É fundamental conhecer os processos do cliente de acordo com o escopo do projeto para poder desenhar a solução pensando nas mudanças que poderão ocorrer.

Sendo assim, na condução de workshops e entrevistas é imprescindível que isso ocorra de forma direcionada ao que foi contratado para não gerar frustrações aos nossos clientes.

Basicamente, o desenho da solução consiste em demonstrar ao nosso Cliente que entendemos o contexto de negócio definido pelos usuários-chave e que estamos aptos a configurar adequadamente o sistema ao uso, atendendo às expectativas gerais apresentadas.

A realização de um protótipo preliminar ajuda a antecipar desvios de entendimento que normalmente são percebidos pelo cliente em etapas futuras do projeto, ajudando o cliente a validar os requisitos, enxergar sua operação e dar uma noção do que ele está adquirindo.

O protótipo deve responder às perguntas mais importantes, então, mantenha o foco nisso e não em ter algo 100% funcionando.

O esforço de construção e execução do protótipo deve ser adequado de acordo com o contexto e orçamento de cada projeto.

Agora que você já conhece um pouco mais destes conceitos, que tal acessar o manifesto da MIT Digital e conhecer ainda mais sobre essa metodologia?  Clique aqui e confira!

#piluladeconhecimento #mitdigital


  • Sem rótulos