CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela  Orçamento empresarial
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Orçamento empresarial
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

Este documento tem como objetivo descrever os procedimentos para o cadastro do orçamento empresarial. Também serão abordados os processos de aprovação e revisão do orçamento.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Gestão Orçamentária > Planejamento> Orçamento empresarial - GOR_00002


Pré-Requisitos e Restrições

Possuir acesso ao módulo Gestão orçamentárias e suas aplicações.

Utilizar o módulo Contábil Web. 

Possuir pelo menos um Grupo Orçamentário cadastrado na aplicação de Grupo orçamentário


Passo a Passo

Acesse o módulo Gestão Orçamentária, clique no menu Planejamento, aplicação Orçamento empresarial. 


Imagem 1 - Tela inicial dos Orçamentos.


Para a criação de um novo Orçamento, é necessário que exista pelo menos um Grupo Orçamentário cadastrado. Caso não exista, será exibida uma mensagem redirencionando para o Cadastro de Grupos.


Imagem 2 - Redirecionamento para o cadastro de Grupos.


Clique nas ações da listagem de orçamentos, para Gerir propostas, Editar e Excluir Orçamentos:

  • Gerir propostas: Permite a visualização, importação e revisão de valores das propostas referentes ao orçamento.
  • Editar orçamento: Permite a edição e solicitação de envio de propostas dos Orçamentos com o Status Rascunho, Aguardando Propostas e Erro Importação.
  • Revisar orçamento: Encaminha para a página de Revisões do orçamento, permitindo iniciar uma nova revisão, editar, preencher novos valores das propostas e consultar as revisões em andamento.
  • Apagar orçamento: Realiza a exclusão do Orçamento caso ele esteja com o Status Rascunho, Aguardando Propostas e Erro Importação.


Imagem 3 - Ações listagem orçamento.


Preencha os campos:

  • Nome: Inserir um nome para o orçamento.
  • Vigência:  Ano corrente do novo orçamento. 
  • Prazo de entrega das propostas:  Esse campo servirá para que o usuário selecione uma data de entrega da proposta orçamentária. 

A data de entrega deverá ser de até 1 dia antes do ano vigente selecionado.


Quando a responsabilidade estiver como Gestores orçamentários o preenchimento do campo será obrigatório.

Quando a responsabilidade estiver como Controladoria o preenchimento do campo será opcional.

  • Responsabilidade de preencher as propostas: Neste campo o usuário irá definir quem informará os valores orçados, entre as opções Gestores orçamentários e Controladoria. Orçamentos com a responsabilidade Gestores orçamentários tem sua finalidade para construção do orçamento de forma colaborativa entre os departamentos, enquanto os com a responsabilidade Controladoria tem sua finalidade para uma construção topdown, por exemplo um controller realiza a construção do orçamento sem ter a necessidade de colaboração efetiva na ferramenta.
  • Método de preenchimento: Neste campo o usuário ira definir qual a forma de preenchimento dos valores orçamentos entre as opções Preenchimento manual e Importação de dados. Para preenchimento manual, as propostas serão disparadas para os gestores orçamentários, podendo assim ser realizado o preenchimento colaborativo. Para preenchimento via importação, o usuário poderá selecionar um arquivo contendo os valores orçado para importar.

Após preencher os campos, clique no botão Avançar.

                                                                           

 

Imagem 3 - Parâmetros do novo Orçamento.

Nesta etapa, serão listados os grupos orçamentários para ser feito o vínculo com o orçamento, podendo ser selecionados um ou vários grupos.

Poderá ser feita uma busca pela Descrição ou Gestor do grupo, e caso não seja encontrado o grupo desejado, pode ser feito o cadastro através do botão Cadastrar Grupo, direcionando para a tela de Grupos Orçamentários.

                                                                                                             

Imagem 4 - Vincular grupos.


Após a seleção dos grupos orçamentários, clique no botão Criar orçamento para finalizar o cadastro. Caso a responsabilidade do orçamento selecionada seja Gestores orçamentários e o Método de preenchimento seja Preenchimento manual, o usuário  poderá solicitar o preenchimento das propostas, assim criando o Orçamento com o status de Proposta solicitada. Se a proposta não for gerada no momento da inclusão, a solicitação de preenchimento será feita toda vez que o Orçamento for editado.

Imagem 5 - Solicitar preenchimento das propostas.


Caso a responsabilidade seja Controladoria e o Método de preenchimento seja Importação de dados, o usuário poderá iniciar o processo de importação, selecionando um arquivo na tela de proposta. Se a importação não foi iniciada no momento da inclusão, a mesma poderá ser feita posteriormente acessando a opção Gerir Propostas no menu de ações.

