo com o Help do campo: "Determina se o orçamento de serviços poderá ser utilizado no processo de faturamento antecipado."

Este campo controla a utilização das funcionalidades de Faturamento Antecipado (TECA934) - Acesse a documentação Faturamento Antecipado - TECA934 - Gestão de Serviços - P12 para mais detalhes sobre a funcionalidade.

TFJ_CNTRECContrato Recorrente

Indica se o orçamento é recorrente, "1-Sim" indica que sim e "2-Não" ou em branco indica que não. Ao marcar um orçamento como "Recorrente", o valor total do orçamento indica o valor mensal que será cobrado. O campo também define que o orçamento não tem uma data de término, assim, todos os campos "Data Final" de todas as grids assumem o valor  . O contrato de um orçamento recorrente não possui cronograma financeiro (CNF) e durante a geração do contrato (TECA850) é necessário informar a Quantidade de Recorrências.

TFJ_RGMCXUtiliza Regime de CaixaDefine a utilização da funcionalidade Regime de Caixa - TECA935 - Gestão de Serviços - P12 
CampoDescriçãoUtilização
TFL_LOCALLocal de AtendimentoCódigo do Local de Atendimento. Este campo está relacionado com o cadastro de Locais de Atendimento (TECA160) (TFL_LOCAL = ABS_LOCAL). Cada local de atendimento no orçamento representará uma Planilha (CNA) no contrato. Todos os Locais de Atendimento do orçamento de serviço devem possuir algum valor de cobrança (TFL_TOTRH + TFL_TOTMI + TFL_TOTMC + TFL_TOTLE > 0), não é possível incluir um Local de Atendimento com valor zerado.
TFL_PLANNúmero da PlanilhaEste campo não é visível no orçamento de serviços e só é preenchido na geração do contrato (TECA850) ou revisão do contrato (TECA870). Este campo recebe a mesma informação do campo Número da Planilha (CNA_NUMERO=TFL_PLAN)
TFL_PEDTITNota Fiscal ou TituloUtilizado para preencher o campo "Nota Fiscal ou Título" do item da planilha do contrato (CNB_PEDTIT = TFL_PEDTIT). De acordo com o Help no GCT: "Se nota fiscal, ao encerrar a medição resultará em um pedido de compra/venda. Se título, resultará em um título a pagar/receber."
CampoDescriçãoUtilização
TFF_PRODUTCódigo do ProdutoCódigo do Produto (SB1). Apenas produtos marcados como "Recursos Humanos" no campo "Tipo Insumo" (B5_TPISERV) são elegíveis (Cadastro de Produtos - MATA010 / Complemento de Produtos - MATA180). O valor deste campo não pode ser alterado durante a Revisão do Contrato (TECA870). O campo TFF_PRODUT relaciona-se com o campo "Produto" da tabela Configuração de Alocação de Recursos (TFF_PRODUT = ABQ_PRODUT).
TFF_QTDVENQuantidade

Quantidade de venda. Este campo não é necessariamente a quantidade de atendentes que são enviados para o local de atendimento para este item de RH.

Para mais informações, acesse Gestão de Escalas - TECA580B - Gestão de Serviços - P12

TFF_PERINIPeríodo Inicial da AlocaçãoDefine a data mínima para envio de atendentes para este item de RH neste Local de Atendimento.
TFF_PERFIMPeríodo Final da AlocaçãoDefine a data máxima para envio de atendentes para este item de RH neste Local de Atendimento.
TFF_HORAINHora InicialCampo informativo, não modifica o horário de alocação dos atendentes. Campo utilizado para impressão de proposta comercial, relatórios, etc...
TFF_HORAFIHora FinalCampo informativo, não modifica o horário de alocação dos atendentes. Campo utilizado para impressão de proposta comercial, relatórios, etc...
TFF_FUNCAOCódigo da Função

Código da Função (SRJ - programa: GPEA030). Função relacionada para este item de RH, esta função não impede a alocação de atendentes de outras funções neste item, mas durante a Seleção de Atendentes, o sistema filtrará os atendentes dessa mesma função. No cadastro de Grupo de Acesso / Perfil (Grupo de Acesso / Perfil - TECA680 - Gestão de Serviços - P12), o item 010 define se há permissão para editar o filtro de alocação de Função.

Campo obrigatório para a inclusão de item de RH.

TFF_TURNOCódigo do Turno

Código do Turno (SR6 - programa: GPEA080). Assim como o código da função (TFF_FUNCAO), este campo filtra os atendentes no momento da Seleção dos Atendentes. Alterando o item 013 do cadastro de Grupo de Acesso / Perfil (Grupo de Acesso / Perfil - TECA680 - Gestão de Serviços - P12) é possível remover esse filtro. É possível alocar atendentes com turnos diferentes do definido neste campo utilizando o Gestão de Escalas (Gestão de Escalas - TECA580B - Gestão de Serviços - P12). 

Campo obrigatório para a inclusão de item de RH.