Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 21 Próxima »

Informações Iniciais

Seja pelo Cliente ou Colaborador TOTVS, que abaixo estão detalhados, o acesso sempre será realizado utilizando o software de preferência a partir da máquina do próprio usuário (PL SQL, SQL Developer, etc...) através da adição da string de conexão ao TNSNAMES no equipamento do mesmo), pois não há qualquer tipo de instalação dos mesmos nos Servidores (Instâncias).


Para conseguir realizar o acesso direto, é necessário que a estação (desktop, notebook, servidor) que iniciará o acesso, tenha o Oracle Client instalado e configurado. Caso não tenha, acesse: https://tdn.totvs.com/display/public/TVSCCLC/Oracle+Client.


Como segurança e integridade das informações são premissas da TOTVS, isso é ainda mais evidente no T-CLOUD, inclusive no que se refere a restrições relacionadas a instalação de software de terceiros no Servidor (Instância), por essa razão, atente para a forma correta e detalhada de uso nos itens abaixo, se ainda houver alguma dúvida, entre em contato.

Reforçando: Não há software como PL SQL, SQLYog, UltraVNC ou WinSCP "embarcados" em qualquer uma das instâncias, o acesso será a partir da máquina do usuário.


CONEXÃO - ACESSO PELO CLIENTE

01. Na oferta Consinco em TOTVS Cloud, a partir da assinatura do documento "Termo de risco e responsabilidade" , será (ou serão) liberados usuário/senha para os fins exigidos às integrações, consultas e manipulações simples.

02. O acesso ao banco é realizado de forma direta, ou seja, a conexão parte da estação do usuário através da aplicação ou middleware até o banco hospedado na TOTVS.

03. Para que seja possível realizar a conexão pelo Cliente, é necessário o mesmo informar a TOTVS o seu IP Publico (IP fixo garantido e dedicado) que será utilizado na liberação no Firewall e será utilizado no acesso ao banco, assim como a criação do usuário e senha de acesso (conforme item 1).

As liberações são realizada pelo time de Cloud, através de solicitação via Zendesk (para cliente já em operação) ou via e-mail (para clientes em fase de projeto de implantação).


CONEXÃO - TIME SUPORTE TOTVS

Seja durante a implantação do projeto ou no suporte posterior, existem usuários/senhas específicos para cada cliente.

Por padrão, são criados no mínimo três (3) usuários com permissões e usos específicos para acesso ao ambiente do mesmo, a utilização de um ou outro deve ser sempre definido com base na necessidade e complexidade das pautas ou tickets em atendimento.

É obrigatório a conexão com a VPN TOTVS estar ativa e funcional, bem como a string de conexão haver sido adicionada ao TNSNAMES no equipamento do colaborador.



O usuário ANALISTA e a string do TNSNAMES são sempre disponibilizados no Gerenciador de Conexões da TOTVS (Tecla F6 ou opção "Histórico") e também constam da "Documentação de Liberação e acesso ao Ambiente" (quando o projeto do cliente ainda estiver em andamento).

Tipos e diferenças básicas entre os usuários padrão: 

  • ANALISTA: Usuário para as principais rotinas e consultas (possui maior nível de restrições), é o que consta no Gerenciador de Conexões;
  • IMPLANTA: Usuário para rotinas mais críticas (menor nível de restrições), é informado ao GP e Especialistas;
  • DEBUG: Usuário restrito para análise, senha de acesso único, alterada ao final do acesso, é utilizado para análises.


Etapas do acesso


01.
Adicionar a String de Conexão (que existe no Gerenciador de Conexões, tecla F6 - Histórico) ao TNSNAMES.ORA do equipamento.

Ao adicionar a String ao TNSNAMES certifique-se que não há qualquer espaço na primeira coluna antes do ALIAS, pois isso irá gerar uma mensagem de erro de conexão.


02. Ativar a VPN da TOTVS (Ex.: https://vpn4.totvs.com.br/ )

03.
Utilizar o Software instalado/autorizado (PL SQL, SQL Developer, etc...) a partir do equipamento do usuário

04.
Utilizar o Alias do Owner nas Queries (consinco, consincomonitor, etc...) ou Alter Session no inicio daquela sessão/janela (1x).

Exemplo (padrão):

select * from consinco.ge_atualização;
select * from consincomonitor.tb_checkout;

Exemplo (Alter Session)

alter session set current_schema = CONSINCO

select * from ge_atualização;

alter session set current_schema = CONSINCOMONITOR

select * from tb_checkout;


a. Não é permitido Drop em nenhuma situação, o DBA realizará posteriormente as exclusões de tabelas temporárias;

b. Caso o cliente tenha necessidade de acessos/usuários específicos relacionados a integrações ou outras operações, os mesmos serão disponibilizados conforme análise e previsão contratual, porém, apenas após a assinatura/entrega da Carta de Risco (consulte o Gerente do Projeto).

Caso ocorra o erro "ORA-28040: No matching authentication protocol" ao tentar conectar com o ORACLE, certifique-se se está utilizando uma versão de Client Oracle compatível conforme documentação: https://tdn.totvs.com/display/public/TVSCCLC/Oracle+Client.




  • Sem rótulos