Árvore de páginas

Índice

Introdução

No módulo de Gestão Ambiental tem-se o menu que referencia o MTR - Manifesto de Transporte de Resíduos, para tanto, abaixo segue o detalhamento da rotina de Composição de Carga.

Objetivo

Esta rotina tem por intuito realizar a manipulação dos dados relativos as cargas compostas cadastradas no sistema. O principal objetivo da rotina é permitir que as ocorrências referentes aos resíduos cadastrados possam ser enviados para fora da empresa, tendo assim um destino final adequado.

Página Inicial

Na página inicial da rotina, estão disponíveis as seguintes opções:

    Permite registrar a inclusão de uma Composição de Carga. As informações sobre os campos a serem incluídas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais. Após a inclusão dos campos necessários e desejados, é possível selecionar uma ocorrência conforme mostrado abaixo:

    Visualizar ocorrências disponíveis e selecionadas.

      Permite a gravação de informações, como um todo da Composição de Carga.

      Para que os dados sejam persistentes no bando de dados, é necessário Salvar o conteúdo inserido ou excluído por meio da opção Confirmar.

      É possível alterar o peso da ocorrência da aba selecionadas através do botão Alt. Qtde presente dentro da rotina nas opções de Alterar e Incluir, a opção está disponível em Outras Ações no canto superior direito da tela.

      Segue abaixo um exemplo de alterar a quantidade destinada.

      Visualizar funcionalidade do botão Alt. Qtde.

      Permite o cancelamento de informações incluídas ou excluídas.

      Esta opção encerrará a rotina. Os dados salvos em buffer serão desconsiderados de modo que o sistema retorne para a última gravação efetiva.

      Só poderão ser alteradas composições de carga com o status 1 = Em Elaboração (legenda vermelha). Ao alterar é possível apenas modificar as ocorrências que compõem a carga, retirando, colocando ou alterando a quantidade das mesmas na composição da carga para o transporte.

      As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

      Permite a visualização de informações de Composição de Carga para transporte selecionado. Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado. 

      Realiza a busca da composição de carga desejada ao ser informada a filial e o código da mesma.

      Pesquisas disponíveis:

      • Filial + Código da Carga

      Só é permitida a exclusão de composições de carga com status igual a 1= Em Elaboração e 2 = Expedição. Legendas vermelhas e amarelas respectivamente.

      Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

      Para realizar a movimentação da composição de carga, deve-se acessar a opção Manifesto, em Outras Ações. Quando iniciado o manifesto, deve ser informado o número da MTR, a origem, a procedência e o tratamento a ser realizado para com o resíduo. Os dados informados na inclusão da composição são exibidos na pasta “Resíduos”, não passíveis de alteração. A rotina de Manifesto é composta por algumas abas que são: Gerador, Transportador, Receptor e Nota Fiscal. Segue abaixo as especificações de cada aba.

        Os dados informados na inclusão da composição são exibidos na pasta Resíduos, não passíveis de alteração. Apenas os campos Peso Balança (TDI_PESOBA) e Unid. Balan. (TDI_UNIBAL), provenientes da inclusão da composição de carga podem ser alterados. Ainda na pasta Resíduos, é possível informar um número ao manifesto através do campo Número MTR (TDI_NUMMTR). O campo Status (TDI_STATUS) define a fase em que se encontra o manifesto. O mesmo pode estar como, em elaboração, expedição, finalizado ou cancelado. O campo Tratamento (TDI_CODTRA), deve ser informado para que seja definido o tipo de tratamento que o resíduo sofrerá. No campo Tipo (TDI_TIPDES) é escolhido o tipo de destinação utilizado com o resíduo, para que possa ser escolhida a destinação para o mesmo. Esta cadastrada na rotina de Tipo Destinação (SGAA290) e vinculada ao resíduo na rotina de Definição Resíduos (SGAA140).

