Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 7 Atual »

Descompacta um arquivo no formato Zip.

Sintaxe

FUnZip( < cZipFile >, < cFolder >, [ cPassword ], [ lChangeCase ] )

Parâmetros

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

Referência

cZipFile

character

Indica o nome do arquivo que será descompactado.

X


cFolder

character

Pasta onde o arquivo será descompactado.

X


cPassword

character

Se o arquivo foi compactado com senha, informar essa senha



lChangeCase

logical

Se verdadeiro (.T.), nomes de arquivos e pastas serão convertidos para letras minúsculas; caso contrário, falso (.F.), não será feito nenhum ajuste no nome do arquivo informado. Valor padrão: .T.. Veja maiores informações em Observações.



Retorno

Nome

Tipo

Descrição

nRet

numeric

Retorna 0 (zero) se conseguiu descompactar, ou diferente de 0 (zero) em caso de erro.

Observações

  • O arquivo de origem e a pasta destino precisam sempre estar no mesmo lugar: Servidor (relativo ao RootPath), ou Cliente (caminho completo).
  • Caso haja diferença de lugar entre o arquivo de origem e a pasta de destino, será apresentada no console do TOTVS | Application Server a mensagem "tFunzip: Error, both paths must be on the same side (server/client)" e o retorno da função será -1.
  • Caso o arquivo apontado em cZipFile esteja no Cliente e o programa seja executado via Job, o programa será encerrado com a ocorrência de erro fatal "Function FUnZip() cannot access client directory/file in Job.".
  • Os caminhos apontados em cZipFile e cFolder não são convertidos para minúsculo, sendo tratados da forma como são escritos. Dessa forma, em Windows não existe impacto no acesso aos arquivos e pastas, mas em Linux, devido ao sistema operacional diferenciar caminhos em maiúsculo e minúsculo, pode não conseguir acessar o caminho, devendo ser escrito com o Case Sensitive correto.
  • O parâmetro opcional lChangeCase foi introduzido a partir da versão 24.3.0.0 do TOTVS | Application Server, pois em sistemas LINUX/UNIX existe a diferenciação entre maiúsculo e minúsculo em nomes de arquivos ou pastas. Quando este parâmetro for informado, terá prioridade sobre comportamento de Case Sensitive definido pelas chaves de ini CASESENSITIVE ou SERVERTYPE. Porém, quando não especificado o parâmetro, o valor padrão (.T.) fica condicionado ao que está configurado nessas chaves.
  • Somente o padrão de criptografia ZIP 2.0 é suportado. Os padrões baseados em AES não suportados atualmente.

Atenção

A partir da versão 24.3.0.0 do TOTVS | Application Server a função por padrão irá converter os caminhos informados em cZipFile e cFolder para minúsculo, mantendo o comportamento existente em todas as funções que tratam arquivos. Em versões anteriores, os caminhos informados não são alterados.

Exemplos

user function exemplo()
  Local nRet := 0
  
  nRet := FUnZip( "\imagens.zip", "\testing" )
  
  if nRet != 0
    conout( "Não foi possível descompactar" )
  else
    conout( "Arquivo descompactado com sucesso" )
  endif
return

Abrangência

Função disponível apenas para versões iguais ou superiores a 13.2.3.17 do TOTVS | Application Server.

Veja também

  • Sem rótulos