Árvore de páginas


Descrição

Caso alguma das informações solicitadas nos eventos da serie R-4000 tenham sido inseridas no Backoffice Protheus antes da atualização do ambiente para a EFD-Reinf 2.1.1, será necessário atender a uma das opções abaixo:

  • Incluir a informação novamente no sistema atendendo as pré-condições necessárias para o envio dos eventos R-4000;
  • Lançar os dados diretamente no TAF;

Caso for optado por inserir os dados no TAF, seguem abaixo alguns cenários possíveis para auxiliar no procedimento:




1) O Documento de Entrada (MATA103) foi inserido no sistema antes da atualização para o REINF 2.1.1, ou seja, sem vinculo com a "Natureza de Rendimento" e dentro do período de vigência os eventos R-4000. Possui retenção de IRRF com fato gerador no lançamento contábil (emissão) e PIS, COFINS e CSLL com fato gerador no pagamento. Posteriormente foi feita a baixa do título a pagar.

Como no momento da inclusão do título (via Documento de Entrada) não houve o vinculo com a(s) natureza(s) de rendimento, os dados das retenções não foram gravados na tabela FKW. No momento da baixa, consequentemente não foi gravada a tabela FKY, e assim não atendendo as pré-condições para o Extrator Fiscal (EXTFISXTAF) integrar as informações para TAF.

Para inserir os dados do pagamento no TAF, deve ser cadastradas as informações:

    1. Inserir a nota fiscal na rotina TAFA062 ;
    2. Inserir o título/fatura na rotina TAFA448 com a retenção do IRRF;
    3. Inserir o pagamento do título/fatura na rotina TAFA535 com as retenções do PIS, COFINS e CSLL;

Obs: Caso a situação acima ocorra com um título a pagar que não tenha sido originado de um Documento de Entrada, basta pular a etapa 1 do procedimento acima.



2) O Documento de saída (MATA461) foi inserido no sistema antes da atualização do REINF 2.1.1 e dentro do período de vigência, possuindo auto retenção do IRRF (gera TX no contas a pagar). Ou seja, não possui o vinculo com a "Natureza de Rendimento", mas deve estar no evento R-4080.

Como no momento da inclusão do título (via Documento de Saída) não houve o vinculo com a(s) natureza(s) de rendimento, os dados da retenção do IRRF não foram gravados na tabela FKW, e assim não atendendo as pré-condições para o Extrator Fiscal (EXTFISXTAF) integrar as informações para TAF.

Para inserir os dados do pagamento no TAF, deve ser cadastrar as informações da auto retenção no recebimento na rotina TAFA542 . Se essa situação ocorrer com um título a receber sem vinculo com o Documento de Saída, o procedimento no TAF é o mesmo.



Para maiores informações, acesse a pagina centralizadora do EFD-Reinf do TAF.