CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Relatório de conciliação de impostos
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Relatório de conciliação de impostos
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas
  6. Tecnologias Homologadas

01. VISÃO GERAL

Este documento descreve os procedimentos do relatório de Conciliação de impostos, que tem como objetivo apresentar um relatório destinado à apuração dos valores dos impostos ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) nos sistemas gerencial, fiscal e contábil da empresa.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Auditorias > Relatórios> Conciliador de impostos - AUD_00002

Pré-Requisitos e Restrições

  • Utilizar contábil web.
  • Motor contábil.
  • Icms próprio e simples nacional.
  • Movimentação interna  apenas tabela origem OIE.
  • Para demonstrar no nível de documento, a contabilização deve ser feita por documento, caso contrário será demonstrado apenas a nível de CGO, empresa e data.

Passo a Passo 

Acessando a página Conciliador de impostos através do caminho especificado, temos acesso à página de listagem das conciliações, sendo exibida uma tabela com a listagem dos processos de conciliação contendo o status, número do processo, período de conciliação, usuário, data de início e fim do processo.


Imagem 1 - Listagem dos processos de conciliação.


Colunas da tabela

  • Status: Indica qual o status atual do processo, podendo ser:
    • Em fila de processamento: O processo está na fila aguardando recursos para ser processado;
    • Em andamento: A conciliação está em processamento;
    • Finalizado: A conciliação terminou e os valores estão disponíveis para consulta;
    • Erro: Ocorreu algum erro durante o processamento.
  • Nro. processo: Número identificador do processo.
  • Período conciliação: Período da conciliação escolhida pelo usuário para consolidar os dados.
  • Usuário: Usuário que iniciou a conciliação.
  • Data e hora início: Data que o processo começou a ser consolidado.
  • Data e hora fim: Data que o processo foi finalizado.


Clicando no ícone de reticências na linha da tabela, será disponibilizado ao usuário duas ações, Ver detalhes e Excluir.

Imagem 2 - Ações das conciliações na tabela.


A ação de Ver detalhes direciona o usuário para a página que exibe os valores conciliados, permitindo a fazer a conferência de valores dos impostos. A ação ficará disponível sempre que o processo estiver nos status Em fila de processamento, Em processamento, Finalizado e Erro.

Já a ação Excluir irá excluir o processo, removendo ele da fila caso ainda não tenha sido processado, estiver finalizado ou com erro de processamento. A ação ficará disponível sempre que o processo estiver nos status Em fila de processamento, Finalizado e Erro.

Clicando no botão Nova conciliação será exibida uma janela aonde o usuário precisará informar os parâmetros de busca dos valores a serem conciliados.


Imagem 3 - Parâmetros de busca de uma nova conciliação.


Nova conciliação

  • Período: Intervalo de datas em que serão buscadas as informações para realizar a consolidação de dados. É obrigatório que o intervalo de datas seja no mesmo mês.
  • Tipo cgo: Tipos de CGO que serão filtrados, podendo ser:
    • Recebimento;
    • Operação interna;
    • Emissão de NF.
  • Matriz: Matriz que será feita a consolidação.
  • Empresas: Empresas filiais da matriz que serão incluidas na busca.


Ao clicar no botão Carregar informações, o processo será adicionado na fila de processamento para buscar os lançamentos de acordo com o parâmetros incluídos.

Envio de e-mail

Assim que o processamento da conferência for concluído, o usuário que o iniciou receberá um e-mail informando sobre sua conclusão. Para garantir que o envio de e-mails funcione corretamente, é necessário configurar as propriedades do servidor SMTP na empresa onde o usuário se autenticou e iniciou a conciliação. Para realizar essa configuração, consulte a documentação da aplicação Cadastro de Empresa - GLO00035.

A execução o processo de conciliação pode demorar um certo tempo dependendo das configurações do servidor, portanto é recomendável aumentar o tempo limite de ociosidade(Idle Time-out) nas configurações dos Pools de aplicações no servidor IIS. Entre em contato com o responsável técnico para realizar a configuração

Clicando na ação Ver detalhes, é aberta uma página com a visão sintética dos valores conciliados agrupados pelo número do Código geral de operação(CGO), contendo a situação, valor base e os valores dos impostos ICMS, Pis e Cofins. É possível aplicar filtros nos registros listados, visualizá-los em tela cheia e também exportá-los em arquivo .csv.


Imagem 4 - Página de detalhes da conciliação de impostos.


