Árvore de páginas


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS RH

Linha de Produto:

Linha Protheus 

Segmento:

RH 

Módulo:GESTÃO DE PESSOAS (SIGAGPE)
Função:GRID
Ticket:
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DRHCALCPRT-5728


02. 
SITUAÇÃO/REQUISITO

Devido a complexidade para criação de ambientes com processamento em GRID, solicita-se um wizard facilitador para criação de um ambiente padrão.

03. SOLUÇÃO

Desenvolvido a rotina GPEGRIDWZ, que deverá ser executada diretamente pelo smartclient e que permitirá a criação de um ambiente com GRID baseado no ambiente onde foi executado.

A rotina possibilitará a definição do IP e porta do coordinator e dos agents, bem como a quantidade de agents e limite de conexão de cada agent.

A rotina deve ser iniciada a partir do smartclient, exemplo:

Importante

O appserver do ambiente utilizado será duplicado e utilizado como base para a configuração do novo ambiente.

Ao iniciar a rotina, um breve resumo será exibido:

Após avançar, deverá ser definida as parametrizações do coordinator. O nome do ambiente não poderá ser alterado, pois é o mesmo do ambiente utilizado na execução da rotina. As demais informações poderão ser alteradas. O IP e porta exibidos são os mesmos do ambiente que esta sendo executado, caso exista a necessidade de executar o novo ambiente em paralelo com o atual, na mesma máquina, a porta deverá ser alterada.

Nesta tela também deverá ser definido a quantidade de gridagents que serão criados, bem como o limite de conexões por agent. Essas informações devem ser analisadas de acordo com a infraestrutura disponível, o documento GridServer - Como configurar trás algumas orientações a respeito.

Na próxima tela será solicitado o IP e porta de cada GridAgent que será criado, de acordo com a quantidade definida na tela anterior. O IP inicial é o mesmo do coordinator, mas recomenda-se que os agents estejam em máquina separadas. A porta inicial e a próxima, após a porta do coordinator. Deve ser verificado se todas estão disponíveis para que a conexão do agent não seja bloqueada na hora de subir o ambiente.

Ao avançar o processo de criação das informações para o novo ambiente será iniciado:

Nessa etapa poderá ser feito dois processos diferentes, que dependem explicitamente da necessidade do usuário.


Primeira opção: Criação apenas do appserver.ini do Coordinator e dos GridAgents, ficando a cargo do usuário a duplicação das pastas do servidor e copia dos INI's para dentro de cada uma após a geração.

Para esta opção nenhum processo deve ser feito antes da geração do ambiente, ao término do processo será exibido o local onde os arquivos foram gerados, junto aos arquivos um TXT é criado com orientação sobre os próximos passos:

Os arquivos foram criados dentro da pasta informada:

Trecho do TXT com orientação sobre os próximos passos:


Segunda opção: A outra opção é a de gerar a pasta do appserver inteira, com os INI's dentro, uma para o coordinator e uma para cada GridAgent. Para que o processo seja executado desta forma, é necessário antes criar a pasta GridServer, dentro da pasta appserver do ambiente que será executado. Dentro da pasta GridServer deverá ser colocado uma cópia da pasta appserver, para que a rotina possa duplicar os arquivos para o coordinator e para os gridagents, a pasta deverá ficar dessa forma:


Estando o ambiente montado dessa forma, ao processar a rotina, a pasta será duplicada de acordo com as configurações. O processo desta forma será mais moroso que o anterior, uma vez que será necessário efetuar a cópia dos arquivos. Quanto maior a quantidade de GridAgents, maior será o tempo para criar os arquivos, ao final do processamento a pasta deverá estar da seguinte forma:


Neste modelo bastará mover as pastas para suas devidas máquinas e iniciar os serviços, conforme orientação no TXT:

Importante

Os IP's e portas do coordinator e GridAgents são exibidos no TXT de ambas as opções para facilitar a cópia dos arquivos para a máquina correta. Uma vez que cada GridAgent pode ter um IP diferente, se ele for copiado para a máquina errada, não conseguiram se comunicar com o coordinator.






04. DEMAIS INFORMAÇÕES

GridServer - Como configurar

Como configurar GRID para cálculos no SIGAGPE

Cálculo com multiprocessamento


05. ASSUNTOS RELACIONADOS

        Não se aplica