Árvore de páginas

IMPORTANTE: Antes de realizar a instalação do iCMNet 25, leia esse manual até o final e siga todo o passo a passo, em caso de dúvidas entre em contato com a equipe de Suporte TotvsCMNet Reservas.

Guia passo a passo

  1. Pré-Requisitos 
  2. Overview
  3. Parametrizações
  4. Instalação 
  5. Configuração

1 - Pré-Requisitos

Para utilização desta integração, os hotéis precisam ter:

  • Para iCMNet v25.04.10 ou inferior - obrigatório VHF atualizado até no máximo a versão 12.01.2402.03 
  • Para iCMNet v25.04.11 ou superior - obrigatório VHF 12.01.2402.05 ou superior
  • Máquina com mínimo de 2GB de memória Ram livre para o ICMNet processar;
  • Mínimo de 1GB de espaço livre em disco;
  • Processador Dual Core;
  • Base de dados Oracle – (Legado + Todos Serviços Higs);
    • Para clientes que atualizarem da versão 24 ou inferior para a versão 25 terão os scripts de banco executados de forma automática pelo instalador.  
    • Caso ocorra erros na conexão fazendo referencia aos serviços de RATEAMOUNT, RULE e ou INVENTORY, será necessário reinstalar o iCMNet marcando como “Sim” a flag “Refaz estrutura dos serviços de Tarifas-Regras e Inventário”. (Disponível apenas para Banco Oracle)
  • Base de dados SQL – (Legado + Serviços Higs (SOMENTE GuestRelation e Profile));
  • Para a aplicação VHF_API acessar o banco de dados:
    • Conexão local usando Oracle é necessário ter o client 32 bits instalado no estação cliente.
    • Conexão local usando SQLServer é necessário instalador o client que vai junto com o instalador.
    • Conexão remota é necessário as mesmas configurações acima com as variações de banco de dados.

2 - Overview

ICMNET: Serviço de integração atual do PMS VHF com o CMNet Reservas, no qual  incorpora as parcerias com os GDS.

Mas também, neste momento a ferramenta estará absorvendo os recursos de transmissão e recebimento de informações dos parceiros através das APIs dos serviços HIGS. Para maiores informações sobre esses novos serviços entre em contato com o nosso time de vendas/comercial.

3 - Parametrizações

O PASSO A PASSO ABAIXO DEVE SER FEITO OBRIGATORIAMENTE ANTES DA INSTALAÇÃO DO ICMNET 25

 

Como primeiro passo, a equipe do Hotel ou seu TI deverá possuir duas informações do hotel, o IDCMNet e o Código CMNet.

IDCMNet = Ex.: 12345 – Combinação numérica que identifica o hotel na CMNet (obs.: não é o mesmo idhotel do banco de dados do VHF)

Código CMNet = Ex.: FLHO – Código de até 4 letras que identifica o hotel – Essa informação já existe hoje gravada dentro do Configurador do iCMNet da versão atual usada pelo hotel.



Para o clientes que ainda não possuírem essa informação, realizamos uma implementação no sistema para que os hotéis tenham acesso a suas informações de IDCMNet e Código CMNet sem ter que entrar em contato com o suporte TotvsCMNet Reservas.

Desta forma orientamos que acesse o Hotvweb conforme passo a passo abaixo e caso não localize o seu IDCMNet e/ou Código CMNet ou tenha dúvidas, entre em contato com o suporte TotvsCMNet Reservas.


Hotvweb > Dados do hotel > Informações > Distribuidores

Nessa tabela se atente para a linha do Distribuidor “CMNet” onde:


ID da Propriedade = IDCMNet

Chain Code = Código CMNet



De posse dessas informações, devem acessar o VHF e inserir esses dados conforme abaixo:

Entrar no VHF > Acessar a tela Cadastros > Hotel > Procurar e selecionar o hotel desejado > Editar > Guia “Parâmetros Adicionais” > Preencher os campos “Código Higs” e “Código CMNet” > Confirmar

  • Colocar o IDCMNet no campo Código Higs na guia Parâmetros Adicionais no cadastro do hotel.
  • Colocar o Código CMNet no campo Código CMNet na guia Parâmetros Adicionais no cadastro do hotel.

Obs.: Se tratando de hotéis de Rede na mesma base de dados, esse procedimento deve ser realizado em todos os hotéis.

