Árvore de páginas


Visual e estrutural - Mais resolução, solução, conectividade...


Após conquistarmos uma boa estabilidade no Integrador CMNet Reservas que incorporou os serviços Higs, chegou a hora de pensar em melhorias. Sabemos que a partir da versão V25.04.07 nossos itens de melhorias já superavam os de correção, mas seguindo firme com o DNA Totvs de inovação, na versão v25.04.10 fizemos uma reformulação que na verdade iniciou na v25.04.09.

A começar pelo visual, sabendo que o iCMNet é uma aplicação em JAVA, seu ícone é representado pelo logo Java Duke, que agora terá sua resolução melhorada, uma imagem menos “pixelada”, distorcida. Nessa versão o Java Duke tem em suas mãos um globo com linhas de conexão que representam nosso foco em uma maior e melhor conectividade.



O configurador do iCMNet também está de cara nova e tecnologia também, antes desenvolvido em Delphi, hoje em C#. Sua identidade visual possui agora o Java Duke com engrenagens e itens confirmados que passam claramente a informação de "Configurador".


Agora vamos falar da parte estrutural! Estrategicamente, liberamos na versão anterior, a v25.04.09 uma série de melhorias para que a v25.04.10 pudesse ter em destaque um dos maiores pedidos de nossos clientes, conexão mais rápida dos serviços de Disponibilidade e Reservas. O tempo de conexão do serviço Legado CMNet x VHF que tinha um tempo mínimo de 30 minutos, passa para o mínimo de 5 minutos, isso mesmo, atualizações de disponibilidade e migração de reservas de 5 em 5 minutos.

Caso o hotel possua uma estrutura de banco de dados que não suporte essa conexão de 5 em 5 minutos, basta aumentar esse tempo no Configurador para 10 minutos que já será o suficiente para uma satisfatória resposta do banco de dados e ainda sim terá um tempo bom de conexão de 10 em 10 minutos.

Lembramos que o serviço Legado tem também a responsabilidade de migração de toda a parte cadastral do Hotel como UHs, tarifas, contratos etc, essa parte seguirá com o tempo mínimo de conexão de 30 em 30 minutos.

O Configurador teve assim como uma mudança de tecnologia, também uma otimização dos itens de preenchimento e notificações de alerta na utilização dos campos. Menos abas e campos, mais direto ao ponto.

 

Apresentação e operação

Agora o novo configurador do iCMNet possui apenas 2 abas, Configurações e Hotéis. Retiramos as abas de configurações não mais existentes, serão exibidas apenas as informações que o cliente pode precisar ver e/ou alterar.


1 – Aba Configurações

  • – Serviço_URLs – Nessa opção temos as URLs de conexão do iCMNet que só devem ser alteradas se houver alguma orientação de emergência do time Totvs. As URLS já virão preenchidas com o nosso endereço padrão e caso o cliente deixe algumas delas vazias, ao clicar em Salvar, automaticamente o campo será preenchido novamente com o nosso endereço correto.


  • – Serviços _Intervalo Reservas/Disponibilidade – Neste campo deve ser inserido o tempo mínimo desejado pelo cliente para realizar a transmissão de reservas e disponibilidade do Legado em separado. O tempo mínimo para esse campo é de 5 minutos. Todo o restante do serviço legado que abrange a parte cadastral permanecerá no tempo mínimo de 30 minutos que é estabelecido em nosso sistema interno de configuração e monitoramento.


  • –  Proxy – Este campo permanece inalterado em relação as versões anteriores, caso o cliente possua essa opção de segurança, basta inserir os dados solicitados para que o iCMNet não seja bloqueado por ela.


  • – Banco de Dados – Todas as informações do banco como IP, caminho do banco e porta que são inseridos no instalador, são transferidos automaticamente para o campo String de conexão, não sendo necessário mais ao hotel digitar essas informações e clicar na opção “Gerar URL de Conexão” opção essa que agora foi descontinuada, caso em algum momento o hotel altere alguma de suas informações de banco, basta preencher no configurador todos os campos solicitados e clique em Salvar. Em caso de necessidade de alterar algum item da String de conexão, somente será gravada a alteração após clicar em salvar se forem preenchidos os dois campos de IP e caminho do banco. Qualquer operação do usuário fora do ideal, o configurador irá disparar uma mensagem de alerta.


2 – Aba Hotéis



  • – Nesta opção a operação segue a mesma porém agora somente com os Campo Id Hotel (VHF), Cod. Hotel (CMNet Reservas), Importar Clientes (S ou N) e Chave pública (ainda não utilizada), sendo o preenchimento obrigatório dos 3 primeiros campos descritos.


  • – Agora é possível ordenar a lista de hotéis no caso de redes que possuem mais de uma unidade no mesmo configurador


  • – Caso o hotel esqueça de inserir algum hotel no configurador após a instalação ou deixar a linha de algum hotel sem um dos itens obrigatórios como ID Hotel, Código Hotel e/ou Importar Clientes, será exibida uma mensagem perguntando se deseja seguir editando e inserir a informação que falta ou salvar sem nenhum Hotel ou apagando da lista aquele que não está com as informações completas.


  • – Após preencher o configurador, basta clicar em Salvar, confirmar a mensagem de “Configurações salvas com sucesso” e depois Sair.


4 – Após clicar no ícone do iCMNet, não é mais necessário selecionar o mesmo após aparecer na Barra de Tarefas próximo a data e hora do computador e clicar na opção mostrar log, o log abrirá automaticamente após cerca de 5 a 10 segundos.


iCMNet v25.04.10, assim como o nosso simpático mascote Java Duke, tenha em suas mãos o controle da conectividade e distribuição.

  • Sem rótulos