Árvore de páginas

Dissídio Retroativo - Exposição a agentes nocivos

Questão:

Referente ao Agente Nocivo (grauExp) no evento S-1200 quando há calculo de dissídio retroativo, deve ser informado o Grau de Exposição atual ou da época no grupo remunPerAnt? 



Resposta:

É importante o entendimento quando ao conceito de agente nocivo à saúde do trabalhador. A norma regulamentadora nº 15 - Atividades e Operações Insalubres é responsável por determinar as diretrizes quanto a agente nocivo, a norma separa os agentes em três grupos, sendo:


a) físicos - calor, frio, pressão, radiações ionizantes;

b) químicos - poeira, gases;

c) biológicos - bactérias, fungos, vírus, bacilos.


Os empregados expostos a esses agentes, mesmo que com aplicação de manobras para minimizar o impacto na saúde do empregado, possuem direito a aposentadora especial, que se trata de um benefício previdenciário para os trabalhadores que ficam expostos a esses agentes por 15, 20 ou 25 anos. 


  • eSocial - Versão S-1.1

Referente a escrituração, conforme o Manual de Orientação do eSocial versão S-1.1, no cenário onde há dissidio retroativo, o mesmo deve ser escriturado no evento S-1200 - Remuneração de Trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social, através do campo (InfoAgNocivo) que deve ser preenchido com base na tabela 02 - Financiamento da Aposentadoria Especial e Redução do Tempo de Contribuição, porém vale destacar que a escrituração define que o apontamento do grau de exposição deve considerar o mês do período de apuração, ou seja, o que define o preenchimento do grau é a exposição do mês do envio do evento S-1200. 



Exemplo do eSocial:

a) Valores devidos em 02/2022, retroativos a 11/2021. Em 01/2022 o empregado passou a trabalhar exposto a agente nocivo ensejador de aposentadoria especial aos 25 anos. O campo {infoAgNocivo} deve ser preenchido com [4]. 

b) Valores devidos em 02/2022, retroativos a 11/2021. O empregado trabalhou exposto a agente nocivo ensejador de aposentadoria especial aos 15 anos até 12/2021. Em 01/2022 o empregado passou a trabalhar sem exposição a agente nocivo ensejador de aposentadoria especial. O campo {infoAgNocivo} deve ser preenchido com [1].  



Chamado/Ticket:

PSCONSEG-11457



Fonte:

https://www.gov.br/esocial/pt-br/documentacao-tecnica/manuais/mos-s-1-1-consolidada-ate-a-no-s-1-1-07-2023.pdf/

https://www.gov.br/esocial/pt-br/documentacao-tecnica/leiautes-esocial-v-s1.1-nt-01-2023/index.html