¿Habla Español? Haga clic aquí para ver el Release Notes en Español.

Do you speak English? Click here to view the Release Notes in English.


Confira abaixo as novidades na atualização 1.6.3 do fluig:


Portal

Tema Snowflake: Uma nova cara para todo o fluig!

Agora você terá a oportunidade de deixar sua plataforma ainda mais bonita e fluída com o tema Snowflake. Através de um design inovador do topo e menu lateral com páginas estruturadas em níveis, os recursos ficaram ainda mais acessíveis e seu portal mais moderno do que nunca.


E para deixar o tema com a cara do seu negócio, o Snowflake permite a personalização do logo da empresa, imagem do favicon e a cor da marca. Ainda prefere o tema clássico do fluig? Sem problemas! É possível restaurar a plataforma para o design antigo com apenas um clique.

Veja aqui como ativar o tema Snowflake na sua empresa e confira o Help fluig para conhecer todas as opções de personalização dos temas.


Instalação de itens adquiridos na fluig Store com apenas um clique!

A partir de agora você conta com uma forma mais prática para instalar determinados componentes da fluig Store em seu ambiente, diretamente pela plataforma, através da nova página Itens da Store. Basta obter o item desejado pela fluig Store, aplicar a licença e acessar a página Itens da Store para instalar o produto adquirido com um clique.

Nesta primeira fase, uma seleção especial de ofertas estarão disponíveis em Itens da Store, mas fique ligado, pois nossa loja não para de crescer e futuramente mais produtos serão oferecidos neste modelo.

BPM

O Approval chegou!

Além de um novo tema para o seu fluig, a atualização Snowflake traz o aplicativo Approval para dar leveza ao processo de decisão. O Approval será o companheiro nos processos dos executivos das empresas que utilizam a plataforma fluig, fazendo que os processos mais complexos possam ser vistos da forma mais simples e ágil. A magia do Approval está no resumo das informações, que aliada ao poderoso motor de processos do fluig permite que telas super complexas do ERP possam ser simplificadas para uma fácil analise.
Ele é perfeito para controlar suas atividades de processos e aprovações das solicitações de onde estiver. Venha conferir o aplicativo repleto de facilidades que chegaram para auxiliar no seu dia a dia de uma forma completa.

O Approval encontra-se disponível para download nas plataformas Android e IOS.

A edição de formulários no Approval não é permitida. Caso alguma atividade obrigue o preenchimento de dados no formulário, precisará ser remodelada para que seja possível utilizar no aplicativo.

O aplicativo também é compatível com o fluig 1.6.2 EP9.

E lembre-se!
Para melhor uso do aplicativo, serão necessárias algumas configurações simples em seus processos para tomar vantagem da aprovação simplificada. Saiba tudo sobre o Approval em nossa página especial.



Conheça os novos monitores de processos

Se você é um gestor ou usuário administrador e precisa de um meio eficaz de controlar seus processos e tarefas em andamento, apresentamos os novos menus de Monitoramento de Processos e Monitoramento de tarefas.
Sua essência migrou do widget de processos e tarefas e veio parar diretamente no menu de processos, facilitando sua rotina de monitoramento dos processos. No menu de Processos, encontraremos os itens  de Monitoramento de Processos e Monitoramento de Tarefas que possibilitam controlar e configurar os dados de acordou com sua necessidade.Para um entendimento mais aprofundado das primeiras versões do controle de prazos de processos e tarefas, volte a nossa release 1.6.2 e verifique mais informações.
No item Monitoramento de Processos, é possível verificar todos os processos sob minha gerencia e obter informações do estado das solicitações (no prazo, em alerta ou atrasadas), das solicitações próximas ao vencimento, filtrar por processo e versão, gerar relatório da lista das solicitações. Mas a grande novidade fica por conta da aba Análise de carga, onde é possível verificar a quantidade de processos e poder mensurar os gargalos de cada solicitação, de forma mais completa e específica.
Ao conseguir mensurar os processos que necessitam de atenção especial, é hora de verificar as atividades de cada processo. Com isso, o item de Monitoramento de Tarefas nos traz todos os dados referente as tarefas sob minha gerencia. Permitindo visualizar o estados das atividades que se encontram em atraso ou no prazo e também as tarefas próximas ao vencimento e gerar relatório da lista do estado das atividades. Aqui também contamos com a Análise de carga que nos mostra um desenho do processo e um resumo para que seja possível identificar as atividades que necessitam maior desdobramento.
Trouxemos a organização e independência que você precisa para manter-se por dentro dos seus negócios! Venha conhecer!

