Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela PLS0106
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela PLS0106
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Tem o objetivo de bloquear algumas rotinas do sistema quando a data base utilizada estiver contida em um período de bloqueio de calendário contábil, para que mantenha a integridade da contabilidade que já foi fechada em determinado período.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

  1. Acesse  Atualizações / Cadastros / Calendário Contábil
  2. Será apresentada a tela com os opções Incluir, Alterar, Visualizar e Outras Ações.
  3. Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa. 
  4. Clique em Incluir.
  5. Defina um código identificador para o calendário e também o exercício contábil.
  6. Defina a data inicial e data final deste calendário (podem ser definidos diversos períodos).
  7. Defina se o calendário estará "Aberto", "Fechado", "Transportado" ou "Bloqueado".

Figura 1 - Rotina de Calendário Contábil

  1. Configure os períodos contábeis de bloqueio para cada processo do PLS (PLS001, PLS002, PLS003 ..., PLS012).
    1. Após configurar o Calendário Contábil, posicione no mesmo no browse da rotina, clique em Outras Ações e então clique em Bloqueio de processo.
    2. O sistema exibirá a rotina separada em 3 partes, Calendário Contábil, Períodos Contábeis e Processos.
    3. Na parte de Processos, navegue até os processos do PLS e defina um status "Aberto", "Bloqueado" ou "Período".
      1. Aberto: Indica que o processo poderá ser usado no período contábil definido acima.
      2. Bloqueado: Indica que o processo não poderá ser usado no período contábil definido acima.
      3. Período: Nessa opção é possível definir um período dentro do período contábil selecionado acima onde o processo ficará bloqueado, isto é, o processo ficará bloqueado em apenas uma parte do período contábil definido.

cal_proc.png

Figura 2 - Bloqueio por processo 

Procedimento para validar os processos do PLS que utilizam o bloqueio contábil

  1. Processo PLS001 – Liberar para pagamento o lote de guias.
    1. Acesse a rotina de Digitação de Contas localizada em Atualizações/Proc. Contas/Digitação de contas (PLSA498), posicione em uma PEG, e clique em Ações Relacionadas e na opção “Liberar para pagamento”.
    2. Se a data base utilizada estiver no período do bloqueio contábil para o processo PLS001 ou PLS000 (processo geral que se bloqueado em um período, todos os processos do pls consideram o bloqueio), então o sistema exibe a mensagem:


Figura 3 - Liberar PEG para pagamento no bloqueio contábil

2. Processo PLS002 – Recurso de glosa.

    1. Acesse a rotina de gerenciador de recurso de glosa localizada em Atualizações/Proc. Contas/Gerenciador de recurso de glosa (PLSRECGLO).
    2. O sistema não permite incluir um novo recurso ou analisar um recurso de glosa quando a data base está no período do bloqueio contábil para o processo PLS002 ou PLS000 (processo geral que se bloqueado em um período, todos os processos do PLS consideram o bloqueio) e exibe a mensagem:

Figura 4 - Recurso de glosa no bloqueio contábil

3. Processo PLS003 – Cancelar Protocolo.

a. O cancelamento do protocolo ocorre na digitação de contas localizada em Atualizações/Proc. Contas/Digitação de Contas (PLSA498),  posicione em um protocolo de entrega de guias, clique em Outras Ações, e então em Cancelar PEG.

b. Se a data base utilizada estiver no período do bloqueio contábil para o processo PLS003 ou PLS000 (processo geral que se bloqueado em um período, todos os processos do PLS consideram o bloqueio), então o sistema exibe a mensagem:

Figura 5 - Cancelar PEG no bloqueio contábil

4. PLS004 – Consolidação da coparticipação.

a. Para realizar a consolidação da coparticipação, acesse o menu Atualizações/Faturamento/Consolidação da participação (PLSM180).

