Os marcos são momentos importantes para o projeto e costumam estar associados à conclusão de fases ou a entregas.


Sua finalidade é conduzir o progresso e ajudar a equipe e o cliente a se manterem no caminho certo.


Uma das melhores características dos marcos de projeto é a sua flexibilidade. Os gerentes de projeto podem definir marcos para praticamente tudo o que acharem significativo.


Quando não usados corretamente, os marcos podem se tornar confusos, fazendo com que eles tenham o efeito oposto. 


Aqui estão algumas dicas para definir marcos de projeto efetivos.


  • Não exagere: encher seu projeto de marcos desnecessários diminui a importância deles e dificulta o acompanhamento do progresso pela equipe e pelo cliente. Espalhe-os uniformemente e certifique-se de que cada marco tenha significado e que sua entrega possa ser percebida pelo cliente. Se não tiver, provavelmente não é um marco.


  • Torne-os visíveis: todos os envolvidos no seu projeto (membros da equipe, clientes, partes interessadas, etc.) devem ser capazes de visualizar e entender os marcos definidos. Isso é importante para gerenciar as expectativas das partes interessadas e garantir que todos estejam em sintonia ao longo do projeto.


  • Defina o período de tempo: os marcos do projeto devem ter uma data clara de início e término para manter o projeto dentro do prazo e do orçamento.


Quanto mais cedo você identificar e atribuir marcos de projeto, melhor. 

Estabelecê-los nos estágios iniciais do ciclo de vida do seu projeto dá à sua equipe e às partes interessadas uma ideia melhor do que esperar à medida que o projeto avança e agiliza as aprovações quando necessário. Isto é importante para reduzir atritos que poderiam paralisar seu projeto.


#piluladeconhecimento #mitdigital

  • Sem rótulos