Árvore de páginas

Boletim Técnico: Múltiplos Aprovadores de Workflow
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Implementada melhoria na rotina Service Desk (TMKA510A) com a criação dos “Múltiplos Aprovadores de Workflow” para otimizar o envio de workflows de informação e de autorização. Atualmente, por meio da configuração de um modelo de workflow, é possível selecionar um ou mais destinatários de um workflow de autorização, porém, somente uma resposta de autorização é aceita, mesmo que haja dois ou mais responsáveis por essa autorização.Com a implementação da melhoria, é possível recepcionar diversas respostas e optar pela aprovação ou reprovação de uma autorização, de acordo com a configuração do modelo de workflow (TMKA510L).Além disso, foram adicionadas também as seguintes funcionalidades:•	Os seguintes status do workflow na rotina “Service Desk” (TMKA510A), na lista de chamados:o	Sem workflow de autorização: não foi enviado nenhum workflow de autorização pelo chamado;o	Aprovado/Reprovado: mais de uma solicitação de aprovação foi enviada (proveniente de workflows distintos), e as respostas foram diferentes; o	Aprovado: pelo menos uma solicitação de aprovação foi enviada, mas só houve respostas positivas;o	Reprovado: pelo menos uma solicitação de aprovação foi enviada, mas só houve respostas negativas;o	Aguardando resposta: está dependente de aprovação.•	O Job para verificação de expiração de tempo de resposta do workflow de autorização.•	A unificação dos status, permitindo que sejam exibidas legendas numéricas quando o usuário está com seu perfil configurado com essa funcionalidade.No modelo de workflow (TMKA510L), as seguintes informações podem ser configuradas para determinar o comportamento do workflow de autorização:•	Mult. Aprov. (KY_MULTIAP): indica se deve ser utilizada a nova funcionalidade de múltiplas aprovações;•	Cond. Aprov. (KY_MULTICO): indica se a aprovação ou reprovação será analisada por um percentual ou por uma quantidade fixa;•	Valor Aprov. (KY_MULTIVA): estipula o valor em porcentagem ou em quantidade para a aprovação;•	Tempo Lim. (KY_TEMPOLI): determina o tempo limite para que os aprovadores efetuem a resposta (para o correto funcionamento, é necessário que o job de verificação esteja em execução);•	Resp. Padrão (KY_TEMPORE): determina a resposta padrão do workflow quando o limite de tempo de resposta for atingido (para o correto funcionamento, é necessário que o job de verificação esteja em execução).O job de verificação de expiração de tempo de resposta do workflow de autorização tem a responsabilidade de verificar os workflows de autorização pendentes e assegurar que haja uma resposta até o tempo limite configurado. Sua sintaxe é:Nil: TK510WFACh(cEmpresa, cFilial), onde:cEmpresa: Código da empresa onde o ambiente será iniciado;cFilial: Código da filial onde o ambiente será iniciado;Para viabilizar essa melhoria, criou-se o compatibilizador U_UPDTMK47, que deve ser aplicado conforme instruções descritas em Procedimentos para Implementação.
ID do Chamado
SDGGCC
Produtos
  • Microsiga 11
  • Módulos
    • SIGATMK
    Portais
    • nenhum
    Países
    • todos
    Sistema Operacional
  • todos
  • Nome + Fonte
    TMKA510A – Service-Desk, TMKA510L – Modelo de workflow
    Número da FNC
    0000004195/2011
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Compatibilizador 1
    - U_UPDTMK47
    Procedimentos para Implementação

        Importante:

    Antes de executar o compatibilizador U_UPDTMK47 é imprescindível:

    a)    Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “PROTHEUS_DATA_SYSTEM”).

    b)    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus®, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)    Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)    Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus®, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

    e)    O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

     

          ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

    *         A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

                  i.        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

                 ii.        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

                iii.        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

               iv.        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

                v.        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

               vi.        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

              vii.        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

    1.    Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDTMK47 no campo Programa Inicial.

