Árvore de páginas

01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Varejo Franquias e Redes

Linha de Produto:

Franquias e Redes

Segmento:

Varejo

Módulo:

TOTVS PDV Omnishop

Função:Configuração Dispositivo
País:Brasil
Ticket:
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DVARLIVEPDV-14567


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Dispositivos móveis estão com dados fiscais (número de nota e série de venda) incorretos fazendo com que as vendas sejam rejeitadas.

03. SOLUÇÃO

Foi identificado que após o Google liberar a versão do Android 10, foi alterado a permissão do aplicativo para obter algumas informações como: número de série, IMEI, entre outras informações de dispositivo. Essas informações eram utilizadas para relacionar o dispositivo juntamente com o 
TOTVS Franquias e Redes - Retaguarda para armazenar os dados de número de nota e série de venda.
Apenas aplicativos com a permissão READ_PRIVILEGED_PHONE_STATE conseguem ter acesso a esses dados e o aplicativo não pode aplicar essa permissão, ela está restringida para aplicativos da operadora, aplicativos do próprio Google ou aplicativos proprietário do perfil de trabalho, conforme documentação do Android.

Link documentação do Android versão 10, seção de privacidade: https://developer.android.com/about/versions/10/privacy/changes


Com essa restrição, a partir da versão 3.0.265.0 do PDV Omnishop, o aplicativo passa a usar identificação do id do Android, composta por números e letras, independente da versão do Android. 

Obs.: Essa identificação (id do Android) só é alterada caso o dispositivo tenha seu padrão de fábrica restaurado, fazendo com que seja gerada nova identificação.

Como irá funcionar esse novo fluxo de identificação?

  1. Novos dispositivos
    1. Quando o usuário realizar a leitura do QRCode para configurar seu novo dispositivo, o PDV irá validar se ele realmente não existe localmente configurado em banco de dados. Caso não encontre, será feito uma validação no TOTVS Franquias e Redes - Retaguarda, consultando se a identificação do dispositivo já existe na tabela IdentificadorPDV.
    2. Se a identificação for encontrada no TOTVS Franquias e Redes, o PDV irá assumir os valores disponíveis de sua última operação de venda, caracterizando que a máquina local da loja pode ter sido formatada.
    3. Se a identificação não for encontrada no TOTVS Franquias e Redes, o PDV irá receber o último valor de série de venda obtido no TOTVS Franquias e Redes através da tabela de venda (Operacao).  
  2. Dispositivos já configurados 
    1. Quando o dispositivo já existir e estiver configurado no PDV Omnishop seguirá o fluxo existente, não recuperando a informação de sua identificação no TOTVS Franquias e Redes - Retaguarda.
  3. Identificação do dispositivo na retaguarda
    1. As novas identificações de dispositivos, a partir dessa versão são sincronizadas através da operação de venda, informando o TOTVS Franquias e Redes sua identificação atual.
    2. Essas informações serão armazenadas na tabela IdentificadorPDV, sendo:

                 Numero → O número do PDV

                 SerieOnline → O número de série da venda para lojas com modelo fiscal NFC-e

                 NumeroOnline → O número de nota da última venda

                 Identificacao → Windows (hostname da máquina) e Android (id interno do Android)

                 SistemaOperacional → 0 (Não identificado), 1 (Windows), 2 (Android)

                 Nome → Nome do dispositivo

                 Modelo → Modelo do dispositivo

                 Marca → Marca do dispositivo


04. PRÉ-REQUISISTOS


Produto

Versão mínima

TOTVS Franquias e Redes - Retaguarda6.64 HF 06
TOTVS Varejo Franquias e Redes - (Client)

2022.7.12.17

TOTVS PDV Omnishop

3.0.271.0