Árvore de páginas


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Saúde Planos

Linha de Produto:

Linha Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

Planos - Linha Protheus - Processamento de Contas

Função:

tissLoteGuias

País:Brasil
Ticket:17223063
Issue:

DSAUPC-18817


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Ao utilizar o webservice de Lote Guias, o sistema não está utilizando a crítica X14 - Versão inválida - para criticar e o arquivo fica como acatado no sistema.

Atenção

Como definido no próprio manual do WebService Lote Guias, as validações realizadas pelo Webservice são as básicas, relacionadas ao credenciado (RDA), Operadora, Beneficiários e Eventos.

Em momento algum, o WebService utiliza as mesmas funções, críticas ou validações realizadas na submissão de um arquivo XML, pois são processos totalmente distintos.


03. SOLUÇÃO

Após análise do chamado, em conjunto com a observação acima - sobre as diferenças entre submissão XML e WebService - foi implementado no WebService a validação para verificar se a versão enviada é aceita ou não pela Operadora.

O prestador, ao enviar uma solicitação SOAP com uma versão TISS não mais aceita pela Operadora, irá receber o código de glosa e descrição 5028 - VERSÃO DO PADRÃO INVÁLIDA, sendo sua solicitação recusada pela Operadora, sendo necessário migrar para uma versão aceita pela Operadora ou mais atual da TISS.

Como já existe um motivo de crítica sobre versão aceita ou não pela Operadora - a crítica X14 - que é usada na submissão do XML, exclusivamente para este processo do WebService, iremos utilizar a mesma crítica, para simplificar os processos na Operadora. Contudo, como já dito anteriormente, que os processos de submissão de XML e WebService são distintos e totalmente diferentes, será necessário observar os cuidados abaixo:

ATENÇÃO

  1. No remote, ao acessar a tela de Motivos de Críticas (PLSA505), ao selecionar a crítica X14 (tabela BCT), e clicar em Alterar, no grid inferior é exibida as versões da TISS, caminhos das tags e expressão que será validada (tabela BVN).
  2. Nesse grid, na versão da TISS que deseja não receber - ao clicar no campo Dado/Expressão (BVN_DADEXP), a expressão deve ser um lógico ou uma função sem parâmetros, que retorne um lógico.
    1. Se for colocado uma expressão que use variáveis de submissão do XML - que não existem no ambiente do WebService, expressões que retornem valores diferentes de lógico, expressões que usem funções com parâmetros e etc, o sistema irá ignorar a expressão do campo BVN_DADEXP e efetuar o processamento normalmente, não utilizando a crítica X14.
      1. Para esses casos, sempre que for colocado uma expressão inválida, conforme orientações acima, o sistema irá gerar um log (vldcriticas_webservice.log) na pasta logpls, em Protheus Data, exibindo dados do erro e o motivo, para correção da Operadora e seu time de suporte.
  3. Logo, no campo BVN_DADEXP, deve ser colocado um lógico, ou seja, se a versão 3.05.00 não é aceita, mas a 4.01.00 sim, basta colocar a informação .F. na linha da versão 3.05 e .T. na linha da versão 4.01.00, no campo BVN_DADEXP, para que o prestador, na hora de utilizar o WebService, tenha seu arquivo aceito ou não, baseado na versão.
  4. Exemplo de cadastro, na tela de Motivos de Críticas.
    Nesse exemplo, a Operadora não deseja mais receber arquivos na versão 3.05.00. Basta ir até a crítica X14, e no grid inferior, na linha da versão 3.05.00, clicar no campo Dado/Expressão (BVN_DADEXP) e imputar o valor lógico .F., onde o XML e agora, o WebService, não irão aceitar solicitações na versão 3.05.00.



04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Documento de Referência WebService TISS Lote Guias: Web Service TISS Lote Guias.

Documento de Referência Mensagens TISS: WebServices Mensagens TISS.


05. ASSUNTOS RELACIONADOS

  • Não aplicável.