        Visualizar exemplo da aba Resíduos:


        Na pasta Gerador, são exibidos os dados referentes a empresa geradora do resíduo, esses não passíveis de alteração. Deve-se informar também a licença utilizada pela empresa, através do campo N. Licença (TDI_LICGER), esta cadastrada na rotina de Requisitos (SGAA010). Assim como o responsável pela expedição do resíduo, através do campo Resp. Exped. (TDI_RESPEX). Este cadastrado na rotina de Usuários (QAXA010). No campo Data Entrega (TDI_DTEGER), informa-se a data em que o resíduo foi entregue ao transportador. A informação da data torna-se obrigatória quando o status do manifesto é igual a finalizado.

        Visualizar exemplo da aba Gerador:

        Na pasta Transportador, é informado o tipo de transporte utilizado para movimentar a carga. Quando no campo Transporte (TDI_TPTRAN) é selecionado 1= Próprio, os dados relacionados a identificação da transportadora são carregados conforme a pasta Gerador, neste caso ambas as pastas utilizam dados cadastrados na tabela de Filial (SM0). Sendo o transportador da própria empresa, deve-se informar qual a licença que a empresa possui para realizar o manifesto, através do campo N. Licença (TDI_LICTRA). É obrigatório também a informação de um responsável pelo transporte, isto pelo campo Resp. Trans. (TDI_RESPTR). Assim como a informação do condutor do veículo, pelo campo Motorista (TDI_CODMOT). Este cadastrado na rotina de Motoristas (OMSA040). Caso o campo Transporte (TDI_TPTRAN) for preenchido com 2= Terceiros, é habilitado o campo Transport. (TDI_CDTRAN), permitindo assim que seja selecionada a transportadora responsável pelo manifesto. Está cadastrada na rotina de Transportadoras (MATA050). Após selecionada, é carregado os dados referentes a mesma. Ficando habilitado apenas o preenchimento dos campos Resp. Trans. (TDI_RESPTR) e Nome (TDI_NOMMOT). O campo Data Receb. (TDI_DTRTRA) torna-se obrigatório quando o status do manifesto for igual a finalizado. Em ambos os casos de transporte deve ser informado ao menos um veículo que realizará o manifesto. Através do campo Veículo (TDK_CODVEI). Selecionando-o são carregados dados referentes ao mesmo, como o campo Placa (TDK_PLACA) e Nome Veículo (TDK_NOMVEI).

        Visualizar exemplo da aba Transportador:

         Na pasta “Receptor” é selecionado o fornecedor que possui licenciamento para receber o produto (resíduo) do manifesto. Pelo campo Receptor (TDI_CODREC) é selecionado o fornecedor. Para que haja receptores na consulta, devem ser cadastrados fornecedores/clientes (dependendo do caso), requisitos e licenciamento. Estes cadastrados nas respectivas rotinas Fornecedores (MATA050), Clientes (MATA030), Requisitos (SGAA010) e Licenciamento (SGAA280). Ao preencher o campo Receptor, são carregados os dados referentes a identificação do mesmo. Deve-se também informar o responsável pelo recebimento do manifesto, através do campo Resp. Receb. (TDI_RESPRE) e o cargo do mesmo, no campo Cargo (TDI_CARGRR). O campo Data Entrega (TDI_DTEREC) torna-se obrigatório quando o status do manifesto for igual a finalizado.

        Visualizar exemplo da aba "Receptor":

        Os campos da pasta Nota Fiscal só serão habilitados, se o parâmetro de integração com o módulo Faturamento estiver habilitado (MV_NGSGAFA). Satisfazendo esta condição, é obrigatório o preenchimento dos seguintes campos, Cond. Pagto. (TDI_CONPAG), Preço Venda (TDI_PREVEN), Desc. NF (TDI_MENNOT), Tp. Destin. (TDI_TPDEST) e Dest. NF (TDI_FORNNF). O campo Tp. Destin. define se o destinatário da nota fiscal é um fornecedor ou cliente. Após o preenchimento correto dos campos é gerada a nota fiscal do manifesto. 

        Visualizar exemplo da aba Nota Fiscal:

        Gera o relatório da composição de carga, na condição que a mesma tenha seu status diferente de 4 = Cancelado e não falte o preenchimento de nenhum campo necessário para a geração do relatório. Gerado em .DOC. 

