Árvore de páginas


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Varejo Franquias e Redes

Linha de Produto:

Franquias e Redes

Segmento:

Varejo

Módulo:

Fiscal

Função:Integração de NF-e
País:Brasil
Ticket:
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVARLIVE-10445


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Atualmente a rotina de integração envia a NF-e para o TPF que a envia para a Sefaz solicitando que a mesma seja autorizada para uso. A Sefaz retorna um numero de protocolo de recebimento justamente porque o processamento pode não ocorrer no momento do envio devido as validações que são realizadas para saber se a NF-e é válida.
Posteriormente ao envio da NF-e realizamos uma consulta de Lote informando esse número de protocolo recebido, essa consulta pode retornar alguns status:

    • 100 - Autorizado o uso da NF-e:  
      Este retorno será apresentado quando não houver nenhuma falha/erro nos dados informados na NF-e enviada, ela é a confirmação da emissão da nota.
    • 103 - Lote recebido com sucesso:
      Este retorno será apresentado quando a SEFAZ receber o lote de NF-e enviado e o Webservice estará processando o XML para verificar sua autenticidade.
    • 104 - Lote processado:
      Este retorno será apresentado quando o lote enviado já estiver sido processado, e a SEFAZ já terá um retorno sobre a respectiva nota.
    • 105 - Lote em processamento:
      Este retorno será apresentado quando for realizado uma consulta pelo número de recibo do lote e o Webservice ainda não terminou de processar o XML enviado.
    • 110 - Uso Denegado:
      Este retorno será apresentado quando houver alguma das seguintes situações relacionada a Inscrição Estadual (I.E):  I.E. Suspensa, Cancelada, Baixada ou em Processo de Baixa
    • Ou ainda com códigos de erro na faixa de 200 que representam rejeições identificadas nas informações enviadas na NF-e

Em alguns casos esse retorno de status vindo da Sefaz pode demorar um pouco mais do que o necessário para a rotina de emissão detecta-lo e consequentemente o status dela no sistema fica incorreto no momento, mas sendo corrigido após o processo de checagem via procedure ser iniciado o que ocorre a cada 10 minutos.

03. SOLUÇÃO

Foi implementado um ajuste na rotina de integração com o TPF que verifica o status retornado e caso esse status seja igual a 103, 104 ou 105 é realizada uma nova consulta de lote no TPF mas com limite de 10 consultas e com intervalo de 5 segundos entre elas. Caso a consulta de lote tenha um retorno diferente dos códigos citados ou esgote o limite de 10 tentativas a rotina segue com o seu fluxo.

04. DEMAIS INFORMAÇÕES

05. ASSUNTOS RELACIONADOS