    2.    Clique em OK para continuar.

    3.    Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa U_UPDTMK47().

    4.    Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    5.    Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.

    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    6.    Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    7.    Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    8.    Clique em OK para encerrar o processamento.

    O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) desta FNC.

     

    Descrição de Ajustes

    1.    Criação no arquivo SX3 – Campos:

    ·       Tabela ADE – Chamados de Help-Desk:

    Campo

    ADE_WFASTA

    Tipo

    C - Caracter

    Tamanho

    1

    Decimal

    0

    Título

    Status WF A.

    Descrição

    Status WF Autorizacao

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Opções

    1=Sem workflow de autorização; 2=Aprovado/Reprovado; 3=Aprovado; 4=Reprovado; 5=Aguardando resposta

    Val. Sistema

    Vazio() .OR. Pertence("12345")

    Contexto

    Real

    Propriedade

    Visualizar

    Help

    Status do workflow de autorização

     

    ·       Tabela ADF – Itens do chamado:

    Campo

    ADF_SKWSTA

    Tipo

    C - Caracter

    Tamanho

    1

    Decimal

    0

    Título

    Status WF

    Descrição

    Status do workflow

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Opções

    1=Autorizado; 2=Reprovado; 3=Aguardando autorizacao

    Val. Sistema

    Vazio() .Or. Pertence("123")

    Contexto

    Real

    Propriedade

    Alterar

    Help

    Status do workflow de autorização

     

    ·       Tabela SKW – Registros do workflow:

    Campo

    KW_LOTEAPR

    Tipo

    C - Caracter

    Tamanho

    6

    Decimal

    0

    Título

    Reg. Lote

    Descrição

    Lote de registro

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Contexto

    Real

    Propriedade

    Alterar

    Help

    Código do registro que encabeça o lote de aprovação

     

    Campo

    KW_MODELO

    Tipo

    C - Caracter

    Tamanho

    6

    Decimal

    0

    Formato

    @999999

    Título

    Modelo

    Descrição

    Modelo do workflow

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Contexto

    Real

    Propriedade

    Alterar

    Help

    Modelo do workflow que gerou o registro

     

    Campo

    KW_DATE

    Tipo

    D - Data

    Tamanho

    8

    Decimal

    0

    Título

    Data envio

    Descrição

    Data de envio do workflow

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Contexto

    Real

    Propriedade

    Alterar

    Help

    Data de envio do workflow

     

    Campo

    KW_TIME

    Tipo

    C - Caracter

    Tamanho

    5

    Decimal

    0

    Título

    Hora envio

    Descrição

    Hora de envio do workflow

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Contexto

    Real

    Propriedade

    Alterar

    Help

    Hora de envio do workflow

     

     

     

     

    ·       SKY – Modelo de workflow:

    Campo

    KY_MULTIAP

    Tipo

    C - Caracter

    Tamanho

    1

    Decimal

    0

    Formato

    @9

    Título

    Mult. Aprov.

    Descrição

    Multiplos aprovadores

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Opções

    1=Sim; 2=Nao

    Relação

    "2"

    Val. Sistema

    Pertence("12")

    Contexto

    Real

    Propriedade

    Alterar

    Inic. Browse

    "2"

    Help

    Hora de envio do workflow enviada individualmente para cada destinatário, se não uma única solicitação de autorização será enviada a todos os destinatários

     

    Campo

    KY_MULTICO

    Tipo

    C - Caracter

    Tamanho

    1

    Decimal

    0

    Formato

    @9

    Título

    Cond. Aprov.

    Descrição

    Condicao de aprovacao

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Opções

    1=Percentual; 2=Quantidade

    Relação

    "2"

    Val. Sistema

    Pertence("12")

    Contexto

    Real

    Propriedade

    Alterar

    Inic. Browse

    "2"

    Help

    Modo como o valor do campo KY_MULTIVAL (Múlt. Aprov.) será interpretado, se como percentual ou como quantidade

     

    Campo

    KY_MULTIVA

    Tipo

    N - Numérico

    Tamanho

    3

    Decimal

    0

    Formato

    999

    Título

    Valor Aprov.