b. Se a data base utilizada estiver no período do bloqueio contábil para o processo PLS004 ou PLS000 (processo geral que se bloqueado em um período, todos os processos do pls consideram o bloqueio), então o sistema fecha a rotina e exibe a mensagem:

Figura 6 - Consolidação da participação no bloqueio contábil

5. PLS005 - Recálculo da coparticipação

  1. Essa ação pode ocorrer por meio de várias formas que o sistema bloqueia e exibe a mensagem do bloqueio contábil em cada processo, se a data base utilizada estiver no período bloqueado pela contabilidade no módulo de contabilidade gerencial (SIGACTB).
  2. Na Digitação de Contas localizada em Atualizações/Proc. Contas/Digitação de Contas (PLSA498), tanto no Protocolo, como na Guia (quando o protocolo é selecionado), no menu Outras Ações há 3 opções.
    1. Revalor. Pagto.


Figura 7 - Revalorar pagamento do PEG no bloqueio contábil


Figura 8 - Revalorar pagamento de uma guia no bloqueio contábil

  1. Revalor. cobr.


Figura 9 - Revalorar cobrança do PEG no bloqueio contábil

Figura 10 - Revalorar cobrança de uma guia no bloqueio contábil

  1. Revalor. cobr/pagto.

Figura 11 - Revalorar pagamento e cobrança do PEG no bloqueio contábil


Figura 112- Revalorar pagamento e cobrança de uma guia no bloqueio contábil

  1. A outra forma é por meio de uma rotina que realiza a Mudança/Retorno de fase de guias por lote (PLSA475), localizada em Atualizações/Proc. Contas/ Mudança / Retorno de fase de guias por lote (PLSA475), o sistema não permite o acesso a essa rotina no período do bloqueio contábil e exibe a mensagem:


Figura 12 - Realizar a mudança / retorno de fase por lote no bloqueio contábil

  1. A terceira é na mudança/retorno de fase do PEG/Guia na Digitação de Contas localizada em Atualizações/Proc. Contas/Digitação de Contas (PLSA498), também no menu de Outras Ações.
    1. Mudança de fase.


Figura 13 - Realizar mudança de fase do PEG no bloqueio contábil


Figura 14 - Realizar mudança de fase de uma guia no bloqueio contábil

  1. Retorno de fase.


Figura 15 - Realizar retorno de fase do PEG no bloqueio contábil


Figura 16 - Realizar retorno de fase de uma guia no bloqueio contábil

6. PLS006 – Estorno de pagamento.

Nesse processo também há várias possibilidades que o sistema verifica o Calendário Contábil.

Exclusão do lote de pagamento – O sistema não permite a exclusão do lote de pagamento (Atualizações / Pagamento RDA / Lote de pagamento (PLSA470)) se a data base utilizada estiver no período bloqueado pela contabilidade no módulo de contabilidade gerencial (SIGACTB) e exibe a mensagem:



Figura 16 - Exclusão de um lote de pagamento no bloqueio contábil

Análise de divergências (Atualizações / Proc. Contas / Digitação de Contas (PLSA498), selecione a PEG, posicione na guia clonada e acesse Outras Ações/ Estorno / Análise de divergências) – O sistema não permite que sejam confirmadas as ações de estorno entre uma guia clonada com a guia de origem se a data base utilizada estiver no período bloqueado pela contabilidade no módulo de contabilidade gerencial (SIGACTB) e exibe a mensagem:

Figura 17 -  Análise de divergências e ações de estorno entre uma guia clonada e uma guia origem no bloqueio contábil

7. PLS007 – Clone de Guias.

a. Esse processo ocorre quando uma guia é clonada na Digitação de Contas.