É importante ressaltar que, para que as tarefas e processos estejam disponíveis para visualização nos monitores, eles precisam ser antecipadamente configurados. No caso das tarefas, é preciso configurar o prazo de conclusão e nos processos, é preciso configurar o prazo de expiração.
Mais detalhes de cada configuração necessária, podem ser conferidos nas documentações de Configuração do processo e Configurar atividades e fluxos.

Mais informações podem ser obtidas através da nossa documentação de usuário em Monitoramento de Processos e Monitoramento de Tarefas.

Caso necessite de informações referente às configurações do gráfico de processos e tarefas, acesse Configurar widget do Gráficos de processos e tarefas.



Possibilidade de exportação de solicitações

Deseja exportar os dados da listagem e não sabe como? Calma, porque agora isso é possível e vai trazer muito mais facilidade. Na listagem das solicitações ou processos, basta acionar o botão "Exportar" e aguardar que o arquivo seja gerado. O formato padrão de exportação é no formato Excel, porém caso necessite em outro formato, basta selecionar o tipo CSV. Simples e prático. Confira!

Mais informações podem ser obtidas através da nossa documentação de usuário em Monitoramento de Processos e Monitoramento de Tarefas.




Novidades no widget de processos e tarefas

Para quem tanto necessitava visualizar as tarefas com os status de finalizadas ou canceladas, além das Abertas que já era configurada como padrão, já pode comemorar, pois foi incluído no Widget de processos e tarefas o campo "Status", que permite incluir no gráfico as solicitações pelo status que desejar visualizar: Aberta, cancelada ou finalizada. No gráfico, ao clicar sobre a fatia que deseja ver as solicitações, a listagem trará as solicitações definidas por cor, conforme a legenda irá indicar. Intuitivo e fácil como você precisa! Venha conferir!

Mais informações referente as demais configurações do widget podem ser acessadas através da nossa documentação de usuário na página Configurar widget Gráfico de processos e tarefas.



Novo widget para filtros de gráficos

Você pensou, nós fizemos! O novo widget de Filtro para gráficos de processos e tarefas permite que sejam filtrados de forma global seus gráficos de processos e tarefas, podendo ainda filtrar pos processos e suas versões. A mensagem configurada no campo  "mensagem filtro global" deve estar igualmente definida neste mesmo campo no gráfico que receberá o filtro, para que seu  funcionamento aconteça da forma correta.
Esse widget será aplicado para todos os gráficos que estejam configurados com o recebimento da mensagem. Confira!

Mais informações referente a configuração do widget, acesse nossa documentação de usuário na página Configurar widget Filtro para gráficos de processos e tarefas.



Novo layout da tela Converter solicitações

Cansado de layouts fora do padrão ou antigos? Pois agora isso não será mais problema. A tela de Converter Solicitações sofreu algumas mudanças de layout e agora enquadra-se dentro do padrão Style Guide do fluig. Seu novo layout está muito mais intuitivo e simplificado, facilitando assim, na hora de converter sua solicitação. Os campos virão pré mapeados em casos onde não tenham sido alterados.
Na tela ainda consta o informativo que contém o link para a FAQ que irá sanar suas dúvidas sobre como minimizar a necessidade de conversão. Além também, de um breve informativo sobre os efeitos da conversão no formulário. 

Mais informações podem ser acessadas através da nossa documentação de Converter Solicitações.



