Árvore de páginas

Ao alterar o preço de venda de um produto em uma tabela de preço juntamente a manipulação de um pedido de venda ou orçamento, o preço unitário de um produto será mantido de acordo com o valor retornado pela tabela inicialmente e somente será atualizado para o novo valor caso a quantidade seja alterada, isso ocorre pois é criada uma relação em memoria do produto, quantidade e valor. Este comportamento tem como objetivo, além de preservar a performance do processo, garantir que itens distintos que eventualmente possuam o mesmo produto e quantidade não tenham divergência de valor em um mesmo pedido ou orçamento.


Por que ao alterar a quantidade é carregado o novo valor?

Isso ocorre, pois a tabela de preço trabalha com valores por faixa, logo uma quantidade distinta pode apresentar outro valor e por isso uma nova consulta a tabela é realizada.


Exemplos:

Pré-Condições


Criar um pedido de venda ou orçamento utilizando a tabela de preço 001 e incluir o produto PRODUTO_A:


Com o pedido de venda ou orçamento em aberto, alterar a tabela de preço 001 com o novo preço de venda do PRODUTO_A para R$200,00:

O valor do preço unitário não será atualizado no pedido de venda ou orçamento, pois a quantidade informada no item foi atribuída ao valor inicial da tabela de preço, para manter o preço de faixa já firmado antes de seu reajuste e também evitando a perda de performance da rotina: 


Ao alterar a quantidade desse mesmo item no pedido de venda ou orçamento, o preço unitário será atualizado, pois a nova quantidade informada no item não foi atribuída ao valor inicial antes do reajuste da tabela de preço, e será realizado uma nova consulta na tabela de preço atualizando o preço de faixa para esse item.

Quando retornamos para uma quantidade já informada no item, o preço unitário será o preço de faixa já atribuído anteriormente ao valor inicial da tabela de preço negociada, não realizando uma nova consulta na tabela de preço.


Observações

As rotinas de Pedidos de Venda ou Orçamentos tem esse comportamento para manter o preço unitário já carregado pela tabela de preço de acordo com a quantidade informada no momento da venda. Para considerar os valores atualizados da tabela de preço, será necessário sair e entrar novamente das rotinas de Pedidos de Venda ou Orçamentos.

Vigência

É importante se atentar a vigência do produto na Tabela de Preço (DA1_DATVIG) em relação a data de emissão do Pedido de Venda (C5_EMISSAO)!

Ao manipularmos uma tabela de preço e incluirmos novas linhas de produto o campo DA1_DATVIG recebe por padrão a data base do sistema. Sendo esta data a qual o item passa deter validade para sua atribuição nos pedidos, os pedidos com emissão anterior a esta data irão "ignora-lo".

Exemplo:

Ao incluir altera a tabela de preço incluindo uma linha de produto em , pedido com C5_EMISSAO anterior a esta data de não identificarão o preço deste item como válido e portanto não farão sua carga nas linhas do pedido.