Árvore de páginas

01. VISÃO GERAL


O objetivo dessa documentação é orientar sobre as configurações básicas referente ao processo de Geofence no produto Clock In.


02. CONFIGURAÇÃO DA CERCA VIRTUAL


A configuração do geofence pode ocorrer definindo a localização baseado na empresa, na localização residencial e outras localizações do funcionário ou através de localizações específicas. Abaixo segue o detalhe dessas configurações:

02.1 Limpeza de Endereços configurada 

É necessário que o ambiente tenha integração para limpeza de endereços. Este é um serviço padrão na Plataforma Carol, para validar que esta tudo configurado corretamente, você deve abrir a lista de Data Model e verificar o ícone de "Globo" nos Data Models Company, Employee, e Location.

Para acessar os Data Models, basta logar na Plataforma Carol e pressionar a opção Data Model no Menu da Carol e depois poderá acessar os DMs Company, Employee, e Location conforme print abaixo:


Ao efetuar a consulta ao Data Model então é possível visualizar no campo "Address" o "Globo" conforme print abaixo:

02.2 Tenant Settings

A Tenant Settings é uma área onde é possível realizar configurações relativas a Tenant (ambiente) do Clock In. Para a utilização da geofence é necessário que o campo "Convert Address to coordinates" seja marcado para que ocorra o processo de conversão do endereço informado nos cadastros de empresa, empregado e localizações sejam transformados em coordenadas (latitude e longitude) para facilitar a comparação entre as geolocalizações (latitude e longitude) dos cadastros com a geolocalização (latitude e longitude) das marcações.

Para acessar o Tenant Settings é necessário efetuar o login na Plataforma Carol e acessar as informações da Tenant (ícone do Usuário no canto superior direito do acesso a Plataforma) e selecionar Tenant Admin.


Na tela da Plataforma Carol basta selecionar a opção Settings e marcar o campo "Convert address to coordinates" conforme print abaixo:


02.3 Settings do Backoffice - Geofence

As configurações da geofence se iniciam no Settings do Backoffice onde deverá ser definido quais as regras que serão seguidas para o uso da Cerca Virtual. Para acessar as configurações da geofence basta acessar a Plataforma Carol > Carol Apps > Backoffice. Na tela principal do Backoffice na Plataforma Carol deverá ser selecionada a pasta Settings que contém todas as configurações do Clock in. Abaixo os campos e qual o objetivo de cada campo na configuração. Segue print da tela:



Rolando a tela para baixo para encontrar o Grupo Geofence (Mobile):



Abaixo o descritivo das configurações necessárias relativas ao Geofence:

  • Geofence Nível Empresa:  este campo quando habilitado indica que o ambiente irá utilizar Cerca Virtual por Empresa, ou seja, baseado no endereço da empresa ligado ao dispositivo onde está sendo efetuada a marcação.
  • Geofence Nível Empregado: este campo quando habilitado indica que o ambiente irá utilizar Cerca Virtual por Funcionário, ou seja, os endereços para considerar o perímetro da cerca serão considerados os cadastrados no cadastro de funcionário que está efetuando a marcação.
  • Geofence Nível Localização: este campo quando habilitado indica que o ambiente irá utilizar Cerca Virtual por Localização, ou seja, baseado no endereço da localização associada ao dispositivo onde está sendo feita a marcação.
  • Geofence Raio Empresa: informar o raio que deve ser considerado para que o funcionário seja indicado como dentro da cerca. O valor desse campo é considerado em metros. Por exemplo se for informado 800 o Clockin irá considerar a marcação como feita dentro de cerca caso o funcionário tenha a efetuado no limite do raio de 800 metros considerando os endereços válidos para a empresa do dispositivo. Recomendamos um raio superior a 100 metros devido a fatos ligados a precisão do GPS.
  • Geofence Raio Empregado: informar o raio que deve ser considerado para que o funcionário seja indicado como dentro da cerca. O valor desse campo é considerado em metros. Por exemplo se for informado 800 o Clockin irá considerar a marcação como feita dentro de cerca caso o funcionário tenha a efetuado no limite do raio de 800 metros considerando os endereços válidos para o funcionário que está efetuando a marcação. Recomendamos um raio superior a 100 metros devido a fatos ligados a precisão do GPS.
  • Geofence: Mensagem Comprovante: informar aqui a mensagem que irá ser demonstrada tanto no aplicativo mobile e no comprovante de marcação quando o dispositivo estiver fora do perímetro considerado para a cerca.
  • Geofence Validação:
    • Desabilitado: quando informado não efetua a validação de cerca nas marcações.
    • Rótulo: quando informado cria um rótulo na marcação indicando se ela está dentro ou fora de cerca conforme configuração.
    • Bloqueio: utilizado para bloquear a marcação do ponto quando o funcionário estiver fora de cerca. Esse recurso é indicado somente para o Mercado Internacional. 
  • Geofence: Validar coordenadas: quando este parâmetro estiver habilitado, o aplicativo irá indicar na marcação que a Geofence foi considerada como Fora  nas seguintes situações:
    • Se não há coordenadas de geofence na marcação.
    • Se não há endereços cadastrados para validar as coordenada que o funcionário efetuou a marcação


02.4 Settings do Backoffice - Precisão Mínima das Coordenadas

Esse atributo define a precisão mínima da acuracidade do GPS de onde o usuário esta localizado. Caso o valor do campo Acuracidade da marcação seja superior ao adicionado neste campo as coordenadas serão indefinidas.

O campo deverá ser preenchido em metros. 

O valor da acuracidade é indicada no registro de Marcação feita pelo funcionário. A consulta desse campo poderá ser feita no Backoffice do Clock In através da opção de Menu Marcações. Abaixo temos uma exemplo para ilustrar o comportamento desse parâmetro em relação ao impacto do processo de Geofence:

  • Se a configuração de ‘Precisão Mínima das Coordenadas’ estiver definida para 500 metros. Isso significa que, se o aplicativo registrar uma localização via GPS com uma acuracidade (ou margem de erro) superior a 500 metros, as coordenadas serão consideradas imprecisas e o aplicativo as tratará como inválidas e não atualiza o campo das coordenadas na marcação.
  • A explicação para isso é que o aplicativo não consegue confirmar com precisão se o colaborador está dentro ou fora da área designada, o que pode prejudicar o fluxo de marcação, levando o aplicativo a registrar que o colaborador está fora da cerca, mesmo que ele esteja dentro.


02.5 Settings do Backoffice - Como fazer para que o aplicativo não considere fora de cerca quando a acuracidade está acima da precisão

Neste caso é possível avaliar o campo "Geofence: validar coordenadas" no item 02.3 descrito nesta documentação. Se a necessidade é de considerar como "dentro de cerca", então esse campo deverá ficar desabilitado. Observando que caso não possua coordenadas cadastradas o indicador de cerca ficará como "dentro de cerca" também. 




  • Sem rótulos