Imagem 6 - Iniciar a importação das propostas.


Importação via arquivo

Orçamentos com a responsabilidade Controladoria, o preenchimento dos valores das propostas será realizado via importação de arquivo no formato .csv. Para realizar a importação via arquivo, clique na ação Gerir propostas do orçamento desejado, sendo redirecionado para a tela de Propostas de orçamento. Para realizar a importação, é obrigatório que o usuário logado na aplicação esteja cadastrado como usuário orçamentário, clique aqui para visualizar a página de cadastro de usuários. 

Imagem 7 - Gerir propostas do orçamento.


No botão Importar propostas, será aberta uma janela para que o arquivo com os valores das propostas seja importado, após confirmação, será feito o redirecionamento para a página de Status da importação, possibilitando acompanhar o andamento do processo, e caso ocorram erros, visualizá-los em tabela. A aplicação ficará livre para uso conforme o processo ocorre, avisando o usuário por e-mail quando o processo terminar.

Imagem 7 - Tela gerir propostas



Imagem 8 - Importação das propostas via arquivo texto.



O layout do arquivo deve possuir 6 colunas separadas por ponto e vírgula ( ; ), porém os campos conta contábil e centro de resultado pode ser opcionais conforme a estrutura orçamentária configurada. Caso algum destes campos não possuam valor, deve ser enviado apenas os separadores ponto e vírgula, representando o campo sem valor. O cabeçalho será ignorado durante o processo de leitura do arquivo, portanto não é necessário sua geração no arquivo de importação.


Estrutura do arquivo

ano;mes;empresa;conta;centro;valor

2025;1;1;40101010006;;500
2025;1;1;;111331;500
2025;1;1;40101010005;111334;1000
2025;2;1;40101010005;111334;0
2025;3;1;40101010005;;190.99
2025;4;1;40101010005;111334;269.35
2025;5;1;40101010005;111334;400.69
2025;6;1;40101010005;111334;193.3
2025;7;1;40101010005;111334;686.7
2025;8;1;40101010005;111334;133.66
2025;9;1;40101010005;111334;480.67
2025;10;1;40101010005;111334;653.34
2025;11;1;40101010005;111334;619.44
2025;12;1;40101010005;111334;724.39

Na página de Status da importação, é possível visualizar o andamento da importação, assim como a listagem de erros e exportá-los em arquivo .csv. Na tabela abaixo estão listados os principais erros que podem ocorrer na importação.


Erro Motivo
Modelo fora do padrão A linha não está no padrão de 6 colunas separadas por ponto e vírgula
Valor do campo {Campo} inválido O campo em questão não está no formato correto, devendo ser numérido ou monetário
A empresa {Número} não existe no módulo segurança. A empresa informada não está cadastrada no módulo Segurança
A conta contábil {Número} não existe no plano de contas. Não foi encontrada conta contábil cadastrada no módulo Contábil web
O centro de resultado {Número}, não existe. Não foi encontrado centro de resultado cadastrado no módulo Contábil web.
A estrutura {Empresa/Conta e/ou centro} não existe nos grupos orçamentários A estrutura informada não está configurada nos grupos orçamentários selecionados na criação do orçamento
Já existe um ou mais registros com as informações de {Empresa/Conta e/ou Centro, mês, ano} Existe mais de uma linha no arquivo atribuindo valor a uma estrutura para determinado período
Existem propostas que não foram preenchidas

Não existem linhas suficientes no arquivo para atribuir valores a todas as estruturas presentes nas propostas do orçamento. Por regra, é necessário atribuir valor a pelo menos um mês na estrutura Empresa/Conta e/ou Centro, mês, ano


Aprovação do orçamento

Após solicitar a criação das propostas, o preenchimento de seus valores é feito na aplicação de Propostas. Quando o preenchimento é concluído, é possível fazer as revisões destas propostas clicando na ação Gerir Propostas do orçamento desejado.


Imagem 9 - Gerir propostas do orçamento.


Será aberta uma listagem de todas as propostas deste orçamento. O usuário poderá pesquisar a proposta de orçamento pelo nome da proposta, grupo orçamentário ou gestor do grupo. Também poderá clicar no ícone de ações das propostas para escolher Revisar ou Reenviar para o gestor do grupo revisar os valores informados. Para orçamentos com o método de preenchimento Controladoria, será possível realizar a importação das propostas clicando no botão Importar propostas.



