Páginas filhas
  • DT Processo de Vinculação do Item de Retorno a um Item de uma Remessa


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Moda

Segmento:

Varejo

Módulo:

Moda - Fiscal

Função:

Vinculo entre NFs no retorno de terceiro por item para consulta de saldo do produto

País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DVAFIS-18735DVAFIS-18736, DVAFIS-18741DVAFIS-18986DVAFIS-19118DVAFIS-19101, DVAFIS-19271DVAFIS-19304


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Para realizar um melhor controle dos prazos por item das notas fiscais, os clientes necessitavam de uma forma de poder vincular um item de um retorno com uma remessa.

03. SOLUÇÃO

Foi criado a tela de configuração para se fazer o vinculo entre o item de retorno com outro item de uma remessa.


Imagem 3.01 - Demonstração da tela de configuração do vinculo, onde o item 1 da nota fiscal 258334 série 56, foi vinculado ao item 1 da nota fiscal 1544 série 1

Obs.: A nota fiscal a ser utilizada deve ter a sua operação configurada para se ter controle de remessa e retorno.


Imagem 3.02 - Não será permitido relacionar uma quantidade superior a quantidade do produto.


Imagem 3.03 - Também existe uma validação que não será permitido que a mesma nota referenciada tenha sua quantidade devolvida excedida, mesmo estando relacionada a notas fiscais diferentes.


Imagem 3.04 - Ao buscar a nota fiscal na tela do FISFL050, existe a possibilidade de se filtrar as notas que ainda possuem saldo disponível através do checkbox NFs com saldo, disponibilizando assim apenas as notas que possam ser utilizadas, facilitando a busca.


Imagem 3.05 - Através do campo Item é possível realizar o relacionamento de forma individual, podendo buscar de qual nota e item deverá ocorrer o vinculo, realizando a consulta através da tela do FISFL046 .

Imagem 3.01 - Para se utilizar a nota fiscal na tela do FISFM169, devesse marcar o checkbox Controle por item remessa e retorno na tela de informações adicionais da operação (GERFM276 → Botão Inf. adicional...), esta opção somente será liberada quando o tipo de estoque em terceiros ou de terceiros estiver diferente de Não altera estoque terceiro.

A tela do FISFM169 será acionada através de 4 momentos distintos:


Imagem 3.01 - Ao realiza uma venda no TRAFM060 utilizando uma operação que esteja configurada para se ter Controle por item remessa e retorno.


Imagem 3.02 - Quando feito um lançamento de transação pelo TRAFM050, onde se a operação estiver marcada Controle por item remessa e retorno e a situação atual da transação estiver Encerrada. Assim permitindo acionar o botão Cont. item rem. ret,


Imagem 3.03 - Através do botão Cont. item rem. ret... da tela de manutenção de nota fiscal de terceiro/importação (FISFM089).


Imagem 3.04 - Também é possível realizar a chamada do FISFM169 acionando o botão Cont. item rem. ret... do FISFM017 (Manutenção de Nota Fiscal).

Foi realizada a implementação do tipo de Agrupamento sendo Nota fiscal, que após selecioná-lo e teclar F4 para listar os dados em tela do relatório, será demonstrada a lista das NFs e seus respectivos itens, também demonstrando as quantidades dos produtos nas respectivas NFs e a quantidade destes itens que foram devolvidos juntamente com o saldo destes produtos por NF (Quantidade faturado - Quantidade devolvido).

Para listar os dados no relatório será necessário após marcar o tipo de Agrupamento como Nota fiscal informar o Número de dias anteriores que o sistema deve buscar as NFs para listar no relatório tendo como base a Data de emissão.

As NFs que serão listadas, serão as NFs que foram vinculadas no frame Nota referenciada do componente FISFM169.

Caso o Saldo selecionado no filtro, estiver no parâmetro CD_SALDO_EST_TERCEIRO (Significa em terceiro) serão demonstradas todas as NFs de Saída, com situação Emitida, que na operação esteja marcado o Tipo estoque em terceiro ou Tipo estoque de terceiro nas informações adicionais. Já caso o Saldo selecionado no filtro, estiver no parâmetro CD_SALDO_EST_DE_TERC (Significa de terceiro) serão demonstradas todas as NFs de Entrada, com situação Emitida, que na operação esteja marcado também o Tipo estoque em terceiro ou Tipo estoque de terceiro nas informações adicionais. Lembrando que a empresa que será buscada para validar os parâmetros será sempre a empresa logada.


Imagem 1 - Demonstração da NF listada e seus itens conforme o filtro de dias realizado no componente PRDFC028.

Imagem 2 - Demonstração das NFs listadas e seus itens conforme o filtro realizado no componente PRDFC028.

Imagem 3 - Demonstração das NFs não listadas conforme o filtro realizado no componente PRDFC028.

Imagem 4 - Demonstração das NFs listadas de diferentes empresas e seus itens conforme o filtro realizado no componente PRDFC028.

Imagem 5 - Impressão do relatório gerado, contendo as informações retornadas pelo consulta do PRDFL276.