    Descrição

    Valor de aprovacao

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Contexto

    Real

    Propriedade

    Alterar

    Help

    Valor utilizado na condição de aprovação

     

    Campo

    KY_TEMPOLI

    Tipo

    N - Numérico

    Tamanho

    6

    Decimal

    0

    Formato

    999999

    Título

    Tempo Lim.

    Descrição

    Tempo limite de aguardo

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Contexto

    Real

    Propriedade

    Alterar

    Help

    Tempo limite de aguardo da resposta (em horas). Quando esse tempo for ultrapassado a resposta configurada no campo ‘Resp. Padrão’ será utilizada

     

    Campo

    KY_TEMPORE

    Tipo

    C - Caracter

    Tamanho

    1

    Decimal

    0

    Formato

    @9

    Título

    Resp. Padrao

    Descrição

    Resposta padrao quanto o

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Opções

    1=Aprovar; 2=Reprovar

    Relação

    "1"

    Val. Sistema

    Pertence("12")

    Contexto

    Real

    Propriedade

    Alterar

    Inic. Browse

    "1"

    Help

    Resposta padrão que será adicionada no teleatendimento quando o tempo de aguardo de resposta for ultrapassado

    2.   Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

    Índice

    SKW

    Ordem

    3

    Chave

    KW_FILIAL + KW_LOTEAPR

    Descrição

    Reg. Lote

    Mostra Pesq.

    Sim

    Procedimentos para Utilização

    Ensaio 1

     

    1.    No Call Center (SIGATMK), efetue as configurações necessárias para a utilização do Service Desk.

    1.    Em Atualizações / Workflow / Modelo de Workflow (TMKA510I), inclua um modelo de workflow em com as seguintes características:

    ·         Descrição (KY_DESK): 'Multiaprovação';

    ·         Assunto (KY_SUBJECT): 'Multiaprovação';

    ·         Corpo Email (KY_BODY): 'Multiaprovação';

    ·         Destinatário (KY_TO): informe dois e-mails entre aspas e separados por ponto-e-vírgula;

    ·         Tipo de WF (KY_TPWF): Autorização;

    ·         Multi. Aprov (KY_MULTIAP): Sim;

    ·         Cond. Aprov. (KY_MULTICO): Percentual;

    ·         Valor Aprov. (KY_MULTIVA): 50;

    ·         Tempo Lim. (KY_TEMPOLI): 48;

    ·         Resp. Padrão (KY_TEMPORE): Sim.

     

    2.    Em Atualizações / Telemarketing / Ações (TMKA240), configure uma ação com o workflow criado anteriormente.

    3.    Agora acesse Atualizações / Telemarketing / Ocorrência x Ações (TMKA250), selecione uma ocorrência e clique em Alterar.

    4.    Clique em Adicionar Ação para relacionar a ocorrência com a ação criada anteriormente.

    5.    Em Atualizações / Atendimento / Teleatendimento (TMKA510A), inclua um teleatendimento utilizando a ação criada anteriormente.

    6.    Verifique o recebimento do e-mail com a solicitação da aprovação.

    7.    Efetue a aprovação ou reprovação.

    8.    A condição de aprovação é atingida, e o status do workflow no chamado, atualizado.

     


    Ensaio 2

     

    1.    Efetue os mesmos procedimentos descritos no Ensaio 1 até o item 6.

    2.    Adiante a data do sistema.

    3.    Agora execute o job de verificação de workflow, por meio do schedule ou adicionando-o diretamente no menu.

    4.    Verifique que o workflow que passou do tempo limite de resposta é atualizado para a resposta padrão configurada no modelo de workflow.

     

    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas

    ADE – Chamados de Help-Desk, ADF – Itens do chamado, SKW – Registros do workflow, SKY – Modelo de workflow

    • Sem rótulos