Imagem 10 - Propostas de orçamento.


Quando a proposta for preenchida o usuário poderá escolher a opção de Revisar a proposta. Será aberta a tela de detalhes da proposta, onde sera possível visualizar as contas, centros e valores da proposta. Para visualizar os valores mensais de uma conta ou centro, o usuário poderá clicar no valor apresentado na coluna Valor proposto.

A opção Visualizar proposta irá redirecionar para a mesma tela, porém em modo de visualização, sendo possível apenas a conferência dos valores.


Imagem 11 - Revisão de valores da proposta.


Com os valores revisados, clicando no botão Concluir Revisão, o status da proposta será alterado para Revisada, não sendo mais possível a edição dos valores neste fluxo.


Imagem 12 - Botão Concluir revisão.


Imagem 13 - Concluir revisão da proposta.


Quando todas as propostas estiverem com status revisada, será possível aprovar o orçamento, então o mesmo ficará ativo para consumo.


Imagem 14 - Aprovar orçamento.


Revisões do orçamento

Quando um orçamento está aprovado, é possível fazer uma revisão de valores de suas propostas. Para iniciar o processo, clique na ação Revisar orçamento do orçamento desejado. Serão listadas todas as revisões que já ocorreram no orçamento escolhido. Para iniciar uma nova revisão, clique no botão Nova revisão


Imagem 15 - Iniciar revisão.


Imagem 16 - Listagem de revisões.


Na tela de nova revisão, informe o método de preenchimento (manual ou importação de dados) a Data inicial e Final da revisão e selecione as propostas, onde o período de revisão deve estar dentro do período de vigência do orçamento e deve ser selecionada pelo menos uma proposta. Clicando em Avançar, será aberta uma janela para confirmação, e clicando em Confirmar, a revisão será iniciada e serão geradas novas versões das propostas.

Obs.: Ao clicar no ícone "I", haverá as informações referentes ao orçamento.


Imagem 17 - Nova revisão do orçamento.


Imagem 18 - Confirmar revisão.


É possível editar ou excluir revisões de um orçamento, basta selecionar a ação desejada na listagem de revisões do orçamento. Para realizar as alterações, a revisão não poderá estar aprovada.

Editar: É possível alterar o período de vigência (apenas a data final, não sendo essa inferior a inicial) e selecionar novas propostas para revisão. As propostas já selecionadas não poderão ser desmarcadas.

Excluir revisão: Exclui a revisão selecionada e todas as novas versões de propostas que foram geradas.


Imagem 19 - Ações da revisão.

Na listagem de revisões do orçamento, clicar na ação Ver detalhes do orçamento que terá suas propostas revisadas, conforme a imagem 16. Serão listadas as propostas escolhidas para revisão, e para revisá-la, clique em Revisar Proposta.


Clicando em Excluir proposta, a proposta escolhida será removida da revisão e sua versão gerada será excluída. Para adicioná-la novamente a revisão, verifique o processo de edição da revisão, conforme a imagem 17.


Imagem 20 - Revisar proposta.


Imagem 21 - Importar proposta orçamentária


Para preencher os valores da nova versão da proposta, selecione a Empresa, assim exibindo as contas contábeis e centros de resultados vinculadas a ela.  Clique no campo R$ para ser direcionado ao preenchimento da proposta. Se a conta possuir Centro de resultado, expanda o campo para preencher os valores. É possível visualizar o histórico de versões da proposta clicando no botão Histórico de versões.


Imagem 22 - Preencher valores da proposta.


Imagem 23 - Histórico de versões.


Clicando no botão Concluir revisão, o status da proposta ficará como Revisada, não podendo mais alterar os valores nesta revisão. Quando todas as propostas estiverem revisadas, é possível aprovar a revisão clicando no botão Aprovar revisão do orçamento.

Após a aprovação, a versão que estava em preenchimento das propostas passará a ser a ativa, contemplando seus valores atualizados.


Imagem 24 - Aprovar revisão do orçamento.

03. TELA ORÇAMENTO

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Grupos OrçamentáriosAplicação responsável pela criação de grupos orçamentários.
PropostasAplicação responsável pelo preenchimento de valores e revisão das propostas.
Cadastro de EmpresaAplicação responsável pelo cadastro de empresas
Cadastro de plano de ContasAplicação responsável pelo cadastro de plano de contas no contábil web
Cadastro de Centro de resultadoAplicação responsável pelo cadastro de centro de resultado no contábil web

04. TELA  ORÇAMENTO

Principais Campos / Parâmetros 

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.