Imagem 6 - Ainda no componente PRDFL276, quando o valor da coluna "Qt. devolvido" for maior que 0(zero), poderá ser consultado as notas fiscais devolvidas relacionadas a nota em foco. Para consultar, pressionar F12/duplo clique sobre a quantidade devolvida do registro desejável, e então serão listadas as NFs(devolvidas) no componente FISFL126 "Lista de Notas Fiscais Devolvidas".

Imagem 7 - No componente FISFL126 "Lista de Notas Fiscais Devolvidas", ao pressionar F12/duplo clique sobre o número da NF do registro desejável, é apresentado o componente FISFL031 com os detalhes da nota em foco.

Imagem 8 - No componente PRDFL276 caso deseje, existe a possibilidade de realizar a exportação das informações em arquivo, tendo duas opções: Sintética (Apenas os dados do frame Nota fiscal) e Analítica (Contendo todos os dados, notas e itens).

Imagem 9 - Após escolher o tipo de arquivo, será chamado o componente SISFL043 para que seja informado o local e nome do arquivo.

Obs.: Recomenda-se salvar o arquivo na extensão .CSV (Valores Separados por Vírgula).

Imagem 10 - Demonstração do arquivo gerado pelo modelo de exportação sintética, onde podemos obter os dados das notas fiscais que foram trazidas pelo PRDFL276.

Imagem 11 - Demonstração do arquivo gerado pelo modelo de exportação analítica, contendo as informações das notas fiscais e de seus respectivos itens.

No componente FISFM089 "Manutenção de Nota Fiscal de Terceiro/Importação", ao acionar o botão "Cont. item rem. ret..." e abrir o componente FISFM169, listará nota fiscal referenciada no componente FISFM060. Somente serão listadas notas da mesma pessoa e com tipo de operação(Saída/Entrada) inversa a nota em foco e que possuam os dados da nota.


Imagem 3.01 - Demonstração no nota fiscal no componente FISFM089 contendo N.F. referencial no componente FISFM060.


Imagem 3.02 - Demonstração do componente FISFM169(FISFM089 → botão "Cont. item rem. ret...") listando notas referenciadas. Obs.: é necessário salvar(F3) no componente FISFM169 para gravação das notas listadas.

Imagem 3.01 - Caso deseje que para determinado usuário seja obrigatório que este vincule os itens, basta configurar a restrição IN_USU_SAIRSEM_MOVTO.


Imagem 3.02 - Quando um usuário estiver com a restrição ativada, este somente poderá fechar a tela do FISFM169 após realizar o vinculo.

Imagem 3.01 - O usuário cadastra o parâmetro DS_NOTIFICACAO_REM_RET incluindo os sub parâmetro DS_EMAIL_NOTIFICACAO e QT_DIAS_INTERVALO para receber em e-mail a "Consulta de Saldo em Terceiros e de Terceiros", conforme o intervalo utilizado. O sistema enviará a consulta somente na entrada do sistema para o usuário cadastrado parâmetro e irá gravar a data no parâmetro DS_VERIFICA_REM_RET.



Imagem 3.02 - O usuário entra no PRDFC028 para a consulta de Saldo de Produto Terceiro, selecionando a quantidade de dias e tecla o botão de consulta para abrir o PRDFL276 e nele seleciona o botão de impressão para verificar o saldo de Produto e conferir com o e-mail recebido.


Imagem 3.03 - Consulta de saldo de terceiros e em terceiros utilizando o parâmetro QT_DIAS_INTERVALO entre 100 dias até 180 dias e também consulta de 90 a 139 dias


Imagem 3.04 -  Consulta de saldo de terceiros e em terceiros utilizando o parâmetro QT_DIAS_INTERVALO entre 90 dias até 180 dias.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Quanto as operações, o novo checkbox Controle por item remessa e retorno, deverá ser marcado apenas nas operações que baixam saldo Ex:

Operação de Remessa e Retorno:

       Operação de Remessa - não marcar o checkbox

       Operação de Retorno - marcar o checkbox

Operação de Conserto

        Operação  Entrada para conserto - não marca checkbox

        Operação de Retorno do conserto - marca o checkbox

        Operação de Remessa para conserto - não marca checkbox

        Operação de Retorno do conserto - marca o checkbox

Dessa forma, no componente FISFM169, será carregada a NF que está com a operação tendo o novo checkbox marcado na operação e que terá o vinculo de outra NF relacionada, para controle do saldo dos produtos que estão em terceiros ou que são de terceiros para posterior acompanhamento pelo componente PRDFC028.

Envio de e-mail com a consulta de Saldo de Terceiros.

Quanto aos parâmetros DS_NOTIFICACAO_REM_RET e seus sub parâmetros DS_EMAIL_NOTIFICACAO com o e-mail de recebimento da Consulta Saldo de Terceiros e em Terceiros e cadastrado o parâmetro QT_DIAS_INTERVALO com o período de busca. O usuário cadastrado receberá o e-mail uma única vez no dia, sendo na primeira entrada no sistema.  

Quando não estiver cadastrado o DS_EMAIL_NOTIFICACAO, o sistema enviará para o e-mail cadastrado no parâmetro CD_USUARIO_EMAIL_PADRAO.