A execução da Análise de Base de Dados é opcional, porém pode gerar insumos valiosos para o administrador decidir quais campos retirar de uso na ferramenta Otimizador de Telas.

Ao executar a análise de base de dados, é verificado em todas as tabelas usadas pela rotina selecionada, o porcentual de preenchimento dos campos passíveis de retirada de uso. O cálculo realizado para obtenção desse valor é o número de registros preenchidos da tabela dividido pela quantidade total de registros da tabela, multiplicado por 100. O arredondamento padrão é realizado até 1 casa decimal, ou seja, se o próximo dígito a ser arredondado for 5 ou superior, o último dígito mantido é aumentado em um. Se for inferior a 5, o último dígito mantido permanece o mesmo (Exemplo: 10,45 fica 10,5; 10,44 fica 10,4).

Caso o campo analisado possua um Inicializador Padrão e o retorno seja explicitamente uma string, também validamos qual o porcentual preenchido com o conteúdo padrão. O cálculo realizado para obtenção desse valor é a quantidade de registros com o valor padrão retornado pelo inicializador, dividido pelo número de registros totais da tabela, multiplicado por 100. O arredondamento padrão é realizado até 1 casa decimal, ou seja, se o próximo dígito a ser arredondado for 5 ou superior, o último dígito mantido é aumentado em um. Se for inferior a 5, o último dígito mantido permanece o mesmo (Exemplo: 10,45 fica 10,5; 10,44 fica 10,4).

A coluna Quantidade irá mostrar o total de registros preenchidos do respectivo campo na base. 



A Análise de Base de Dados pode levar alguns minutos para ser concluída e causar queda temporária na performance do banco de dados, pois para avaliar a porcentagem de preenchimento dos campos é necessário fazer uma varredura completa nas tabelas analisadas.


Para executar a Análise de Base de Dados, no passo 2 do Assistente de criação de um novo template ou no passo 2 da Edição de um template, clique no botão Executar análise de dados, destacado em laranja na imagem abaixo:


Após clicar no botão Executar análise de dados, as colunas Quantidade, Preenchimento (%) e Inicializador Padrão (%), que antes estavam destacadas como Sem análise passam a ter valores preenchidos:


A coluna Quantidade se refere ao total de registros preenchidos para este campo nesta tabela. Na imagem abaixo, o campo A1_BAIRRO foi preenchido em 2 registros da tabela SA1:


A coluna Preenchimento (%) se refere a porcentagem de registros que possui este campo preenchido, por exemplo, o campo A1_TEL destacado na imagem abaixo foi preenchido em 20% dos registros contidos na tabela SA1:


Caso o conteúdo da coluna Preenchimento (%) seja igual a Não se aplica, significa que este campo possui o contexto “Virtual”, ou seja não existe fisicamente na tabela. Por exemplo o campo A1_PAISDES destacado na imagem abaixo:


Ao clicar em Ver detalhes do campo A1_PAISDES destacado na imagem acima, podemos ver que este campo possui o contexto “Virtual”:


A coluna Inicializador Padrão (%) terá o conteúdo Não se aplica quando para esse campo não possuir um inicializador padrão com retorno no formato string. Ao clicar em Ver detalhes podemos verificar isso, por exemplo o campo A1_TEL destacado nas imagens acima, onde a coluna Inicializador Padrão (%) está com o conteúdo igual a Não possui:


Caso o campo analisado esteja com um valor diferente de Não se aplica na coluna Inicializador Padrão (%), significa que ele possui um inicializador padrão e o retorno dele é no formato string, ou seja, ele é iniciado com um valor fixo do tipo string. Por exemplo o campo A1_MOEDALC destacado na imagem abaixo:


Ele está com o conteúdo Não se aplica, porém se clicarmos em Ver detalhes iremos notar que ele possui um Inicializador padrão, porém seu retorno é diferente de uma string:


Agora por exemplo o campo A1_TMPVIS destacado abaixo, note que ele está com a coluna Inicializador Padrão (%) com o valor 100 e a coluna Preenchimento (%) com o valor 100, o que significa que em todos os registros na tabela SA1, este campo foi preenchido e que o preenchimento deste campo em 100% dos casos foi com o valor do inicializador padrão, que é fixo e seu retorno é no formato string:


Ao clicar no Ver detalhes do campo A1_TMPVIS destacado na imagem acima, confirmamos essa informação: