Essa página tem como finalidade principal informar e esclarecer algumas duvidas comuns e direcionar/indicar testes ou procedimentos rapidos na solução de problemas.
01. Comunicação no TOTVS CLOUD
ESTRUTURA PADRÃO
É importante compreender o processo geral de comunicação, etapas e os meios envolvidos nas operações, isso irá simplificar e auxiliar muito na tomada de decisões relacionadas a internet, rede e VPN.
De uma forma resumida, a estrutura principal envolvida nas operações é:
- Servidor de Banco de Dados
- Servidor de Aplicações (ERP)
- Servidor de PDVs
- Lojas (PDVs)
FORMA DE COMUNICAÇÃO
A forma como eles se comunicam entre si segue regras, condições e estruturas (internet, rede e VPN) que são diferentes em alguns pontos, na prática o Servidor de Aplicações (ERP) e o Servidor de PDV se comunicam com o Servidor de Banco de Dados (e não entre si, poi ssó existe um Banco de Dados), sendo esse o unico ponto de comunicação em comum entre elas.
Exemplo 1: do ERP para o PDV
Um produto cadastrado via ERP, na prática está no Banco de Dados, o Servidor de PDV busca essa informação (automaticamente) e na sequência envia para as Lojas (PDVs).
Exemplo 2: do PDV para o ERP
A movimentação do PDV passa pelo Servidor de PDV que a atualiza no Servidor de BD, já o ERP consulta/importa essas informações existentes no Banco de Dados.
DEPENDÊNCIAS (Rede/VPN/Link/Internet) :
- Servidor de Aplicações (ERP) → Servidor de Banco de Dados (nos 2 sentidos)
- Comunicação definida/configurada no TOTVS CLOUD
- Não depende de VPN (apenas internet/rede/link ativo e estável)
- Servidor de PDV (AcruxMonitor) → Servidor de Banco de Dados (nos 2 sentidos)
- Comunicação definida/configurada no TOTVS CLOUD
- Não depende de VPN (apenas internet/rede/link ativo e estável)
- Servidor de PDV (AcruxMonitor) → Lojas (PDVs) (nos 2 sentidos)
- Comunicação depende diretamente de VPN
- VPN1 = TOTVS CLOUD → Ponto/Loja principal (a partir do qual é realizado o gerenciamento de VPN interna do cliente para as demais lojas)
- É obrigatória se o Servidor de PDV estiver em CLOUD
- Time de Redes da TOTVS acompanha na validação inicial da configuração da VPN no inicio do projeto de PDVs.
- É fechada com um único IP Peer e deve respeitar as regras de liberação de portas e URL´s previstas no projeto/contrato.
- VPN2 = VPN interna do cliente que faz a comunicação desse equipamento que tem a VPN1 configurada com as demais Lojas e PDVs, é de responsabilidade exclusiva do cliente.
- Informações/movimentações de cada loja e pdv passam pelo Servidor de PDV e ssão sincronizada com o BD no Servidor de BD.