Ver Detalhes

  • Situação:  Exibe se há divergências de valores dos impostos entre as bases gerencial, fiscal e contábil.
  • Código geral de operação (CGO): Número do código geral de operação.
  • Valor base: Valor contábil dos documentos, exceto movimentação interna.
  • ICMS, PIS E COFINS das bases gerencial, fiscal e contábil respectivamente: Quando algum valor de ICMS, PIS e/ou COFINS das bases fiscal e contábil estiverem divergentes em relação à base gerencial, eles serão indicados na cor vermelha.
  • Detalhes: Quando optar por uma visão mais detalhada da consolidação de um CGO, possibilitando visualizar os valores agrupados por empresa e número de documento.


Clicando no botão Filtrar, serão exibidos os campos de seleção Tipo CGO e CGO(s) utilizados na consolidação e também a opção Somente divergentes, possibilitando visualizar apenas os dados com divergência de valores entre as bases gerencial, fiscal e contábil.


 Imagem 5 - Opções de filtro dos dados conciliados.

                                                                                                    

O recurso do botão Expandir altera a visão da tabela dos dados consolidados para tela cheia, possibilitando uma leitura e análise mais confortável dos valores em tela, para voltar a visualização padrão, clique no botão Retrair ou pressione a tecla Esc.

Imagem 6 - Botão Expandir.


Imagem 7 - Botão Retrair.


É possível exportar os dados listados em tela clicando no botão Exportar, salvando os dados de acordo com os filtros aplicados em um arquivo .csv.

Imagem 8 - Exportar dados em arquivo.


Para conferir os parametros de busca aplicados na conciliação dos impostos, clique no botão Parâmetros aplicados, exibindo o período de datas, empresa matriz, tipos de CGO e as empresas filtradas em uma tabela.

Imagem 9 - Botão Parâmetros aplicados.


Clicando na ação Detalhar presente em cada linha da tabela, é feito o encaminhamento para a tela de Detalhes do cgo, sendo possível ter uma visualização detalhada por empresa nos dados consolidados de um CGO, além da possíbilidade de expandir o detalhamento pela data to lançamento e número do documento.


Imagem 10 - Ação de detalhar CGO.



Imagem 11 - Visualização detalhada do CGO agrupada por empresa.


Clicando na opção Exibir detalhes, será expandida a visualização analítica dos valores consolidados do CGO na empresa agrupada por data, possibilitando também visualizar os valores de cada documento na data específica.


Imagem 12 - Visão analítica agrupada por data e documento.


Expandir tabela dos dados analíticos

É possível expandir a tabela dos impostos consolidados clicando no botão expandir, conforme citado nas Imagens 6 e 7, assim o mesmo irá preencher toda a tela. Para voltar ao estado anterior, basta clicar no botão retrair.


Pesquisar valores

O campo pesquisar possibilita realizar uma busca nos valores consolidados através de Data e Número do documento:

  • Data: A busca deve ser feita seguindo o formato dd/mm/aaaa, retornando o detalhamento da data específica juntamente com todos os documentos.
  • Documento: A busca deve ser feita filtrando um número de documento, retornando os valores da data específica juntamente com o documento filtrado.


Imagem 13 - Busca por data.


Imagem 14 - Busca por número de documento.


Exportar Dados

Os dados consolidados apresentados em tela, em seu detalhe, poderão ser exportados em dois formatos: CSV (Excel) e PDF. Ao clicar no botão Exportar será apresentada uma janela com campo de seleção de formato e, prosseguindo com a decisão, o relatório é criado e baixado automaticamente.


Imagem 15 - Janela de exportação dos dados em arquivo.



03. TELA Relatório de conciliação de impostos

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Cadastro de empresaAplicação do módulo Segurança responsável pelo cadastro de empresas, onde é possível realizar a configuração do servidor SMTP.

04. TELA Relatório de conciliação de impostos

Principais Campos e Parâmetros

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.

06. TECNOLOGIAS HOMOLOGADAS


O uso do Tipo de Produto em diferentes tecnologias não homologadas, como em Sistema Operacional, Plataforma, Navegadores e outros dispositivos, pode comprometer a segurança dos sistemas e está sujeito a situações não previstas, sem cobertura de suporte.
Tipo de produtoERP
Sistema OperacionalWindows
PlataformaWeb
NavegadorGoogle Chrome
Utilização/ExperiênciaAplicações Web em Geral