Novos campos nos detalhes da solicitação

Se você possui um formulário atrelado a solicitação, ficou agora muito mais fácil de visualizar detalhes da versão na tela de Detalhes da solicitação, a partir do novo campo "Formulário". Através dele é possível acompanhar a versão em que o formulário se encontra.
E tem mais, os campos Processo e Tarefa passaram a contar com o botão “Mostrar mais”, que permite ao usuário ler toda a descrição sempre que precisar. Permitindo assim que o texto completo esteja minimizado e disponível sempre que for acessado. Otimizando sua experiência com mais informações e menos cliques. Confira!

Mais informações podem ser acessadas através das nossas documentações de Visualizar detalhes da solicitação e Minhas solicitações.



Nova configuração de recebimento de notificações

Receber notificações de tarefas atrasadas ou tarefas expiradas, fora do seu expediente de trabalho é coisa do passado.  A partir de agora, é possível configurar e definir no próprio Agendador de tarefas, se você prefere ou não receber as notificações somente no período de expediente para as opções de Tarefas atrasadas e Expiração de tarefas. Ao selecionar a nova opção “Notificar somente dentro do expediente”, é configurado o recebimento das notificações somente em horário de trabalho, não tendo assim que receber inúmeros e-mails enquanto está fora do expediente.
Por exemplo, se seu horário de expediente é das 08:00 as 18:00 de segunda a sexta, significa que apenas durante este horário é que você poderá receber as notificações. 

Caso deseje manter o comportamento padrão do sistema de enviar e-mails a qualquer horário, basta não marcar esta opção.

Mais informações podem ser acessadas através das nossas documentações do help online em Agendador de tarefas e Expediente.



Um novo parâmetro para validação de transferência de tarefas

Não consegue transferir suas pendencias de workflow por causa dos mecanismos customizados? O novo parametro WKIsTransfer permite saber quando se trata de uma movimentação normal ou uma transferencia de pendencias. Ele verifica se o usuário esta transferindo uma tarefa, possibilitando uma melhor customização e melhor gerenciamento do seu processo.

Mais informações podem ser acessadas através das nossas documentações técnicas de Parâmetros e Mecanismo de atribuição personalizado.

  • Exemplo para bloquear o usuário de transferir uma atividade:


function beforeTaskCreate(colleagueId) {
	var isTransfer = getValue("WKIsTransfer");

	if (isTransfer !== null) {
		if (JSON.parse(isTransfer)) {
			throw "Não é permitido transferir a atividade!";
		}
	}
}
  • Exemplo para trocar o usuário responsável em um mecanismo customizado:


function resolve(process, colleague) {
	var userList = new java.util.ArrayList();
	var isTransfer = getValue("WKIsTransfer");

	if (isTransfer !== null) {
		if (JSON.parse(isTransfer)) {
			userList.add("gestor");
		} else {
			userList.add("user");
		}
	} else {
		userList.add("gestor");
		userList.add("user");
	}

	return userList;
}


Identity

Segurança multifator com o aplicativo safe id

Quer mais segurança ao acessar suas contas e aplicações web? A autenticação multifator do aplicativo safe id oferece uma camada adicional de proteção através de um token disponível no seu celular.

Para incluir uma conta no safe id, basta escanear o código (QR code) fornecido pelo serviço de sua preferência e pronto! Um token de autenticação será automaticamente gerado pelo aplicativo e impedirá acesso a sua conta por agentes maliciosos, que mesmo que possuam seu login e a senha, não terão acesso ao código gerado pelo safe id.

E mais, o seu aparelho não precisa estar conectado à internet para adicionar novas contas ou para consultar os tokens já cadastrados

Baixe o safe id hoje mesmo na App Store ou na Play Store.

Para mais informações sobre a instalação e utilização do aplicativo safe id, clique aqui. E confira também o Release Notes completo do fluig Identity! (smile)


Integração

Uma nova cara para o recurso de Serviços 

O recurso de Serviços veio repaginado e com opções muito mais precisas de criação e manuseio. Além dos tipos de serviços SOAP e Rest, o novo tipo de serviço JDBC permite que consultas SQL sejam enviadas para qualquer um dos 3 tipos de banco de dados relacionais. Utiliza-se o JDBC quando o sistema não possui API de SOAP ou Rest para disponibilizar os dados.
Para acessar os Serviços, siga agora para o Painel de controle - aba Gerais.