  1. Clonar guia (Atualizações / Proc. Contas / Digitação de Contas (PLSA498), selecione PEG, posicione em uma guia e acesse Outras Ações / Estorno / Clonar Guia) – O sistema não permite que uma guia seja clonada se a data base utilizada estiver no período bloqueado pela contabilidade no módulo de contabilidade gerencial (SIGACTB) e exibe a mensagem:


Figura 18 - Clonar uma guia no bloqueio contábil

8. PLS008 – Liberação para pagamento da autorização de reembolso. 

a. Ocorre depois que já foi gerada a Autorização de Reembolso (Atualizações/ Atendimento/Autorização de reembolso (PLSA001)), posicione em uma autorização de reembolso, clique em Outras Ações e então em Aprovação Reemb.

b. O sistema abre um Pergunte para selecionar se o reembolso será liberado para pagamento ou não, ao selecionar Liberar Financ. e confirmar, o sistema verifica se a data base utilizada está contida no período do bloqueio contábil, se estiver impede a realização do processo e exibe a mensagem:


Figura 19 - Liberar uma autorização de reembolso para pagamento no bloqueio contábil

9. PLS009 – Acerto de reembolso (Reembolso pago e finalizado).

  1. O sistema não permite, quando a data base estiver no período do bloqueio contábil, que a ação de reverter um reembolso ocorra.
  2. Entre na rotina de Protocolo de reembolso, posicionar em um registro do browse onde protocolo de reembolso já foi pago e que o título já tenha sido baixado, clique em Outras Ações e então em Reverter Reembolso, nesse momento o sistema verifica se a data base está contida no período do bloqueio contábil, e, se estiver impede a execução do processo e exibe a mensagem:


Figura 20 -  Reverter um reembolso no bloqueio contábil

10. PLS010 – Cancelamento de reembolso

a. O sistema não permite que um protocolo de reembolso (Atualizações/Atendimento/Protocolo de reembolso – PLSA001A) seja cancelado quando a data base utilizada estiver contida no período do bloqueio contábil, se estiver, o sistema impede o processo e exibe a mensagem:


Figura 21 - Cancelar um reembolso no bloqueio contábil

b. Não liberar autorização de reembolso para pagamento no financeiro – Depois que já foi gerada a Autorização de Reembolso (Atualizações/Atendimento/Autorização de reembolso (PLSA001)), posicione em uma autorização de reembolso, clique em Outras Ações e então em Aprovação Reemb.

           i. O sistema abre um Pergunte para selecionar se o reembolso será liberado para pagamento ou não, ao selecionar Não Liberar Financ. e confirmar, o sistema verifica se a data base utilizada está contida no período do bloqueio contábil, se estiver impede a realização do processo e exibe a mensagem:

Figura 22 - Não liberar uma autorização de reembolso para pagamento no bloqueio contábil

11. PLS011 – Digitação de contas

a. Há duas rotinas na digitação de contas (Atualizações / Proc. Contas / Digitação de Contas (PLSA498)) que consideram o bloqueio contábil:

            i. Excluir guia clonada (Atualizações / Proc. Contas / Digitação de Contas (PLSA498), selecione PEG, posicione em uma guia clonada e acesse Outras Ações / Estorno / Excluir guia clonada ) – O sistema não permite que uma guia clonada seja excluída  se a data base utilizada estiver no período bloqueado pela contabilidade no módulo de contabilidade gerencial (SIGACTB) e exibe a mensagem:

Figura 23 - Excluir uma guia clonada no bloqueio contábil

  1. Cancelar ações de estorno (Atualizações / Proc. Contas / Digitação de Contas (PLSA498), selecione PEG, posicione na guia clonada e acesse Outras Ações / Estorno / Cancelar ações de estorno) –  O sistema não permite que sejam canceladas as ações de estorno entre uma guia clonada com a guia de origem se a data base utilizada estiver no período bloqueado pela contabilidade no módulo de contabilidade gerencial (SIGACTB) e exibe a mensagem:


Figura 24 -  Cancelar ações de estorno no bloqueio contábil

12. Reconsolidação Individual - PLS012.

a. Essa rotina é acessada em Atualizações / Faturamento / Reconsolidação individual (PLSM220) ou na Digitação de Contas (PLSA498), selecione a PEG e posicione em uma guia, no menu Outras Ações, opção Reconsolidar.