Se essa configuração no VHF não for feita corretamente, a conexão do iCMNet 25 NÃO será realizada.


Existe ainda uma configuração necessária no VHF que, se não realizada, impede a conexão de ser finalizada com todos os dados e a visualização correta no VHF de reservas migradas na tela de Consulta Geral.

Caminho da tela: VHF > Sistema > Configuração > Parâmetros do Sistema > editar > Integração CMNet




Nessa aba Integração CMNet, deve estar marcada a flag "Integrado com CMNet" e no campo Usuário CMNet deve estar selecionado o usuário de sistema que estará vinculado ao usuário de banco configurado dentro do integrador iCMNet. O usuário de sistema selecionado pode ser qualquer um de escolha do hotel e precisa estar obrigatoriamente dentro de algum Grupo de usuários de acesso, não pode estar "solto", aconselhamos ser o grupo ADM. Esse usuário selecionado é o que ficará gravado nas tabelas de log como sendo o que realizou tudo referente a integração de informações pelo iCMNet, normalmente esse usuário é criado no momento da implantação com o nome de CM ou CMNET.




3 - Instalação

Como essa versão do iCMNet irá executar scripts no banco de dados, orientamos que a instalação seja feita com as estações do VHF fechadas ou com pouca/quase nenhuma utilização.

Antes de realizar a instalação do iCMNet25, se certifique que não há nenhuma versão anterior instalada e ativa. Caso exista, interrompa a conexão, se tiver o serviço ativo o interrompa também e em seguida desinstale o iCMNet através do ícone “unistall” localizado na pasta “WinCMNet”. 

Por segurança, além de fazer uma cópia de segurança do arquivo clientcmnetconfig, guarde em um bloco de notas as informações de conexão com o banco de dados e IDHotel que constam no ConfigCMNet.

Exclua a pasta de instalação da versão anterior e todos os seus arquivos.


O arquivo de instalação do iCMNet 25 estará disponível na Central de Downloads https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000045/6/Totvs%20CMNet%20Hotal/

Instale o arquivo “ICMNET25” no servidor ou na máquina desejada (lembrando que essa máquina com o iCMNet deve sempre permanecer ligada). que estará disponível na Central de Downloads Pressionar o botão “Avançar” 


Escolher a pasta que onde será instalado o sistema e pressionar o botão “Avançar”.


Como sabemos para o funcionamento correto do iCMNet 25, é necessário a execução de alguns scripts no banco de dados e agora isso é um passo feito de forma automática na instalação do iCMNet25. Basta preencher a tela abaixo com os dados do Banco de dados.

A partir da versão v25.04.11, a atualização de banco deixou de ser opcional como nas versões anteriores da v25, onde era permitido ao hotel seguir com a instalação pulando a atualização de Banco caso quisesse fazer isso de forma manual após copiar os scripts, nessa versão é obrigatória a atualização automática do banco de dados para a sequência da instalação.

Caso a equipe do hotel queira ter acesso aos scripts, eles estarão disponíveis no caminho padrão de instalação: C:\cm\WinCMNet\.install4j\user\script-database\liquibase\clob-files


Lembrando que o usuário do banco que for configurado no iCMNet (que normalmente por padrão é o CM) deve ter direito de acesso a todas a operações no banco, acesso total.

 

Em relação aos scripts dos serviços de Tarifas/Regras e Inventário, se o hotel possuir parte dessa estrutura já configurada em seu banco de dados, o iCMNet não altera ou subscreve qualquer pré configuração, mesmo estando incompleta ou de alguma forma errada.

Pensando no tratamento destes casos, existe a flag na tela inicial do instalador do iCMNet com a descrição "Refaz estrutura dos serviços de Tarifas/Regras e Inventário”, que fará o reset de qualquer estrutura já existente, ocorrendo uma nova configuração no banco de dados dos serviços Rule, RateAmount e Inventory. Por padrão essa flag virá sempre marcada como a opção "Não" e aconselhamos que para usá-la, entre em contato primeiro com o suporte TOTVS.



Seguem abaixo os cenários possíveis, vamos considerar que a Flag "Atualizar banco automaticamente" estará marcada como sim.

1 - Hotel NÃO possui nada da estrutura (Rule, rateamount e Inventory) no banco de dados e flag "Refaz estrutura" marcada como "Não".
>>> Neste caso o instalador do iCMNet irá CRIAR automaticamente toda essa estrutura.