Confira detalhes de como cadastrar cada um dos tipos de serviços disponíveis na nossa página de Help de usuário em Serviços.
E para detalhes técnicos, confira nossa documentação técnica de Autorização para client de Serviços REST.

O cadastro de serviço através do fluig Studio suporta apenas serviços do tipo SOAP. Para outros serviços, utilize o painel de controle.




Novidade no cadastro de Dataset com serviços JDBC

Além da criação automatica de Datasets que consomem serviços do tipo SOAP, temos agora a criação automatizada de Datasets com serviços do tipo JDBC, que permite que consultas SQL sejam enviadas para qualquer um dos bancos de dados suportados pelo fluig, sejam eles MySQL, SQLServer ou Oracle. Desta forma não é mais necessário desenvolver datasets customizados para integração via SOAP e JDBC, facilitando ainda mais a integração com banco de dados e serviços externos.
Venha conferir no vídeo abaixo um exemplo de criação e aplicação em formulário de um Dataset que consome um serviço JDBC.

Mais informações podem ser acessadas através das nossa documentação do help online em Datasets.



Arquitetura

Uma boa notícia para quem utiliza banco de dados MySQL!

Uma das novidades da atualização 1.6.3 é a possibilidade de utilizar o fluig com banco de dados MySQL 5.7. Esta versão do MySQL possui grandes novidades de performance e escalabilidade. Atualize o fluig e experimente!


<div style="font-family: arial;text-decoration:none;" onMouseOver="this.style.text-decoration=underline" class="div_fluig">Se você utiliza o banco de dados <strong>MySQL 5.5</strong>, <a target="_blank" href="https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/suporte-fluig-noticias?id=721">clique aqui</a> <strong>antes de realizar atualização na sua plataforma</strong>.</div>


Novas informações na tela de Usuários

Você pediu e nós atendemos! Agora a página de Usuários ficou mais interessante pois, permite o administrador da plataforma visualizar a quantidade de usuários ativos e bloqueados sem nenhum esforço. Confira!


fluig Snowflake traz mais leveza em sua infraestrutura fluig!

Let it go! Liberte-se de ferramentas como MemCached ou Redis que sairam para não mais voltar!

Agora o controle e sincronização do cache do fluig é realizado através do banco de dados que, além de já ter uma conexão direta com o fluig em casos de instalações simples, também é compartilhado entre todos os nós (cluster) em casos de balanceamento de carga e alta disponibilidade.

Se utiliza o serviço de cache auxiliar, você já pode liberar este recurso que não é mais necessário, trazendo assim mais economia em sua infraestrutura na plataforma fluig. E o melhor, você não precisa realizar nenhuma configuração para desativá-lo!

<div style="font-family: arial;text-decoration:none;" onMouseOver="this.style.text-decoration=underline" class="div_fluig">Veja a notícia completa <a target="_blank" href="https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/suporte-fluig-noticias?id=734">aqui</a>.</div>

Imagem do desenho lógico de alta disponibilidade executando em servidor cliente


LMS

Gestão de matrículas mais prática do que nunca

Lembra quantos recursos diferentes você precisava acessar para gerenciar as matrículas? Bom, nem precisa lembrar porque essa realidade mudou e você já pode começar a comemorar: juntamos todas as ações que podem ser efetuadas em matrículas em um único local! Agora basta um único clique e você tem tudo o que precisa à sua disposição. É muito mais facilidade para o seu dia a dia. Dê uma olhada!

Confira mais detalhes sobre as ações disponíveis para matrículas – tais como matricular, desmatricular, bloquear matrícula, aprovar solicitação de matrícula, dentre outras – em Matricular, Minhas pendências e Gestão de matriculados.

Quer saber mais sobre como liberar acesso a esses recursos? Confira em Recursos de aprendizado e avaliações.


Administração de contas mais bonita e intuitiva

Se você trabalha com contas para gerenciar o aprendizado de sua empresa, temos uma excelente novidade para você! Redesenhamos esse recurso para deixa-lo mais bonito, intuitivo, prático e com mais usabilidade, facilitando a administração de contas e suas tarefas cotidianas.

