Árvore de páginas

Este documento tem o objetivo de mostrar como parametrizar o sistema PMS (VHF) e o sistema de Chave Eletrônica para funcionar com o Cloud.

Guia passo a passo

  1. Identificar a configuração do ambiente do cliente
  2. Configurar o sistema Chave Eletrônica
  3. Configurar o sistema VHF

1. Identificando a configuração do ambiente do cliente

  • Verificar se o PMS (VHF) esta rodando no cloud.
  • Verificar qual é o modelo da gravadora, e consulte na lista, se a mesma esta homologada no sistema. 
  • Verificar com o cliente se existe uma gravadora por estação do hotel ou se vai ser uma única gravadora e todas as estações se comunicaria com essa gravadora.


Após colher todas as informações, prosseguimos para os passos de configuração do sistema de chave eletrônica, e em seguida o de configuração do VHF.

2. Configurando o sistema Chave Eletrônica

Execute o sistema de "Chave Eletrônica" com o parâmetro "-p", e marque os parâmetros abaixo:

    1. O sistema de Chave Eletrônica é instalado localmente no cliente, sem necessidade alguma de configuração no ambiente Cloud.
    2. Exibir tela de configuração
    3. Utilizar comunicação via API?


  • Na tela que se abre, clique no botão "configurar chave" para configurar os parâmetros da gravadora.

          


  • Na tela de configuração, siga as instruções abaixo:
    1. Clique em incluir para adicionar uma nova gravadora
    2. Selecione o modelo da gravadora no combo e clique no botão para carregar a configuração padrão.
    3. Ajuste as opções de acordo com o seu ambiente, como IP e Porta da Gravadora física
    4. O parâmetro "endereço da API", já é preenchido automaticamente quando clicamos no botão para carregar a configuração padrão.
    5. Gerar um novo Guid que identifica unicamente a gravadora. 
    6. O campo "Diretório do arquivo de configuração" é o local onde será gravado o arquivo de configuração da chave eletrônica, este mesmo arquivo será utilizado pelo PMS. Verifique com o "time de cloud" qual foi a unidade mapeada para o seu acesso, e coloque na parametrização.

         

        


O campo "Identificador da gravadora (GUID)" é preciso gerar sempre que for configurar uma nova gravadora, caso seja uma única gravadora por recepção do hotel, basta copiar o arquivo de configuração do primeiro terminal que foi configurado, e replicar para os outros terminais, colocando na pasta de configuração da chave.


  • Para finalizar a configuração, clique em confirmar, depois feche o sistema de Chave Eletrônica, execute novamente com -p, desmarque a opção "Exibir tela de configuração" e clique em "Confirmar".

       

        

  • Após a configuração, o sistema de Chave Eletrônica vai estar executando e mostrando a tela de monitoramento, onde podemos verificar o que esta sendo enviado para a gravadora.

       


  • O sistema "Chave Eletrônica" também fica minimizado perto da hora do computador e tem um menu com algumas opções quando clicamos com o botão direito do mouse sobre ele.
    1. "Monitorar" serve para mostrar a tela de monitoramento de solicitações de gravação de chaves enviadas pelo PMS para a gravadora.
    2. "Cadastrar gravadoras" quando configurado para comunicar via API, serve para configurar uma nova gravadora.
    3. "Escolher gravadora" não é compatível com Chave Eletrônica em ambiente Cloud.
    4. "Sair" fecha o sistema de Chave Eletrônica.

       


3. Configurando o sistema VHF

  • Execute sistema "VHF" e acesse o Parâmetros do Sistema em "Sistema → Configuração → Parâmetros do Sistema"

           


  • Na tela de parâmetro do sistema, clique no botão "Editar" e depois procure a aba "Integração API", conforme imagem abaixo.

         


  • Na aba de "Integração API", procure a opção "Chave Eletrônica API", clique no botão para selecionar a pasta onde esta o arquivo de configuração da chave eletrônica, previamente configurada no passo 2.

         


  • Na tela que se abre, selecione o caminho onde esta o arquivo e clique no botão "OK".

          


  • Após esses passos clique no botão "Confirmar" da tela de "Parâmetros do Sistema" para finalizar a parametrização do VHF para funcionar com o "Chave Eletrônica API".


Para configuração em "Cloud", precisamos compartilhar uma pasta na máquina local e o drive X é já mapeado automaticamente, ficando disponível no sistema para ser utilizado, geralmente a letra mapeada é a letra "X", mais verifique se foi esta letra mapeada para o seu acesso. Caso a configuração seja on-premise, basta apontar para o arquivo de configuração da "chave eletrônica", previamente configurada no passo 2.

Informações sobre o mapeamento