2 - Hotel POSSUI total ou parte da estrutura (Rule, rateamount e Inventory) no banco de dados e flag "Refaz estrutura" marcada como "Não".
>>> Neste caso o instalador do iCMNet não fará nada nessa estrutura de Rule, rateamount e Inventory já existente, apenas irá criar o que estiver faltando, mas não corrigi o que já está criado se estiver errado.

3 - Hotel NÃO possui nada da estrutura (Rule, rateamount e Inventory) no banco de dados e flag "Refaz estrutura" marcada como "Sim".
>>> Neste caso o instalador do iCMNet irá identificar que essa estrutura não existe, ignorar a flag Drop como "Sim" e CRIAR automaticamente toda essa estrutura.

4 - Hotel POSSUI total ou parte da estrutura (Rule, rateamount e Inventory) no banco de dados e flag "Drop" marcada como "Sim".
>>> Neste caso o instalador do iCMNet irá identificar que essa estrutura existe, excluir toda ela e À RECRIARÁ automaticamente.


OBS.: O cenário citado no item 4 não deve ser realizado em Redes com mais de 10 hotéis na base de dados sem a supervisão do time do Suporte da TOTVS devido a sobrecarga na base.

OBS.: Na grande maioria dos clientes NÃO SERÁ necessário usar essa opção marcada como "Sim" por isso, na dúvida, aconselhamos a manterem o padrão já marcado como "Não".

OBS.: Para Redes de Hotéis, é completamente desaconselhável o uso dessa flag como "Sim" sem prévia análise e orientação do time de Suporte da TOTVS.


Como os serviços de RATEAMOUNT, RULE e ou INVENTORY não estão disponíveis para banco SQL essa flag citada acima fica esmaecida e indisponível pra uso quando selecionado a opção de banco MSSql.


Após clicar em "Avançar", a execução de scripts levará um certo tempo e ficará sendo mostrada como carregando com a tela abaixo:

 

 

 

Em seguida aparecerá a opção de seleção de Idioma e basta clicar em OK.

 

 

 Em seguida surgirá a tela de instalação da VHF API

A VHF API é uma aplicação que seguirá rodando junto ao iCMNet 25 mas que só precisa estar ativa para clientes que usam os serviços de Guest ou Twoway do Higs, para a integração exclusiva do VHF com o CMNet Reservas, a VHF API não precisa estar ativa, mas orientamos que mesmo assim siga com a instalação e configuração dela, para caso de um dia o hotel vir a ativar algum dos serviços do HIGS citados, bastará ativar a mesma.


Confirme o diretório de instalação e clique em Avançar e depois Instalar:


Aguarde o carregamento da instalação:


Assim que a aparecer a tela de Configuração do Serviço VHFAPI, realize a configuração com as mesmas informações do Banco de Dados do cliente nos campos Alias do Servidor, Schema, Usuário e Senha, em seguida clique em Salvar Configurações.


Após clicar em Salvar Configurações, irá aparecer a mensagem de Configuração gravada com sucesso e basta clicar em OK.


Após clicar no OK dessa mensagem, repare que o botão de Start da tela de Configuração da VHFAPI será ativado (ficará esmaecido) ligando assim a aplicação e essa tela será fechada ficando em segundo plano.


Durante todo o processo de configuração da VHF API teremos as duas telas abaixo em aguardo e agora basta clicar em Concluir.


Aguardar a instalação terminar.

   

Ao terminar a instalação será exibida a tela de conclusão.


Ao pressionar o botão “Terminar”, será exibida a tela abaixo para configurações. 


5 - CONFIGURAÇÕES

A partir da versão 25.04.10, o configurador do iCMNet foi reformulado. Agora o novo configurador do iCMNet possui apenas 2 abas, Configurações e Hotéis. Retiramos as abas de configurações não mais existentes, serão exibidas apenas as informações que o cliente pode precisar ver e/ou alterar.