Quer saber mais detalhes sobre como funcionam as contas por Tipo e por Crédito? Acesse Contas e aumente seus conhecimentos.


Avaliações: agende, aplique e reconheça

Capacitar-se nunca é demais, não é mesmo? Pensando nisso, remodelamos o recurso Agendamento de avaliações para tornar mais fácil a aplicação delas na sua empresa. Está mais intuitivo e prático agendar avaliações para mensurar o conhecimento dos seus participantes em determinado assunto e dedicar a eles o reconhecimento merecido. Acesse e confira!


Uso de comunidade na turma agora é opcional

Sabe aquela sensação de ter opções e poder escolher o que realmente você quer ou não utilizar? Então, trouxemos essa sensação para o uso de comunidades em turmas! Agora você pode escolher se deseja ou não criar uma comunidade para a turma, assim como já era possível escolher para disciplinas. Bacana hein!

Todas as turmas existentes continuarão com sua comunidade depois que a atualização 1.6.3 for aplicada em seu ambiente. A partir de agora, se você desejar, pode desativar a comunidade para essas turmas.

A partir de agora ao criar uma nova turma, por padrão, ela não terá comunidade. Se você gosta de comunidade em turmas e quer continuar utilizando-a, precisa habilitar o uso sempre que uma nova turma for criada.


Turmas: copiar, salvar e pronto!

Você precisa criar turmas com poucas informações diferentes entre elas com muita frequência e o conceito de turma modelo não lhe atende? Não se preocupe, a gente facilita para você: é só criar uma cópia de uma turma já existente na disciplina e alterar apenas as informações necessárias. E para ficar ainda melhor, reformulamos o recurso de cópia de turmas para deixá-lo mais simples, mais fácil e com menos cliques.


Nova forma para obter o arquivo de um treinamento exportado

A partir de agora é possível obter o arquivo gerado ao exportar um treinamento a partir da URL existente na notificação recebida – na Central de Notificações ou por e-mail. Basta copia-la e abri-la no navegador para efetuar o download do arquivo.

Mais informações sobre o procedimento podem ser obtidas em Exportar treinamento.

A partir dessa atualização, o arquivo de exportação de um treinamento não será mais salvo na navegação de documentos. Sendo assim, o acesso a ele será somente pela URL recebida.


ECM

Connect 1.6.3.0 mais completo!

Quer mais agilidade na sincronização dos seus documentos? Melhoramos o desempenho do Connect para você!

A partir da atualização 1.6.3.0 do Connect você pode realizar a Sincronização Automática dos seus documentos sabendo a fase da sincronização por meio do Status e além disso, uma barra de progresso foi adicionada para mostrar o andamento da sincronização. E ai gostou da novidade? Atualize o fluig Connect hoje mesmo! (wink) 


Mais controle na exclusão de documentos, na navegação ou na lixeira!

A partir da atualização Snowflake do fluig foi disponibilizado seis novos eventos para que você possa personalizar a ação de exclusão de documentos na plataforma. Agora, você pode garantir que documentos importantes ou registros de formulários utilizados em apps ou processos não sejam excluídos acidentalmente.

Os eventos before/after são para:

Confira todos os eventos disponíveis na página Eventos de Documentos.


Lista Mestra: agora sem popup

Agora, ao gerar a Lista Mestra você não precisa mais se preocupar com janelas pop-up! A lista mestra é exibida na mesma janela que você está utilizando a navegação de documentos. Além disso, fizemos alguns ajustes no layout também, para que a impressão fique bacana. 


Faça publicação via drag'n drop de pastas e arquivos com a última versão do Firefox

Na última versão do Firefox - Firefox Quantum - uma das novidades é o suporte para drag'n drop de pastas. Com isso, já fizemos os ajustes necessários na Navegação de Documentos para você publicar pastas e todos os seus arquivos nesta nova versão do Firefox!


Correções

ECM



LMS


WCM


Social

Sua empresa utiliza o Messaging para a comunicação e colaboração entre os usuários? Fique atento a esta atualização!


Arquitetura


BPM


Resolvido conflito do style guide quando eram adicionados itens novos nas tabelas pai x filho