        Visualizar exemplo Parâmetros.

        Abaixo é possível identificar as legendas que se referem aos status das cargas:

        • Em Elaboração: Apenas composições de carga com este status podem sofrer alterações. As composições ainda nesta fase podem ser excluídas. Não é possível mudar o status do manifesto diretamente para 3 = Finalizado. O mesmo deve ser primeiramente passado para 2 = Expedição. O manifesto não poderá ser regredido à elaboração, quando parâmetro MV_NGSGAFA (Integração com o módulo Faturamento) estiver habilitado e haver pedido de nota fiscal para o produto/resíduo.
        • Expedição: A partir da mudança para este status é gerado o pedido de venda para o manifesto. Para que seja gerado o mesmo, deve estar habilitada a integração com o módulo de faturamento. Gerado o pedido não é possível realizar alterações. 
        • Finalizado: Caso escolhida esta opção, será devolvida a MTR. Sendo obrigatório o preenchimento de todos campos de data das pastas do manifesto. Caso o parâmetro MV_NGSGAES (Integração com o módulo Estoque) estiver habilitado será gerada a movimentação em estoque.
        • CanceladoSe o parâmetro MV_NGSGAFA (Integração com o módulo Faturamento) estiver habilitado e existir um pedido de venda em andamento o manifesto não poderá ser cancelado. Caso não haja, e for selecionada esta opção, a composição de carga não poderá mais sofrer alterações.

        Visualizar Legenda:

        Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse.

        Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir Browse.

        Campos Gerais 

        Campos presentes para o cadastro de informações referentes a Composição de Carga.

          Campo:

          Descrição:

          Composição (TDI_CODCOM)

          Código para identificação da composição.

          Obs.: Não é disponível para alterações.

          Exemplo: 000001.

          Resíduo (TDI_CODRES)

          Código do resíduo cadastrado anteriormente na rotina de Resíduos.

          Exemplo: Resíduo 1.

          Desc. Resid. (TDI_DESCRE

          Descrição do resíduo selecionado no campo anterior.

          Obs.: Não é disponível para alterações.

          Exemplo: Resíduo Orgânico.

          Est. Físico (TDI_DESEST)

          Estado físico do resíduo do Manifesto de Transporte de Resíduos.

          Obs.: Não é disponível para alterações.

          Exemplo: Sólido.

          Data (TDI_DTCOMP)

          Define qual é a data da composição da carga.

          Exemplo:  

          Hora (TDI_HRCOMP)

          Informa a hora da composição da carga.

          Exemplo: 12:00

          Peso Total (TDI_PESOTO)

          Informa o peso total da carga.

          Obs.: Não é possível alterações:

          Exemplo: 1,00

          Unid. Med. (TDI_UNIDAD)

          Unidade do peso total da Composição da Carga.

          Obs.: Não é disponível para alterações.

          Exemplo: UN.

          Peso Balança (TDI_PESOBA)

          Informa o peso da balança.

          Exemplo: 1,00

          Unid. Balan. (TDI_UNIBAL)

          Informa a unidade de medida da balança, é possível selecionar uma entre três opções: 1 - Tonelada, 2 - Quilo e 3 - Metro Cúbico.

          Exemplo: 1 - Tonelada

          A aba de Ocorrências informa todas as ocorrências vinculadas ao resíduo informado anteriormente na composição de carga em questão. É possível verificar os resíduos disponíveis e os selecionados.

          Campos Descrição
          Cód. Ocorrência (TB0_CODOCO)

          Código utilizado para identificar a ocorrência.

          Exemplo: 000001

          Peso Util. (TDI_PESOTO)

          Informa o peso total da ocorrência.

          Exemplo: 1,00

          Data Ocorrência. (TB0_DATA) Apresenta a data em que foi registrada a ocorrência.

          Conteúdos Relacionados

          Palavras-chave

          • Resíduos
          • Cargas
          • Transportadoras
          • Destino
          • Ocorrência

          Referências

          Não há.