Para clientes que já possuem o iCMNet de versões anteriores, existe a possibilidade de fazer um cópia do arquivo de configuração “clientcmnetconfig.xml” que guarda todas as informações de configuração como os dados do banco e a lista de hotéis e substituir esse arquivo na pasta raiz de instalação da versão atual do iCMNet, esse é um procedimento muito usado em rede de hotéis que possuem vários hotéis configurados na mesma base para que não seja necessário digitar todas as informações de Cod. Hotel e Id Hotel novamente. Mas recomendamos que essa operação seja feita apenas por TIs ou sob supervisão do time Totvs. Se for realizado essa substituição de arquivos de configuração, orientamos que abra o “Configurador_ICMNET” e sem alterar nada apenas clique em “Salvar”, apenas para ajustes da estrutura do XML para a versão atual.


1 – Aba Configurações

1.1 – Serviço_URLs – Nessa opção temos as URLs de conexão do iCMNet que só devem ser alteradas se houver alguma orientação do time Totvs. As URLS já virão preenchidas com o nosso endereço padrão e caso o cliente deixe algumas delas vazias, ao clicar em Salvar, automaticamente o campo será preenchido novamente com o nosso endereço correto. 


Obs.: Se optarem por usar o arquivo “clientcmnetconfig.xml” de uma versão igual ou inferior a v21, será necessário atualizar as URLs de conexão para as citadas acima.


1.2 – Serviços _Intervalo Reservas/Disponibilidade – Campo novo e disponibilizado a partir da versão v25.04.10, conexão mais rápida dos serviços de Disponibilidade e Reservas. Neste campo deve ser inserido o tempo mínimo desejado pelo hotel para realizar a transmissão de reservas e disponibilidade do serviço CMNet Reservas em separado. O tempo mínimo para esse campo é de 5 minutos. Todo o restante do serviço que abrange a parte cadastral (Contratos, tarifas, UHs etc) permanecerá no tempo mínimo de 30 minutos que é estabelecido e configurado na base Totvs.

1.3 – Proxy – Este campo permanece inalterado em relação as versões anteriores, caso o cliente possua essa opção de segurança, basta inserir os dados solicitados para que o iCMNet não seja bloqueado por ela.

1.4 – Banco de Dados – Todas as informações do banco como IP, caminho do banco e porta que são inseridos no instalador, são transferidos automaticamente para o campo String de conexão, não sendo necessário mais ao hotel digitar essas informações e clicar na opção “Gerar URL de Conexão” opção essa que agora foi descontinuada, caso em algum momento o hotel altere alguma de suas informações de banco, basta preencher no configurador todos os campos solicitados e clique em Salvar. Em caso de necessidade de alterar algum item da String de conexão, somente será gravada a alteração após clicar em salvar se forem preenchidos os dois campos de IP e caminho do banco. Qualquer operação do usuário fora do ideal, o configurador irá disparar uma mensagem de alerta.

 

2 – Aba Hotéis



2.1 – Nesta opção a operação segue a mesma porém agora somente com os Campo Id Hotel (VHF), Cod. Hotel (CMNet Reservas), Importar Clientes (S ou N) e Chave pública (ainda não utilizada), sendo o preenchimento obrigatório dos 3 primeiros campos descritos.

OBS.: O campo Código Hotel (trata-se do Código CMNET encontrado no VHF (guia Parametros adicionais no cadastro do hotel)


2.2  – Agora é possível ordenar a lista de hotéis no caso de redes que possuem mais de uma unidade no mesmo configurador


2.3 – Caso a equipe esqueça de inserir algum hotel no configurador após a instalação ou deixar a linha de algum hotel sem um dos itens obrigatórios como ID Hotel, Código Hotel e/ou Importar Clientes, será exibida uma mensagem perguntando se deseja seguir editando e inserir a informação que falta ou salvar sem nenhum Hotel ou apagando da lista aquele que não está com as informações completas.


2.3 – Após preencher o configurador, basta clicar em Salvar, confirmar a mensagem de “Configurações salvas com sucesso” e depois Sair.


Ao completar as configurações, clique em “Salvar” e depois em "Sair".

Executar o sistema “Integrador CMNet Reservas“ que foi criado um atalho na área de trabalho. 

Após clicar no ícone do iCMNet, não é mais necessário selecionar o mesmo após aparecer na Barra de Tarefas próximo a data e hora do computador e clicar na opção mostrar log, o log abrirá automaticamente após cerca de 5 a 10 segundos.


IMPORTANTE - Lembramos que assim como nas versões anteriores: 

  • O iCMNet não pode estar instalado em mais de uma máquina, só pode haver uma conexão ativa para o mesmo hotel.



Artigos relacionados