CONTEÚDO
01. VISÃO GERAL
Esta documentação tem como finalidade fornecer orientações sobre a funcionalidade Geração de Hashes do Produto Clock In.
02. O QUE É O HASH ?
Para viabilizar o reconhecimento facial, o processo gera conjuntos de dados de imagem denominados "hashes". Essencialmente, esses "hashes" representam codificações das características faciais de cada indivíduo.
03. COMO É HABILITADA A GERAÇÃO DE HASHES ?
A Geração dos Hashes é feita por um processo da Plataforma Carol, o processo chama-se “hash_db”, é executado através de agendamento. Para acessar, selecionar Carol Apps, e depois “TOTVS RH Clockin BackOffice”. Conforme print abaixo na Aba Process, temos o processo “hash_db”:
A Geração dos Hashes será concluída quando for demonstrado o status "Complete" na linha do Processo hash_db, conforme print abaixo:
04. COMO CONSULTAR OS HASHES GERADOS ?
Os hashes gerados são facilmente visualizados através do "Data Model Hashes". No Menu lateral esquerdo clica-se em "Data Model", para escolher a opção "Hashes". Segue abaixo um descritivo do que significa cada campo do "Data Model Hashes":
- Image Sequence: é a sequencia de imagem do Data Model Imagem
- Source: qual é a origem do Hash. Aqui podemos ter a origem Clockin que significa que o hash veio de uma marcação. Tmbém podemos ter "hr" que significa que o hash veio de uma foto cadastrada no Cadastro de Imagens
- Sequence: é a sequencia do hash gerada para o Person ID (CPF)
- Image Code: é o Image Code (Código da Imagem) do Data Model Imagem
- Code: é o campo usado para guardar o código do dispositivo que a pessoa efetua a marcação. Esta informação permite buscar os hashes por dispositivo num primeiro momento. Então para pessoas que batem sempre no mesmo dispositivo a busca será bem mais rápida.
- PersonId: é o CPF do Funcionário
- Grouping field: é a informação do funcionário relativa ao grupo usado como separador de imagem. Ex: se o separador de imagem é o campo "mdmgroupsectioncode" então o conteudo do campo Grouped Section Code do Funcionario será gerado nesse campo.
- Active: se o funcionário está ativo ou a data de desligamento do funcionário é futura então este campo fica como Active, Caso o funcionário seja desligado a informação será atualizado como inactive. Os registros inativos são utilizados para atualização no aplicativo quando o funcionário for desligado.
- Image Hash: são os códigos gerados referente aos pontos da face. São utilizados para o reconhecimento facial
- Name: nome do funcionário
- Connector: connector de origem do registros. Como foi gerado pelo processo de HASH_DB as informações são atualizadas por esse connector no Clockin.
- Created: data e hora que o registro foi criado no Data Model Hashes
- Last Updated: ultima atualização do registro
- Record Id: é o campo chave de identificação do registro
Abaixo as regras para ocorrer a Geração de Hashes:
- Funcionários ativos ou com data de desligamento futura.
- Funcionários que não vem o ERP precisam ter data de admissão preenchida
- São gerados "Hashes" das Imagens válidas do Cadastro de Funcionário do Backoffice (imagens com o indicador verde).
- São gerados "Hashes" das imagens provenientes de aprovação de imagem "tela funcionário" aba "pendentes"
- São gerados "Hashes" das Imagens das últimas cinco marcações do funcionário.
- O processo também gera "hashes" para funcionários desligados porém com o campo "Active" como "False", esses "hashes" são integrados com o aplicativo para indicar que o funcionário foi desligado. Para os demais casos o campo "Active" é gerado como "True".