  1. Tanto ao acessar a rotina pelo menu ou pela opção na digitação de contas, o sistema verifica o bloqueio contábil e não permite a utilização se a data base utilizada estiver no período bloqueado pela contabilidade no módulo de contabilidade gerencial (SIGACTB) e exibe a mensagem:


Figura 25 - Reconsolidação individual na digitação de contas no bloqueio contábil

Figura 26 -  Reconsolidação individual no bloqueio contábil

13. Glosa Integral - PLS013.

a. Essa rotina é acessada em Atualizações / Proc. Contas/ Digitação de Contas (PLSA498), selecione a PEG, no menu Outras Ações, opção Glosar PEG Integralmente.

b. O sistema irá verificar o bloqueio contábil e não permite a utilização se a data base utilizada estiver no período bloqueado pela contabilidade no módulo de contabilidade gerencial (SIGACTB) e exibe a mensagem:


Figura 27 - Glosar PEG Integralmente

  1. Essa rotina é acessada em Atualizações / Proc. Contas/ Digitação de Contas (PLSA498), selecione a PEG, no menu Outras Ações, opção Selecionar, após isto posicione em uma guia, no menu Outras Ações, opção Glosar Guia Inteira.
    1. O sistema irá verificar o bloqueio contábil e não permite a utilização se a data base utilizada estiver no período bloqueado pela contabilidade no módulo de contabilidade gerencial (SIGACTB) e exibe a mensagem:


Figura 28 - Glosar Guia Inteira.

14. Glosa Manual- PLS014.

  1. Essa rotina é acessada em Atualizações / Proc. Contas/ Digitação de Contas (PLSA498), selecione a PEG, no menu Outras Ações, opção Selecionar, após isto posicione em uma guia, no menu Outras Ações, opção Incluir Glosa Manual.
    1. O sistema irá verificar o bloqueio contábil e não permite a utilização se a data base utilizada estiver no período bloqueado pela contabilidade no módulo de contabilidade gerencial (SIGACTB) e exibe a mensagem:


Figura 29 - Glosar Guia Inteira.

15. Lote de Cobrança - PLS015.

  1. Essa rotina é acessada em Atualizações / Faturamento/ Lotes de Cobrança (PLSA627), selecione Novo Lote.
    1. O sistema irá verificar o bloqueio contábil e não permite a utilização se a data base utilizada estiver no período bloqueado pela contabilidade no módulo de contabilidade gerencial (SIGACTB) e exibe a mensagem:


Observação:

A opção de cancelamento/exclusão foi padronizada para somente excluir titulo. Esta opção não realiza o cancelamento gerando movimentação de baixa por cancelamento. 

A operação exclui o titulo, BM1 e todo o movimento contabilizado caso exista. 

Esta operação não e permitida com o bloqueio do calendário contábil.

O ajuste foi necessário pois esta funcionalidade gerava inconsistência para contabilidade.

Na geração do lote de cobrança a BM1 é alimentada e contabilizada.

No cancelamento a BM1 era excluida gerando a BMN e sendo necessário contabilizar a BMN para reverter o lançamento.

A contabilidade tinha registro contábil sem ligação com a origem BM1. (Impossibilitando rastro e outras funcionalidades do contábil)

Tinha que ter mais uma LP para contabilizar a BMN. 

Impossível emitir livros dos registros contábeis ligados a BM1 que não existe mais.

Duplicação de registro do lote de cobrança exclusão de BM1 e inclusão de novos registros na BMN. (Lentidão no processo).



03. TELA PLS0106

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição

04. TELA PLS0106

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição


05. TABELAS UTILIZADAS

  • CTG - Calendário Contábil

  • CQD - Bloqueio de Calendário Contábil