Árvore de páginas

Índice

Falando de central de diagnósticos...


O objetivo da central de diagnósticos é possibilitar aos clientes um lugar único para que seja possível visualizar e validar processos e solicitações que estejam com alguma inconsistência, ou seja, é necessário que a solicitação ou processo criado contenham algum erro em sua movimentação ou que os processos apresentem alertas de práticas não recomendadas de desenvolvimento.

Além disso, a central de diagnósticos também extrai os dados dos workflows do Fluig, permitindo que essas informações sejam facilmente visualizadas e ainda podendo ser enviadas para os times de atendimento, consultoria e desenvolvimento.


    Acessando a central de diagnósticos


    01. No menu lateral do fluig, acione Processos.

    02. Em seguida, acione Central de Diagnósticos.


    Estatísticas gerais


    Nas Estatísticas gerais é possível verificar a quantidade de solicitações e processos com algum tipo de erro ou alerta.

    Para verificar a quantidade total de solicitações e processos com erro, basta acionar a seta localizada no canto superior direito da tela acionando para esquerda ou direita, com isso, será possível verificar datas anteriores ou voltar para o dia atual. Também é possível fazer um filtro na seta ao lado da data e escolher uma das opções disponíveis. 

    01. Acionar a seta, localizada ao lado da data atual e selecione uma das opções disponíveis de filtro.

    Hoje: mostra o total de solicitações e processos com erro ou alerta no dia atual.

    Últimos 7 dias: mostra o total de solicitações e processos com erro ou alerta nos últimos 7 dias.

    Últimos 15 dias: mostra o total de solicitações e processos com erro ou alerta nos últimos 15 dias.

    Últimos 30 dias: mostra o total de solicitações e processos com erro ou alerta nos últimos 30 dias.

    Período personalizado: Permite incluir um período de tempo para que seja exibido o total de solicitações e processos com erro ou alerta, após incluir o período, acionar Aplicar.

    Visualizar log diário do ambiente


    Aqui é possível visualizar o log diário do ambiente. Com isso, é possível ainda fazer filtros, fazer busca e selecionar o tipo de log que deseja visualizar.

    01. Para visualizar o log, basta acionar o botão Visualizar log diário do ambiente.

    02. Para buscar uma palavra ou termo específico, utilize a busca, localizada no canto superior esquerdo.

    03. Para selecionar um log específico, basta selecionar o tipo que deseja filtrar: Error, Warm, Info ou Debug.

    04. Para filtrar o log por um horário específico, basta acionar a opção A partir de e selecionar o horário inicial e final.

    Para limpar os filtros, basta acionar a opção Limpar filtros, localizada no canto superior direito.


    Solicitações


    Na aba de Solicitações é possível verificar todas as solicitações que se encontram em estado de erro. Podendo ainda filtrar  por tipo de solicitação e ver o diagnóstico de cada uma delas em detalhes. Na listagem de solicitações, podemos ver informações como Número da solicitação, Processo, Versão, Responsável, Data de erro, Atividade e diagnóstico.

    01. No Filtro, localizado acima da listagem, podemos filtrar Por solicitação, Por processo, Por responsável, Por atividade ou Por erro.

    02. Nos resultados por página, podemos definir a quantidade de solicitações que aparecerão na listagem em 10, 25, 50 ou 100 solicitações por página.

    03. Para visualizar o diagnóstico da solicitação, basta acionar o ícone .

    04. Uma nova janela será aberta, mostrando algumas informações do diagnóstico da solicitação. Para ver mais detalhes, acione Ver detalhes e ações.

    05. Na janela de Diagnóstico da solicitação, é possível visualizar informações gerais como a Mensagem de erro, Log da solicitação, Ações e Acionar central de atendimento.

    06. No log da solicitação, é possível copiá-lo para a área de transferência acionando o ícone ou ainda expandir para visualizar em tamanho maior, acionando o ícone .

    07. Ao acionar  Visualizar solicitação, o usuário será direcionado diretamente para dentro da solicitação na central de tarefas.

    08. Em Ações, será possível tomar determinadas ações a respeito da solicitação e do processo.

    Da solicitação:

    Reenviar solicitação - permite reenviar novamente a solicitação.

    Gerar log descritivo - gera um log descritivo da solicitação para que seja reexecutada. 

    Ao acionar esta opção, clique em Continuar para que a solicitação seja reexecutada.

    Download da solicitação - permite fazer o download da solicitação.

    Ao fazer o download da solicitação, os dados relacionados ao processo como formulários, logs e anexos poderão ser incluídos no arquivo de exportação.

    Para dar continuidade na sua solicitação, será necessário selecionar se deseja exportar seus anexos ou anonimizar seus campos do formulário.

    Para isso, basta acionar as opções que deseja e deixá-las em verde.

    É necessário também marcar a opção de que está ciente e de acordo sobre os dados que serão expostos para o arquivo de download, referentes a solicitação em questão.

    Após feito todos os passos, basta acionar Realizar download.

    Um arquivo .zip do download será gerado com todas as informações da solicitação.

    Do processo:

    Diagnóstico do processo - ao acionar esta opção, uma nova janela será aberta, permitindo verificar o diagnóstico do processo. Mostrando ainda seus alertas de desenvolvimento, sua mensagem de alerta e o script. 

    Caso deseje copiar o script para a área de transferência, basta acionar o ícone .

    Editar scripts - ao acionar esta opção, uma nova janela será aberta, direcionando para o editor de script. Permitindo assim a visualização e edição dos scripts do processo. 

    As edições dos scripts do processo geram uma nova versão de scripts aplicada somente na solicitação específica, se o erro diagnosticado for corrigido, a versão do script poderá ser atualizada e se tornar a padrão para todas e futuras solicitações referentes ao processo. Edições podem ser restauradas através do gerenciador de versões.

    Para editar, basta clicar na área de edição em Editar

    Para visualizar versões anteriores e gerenciá-las, basta clicar em Versões

    Na lista de script do processo, é possível visualizar todos os scripts contidos no processo e selecionar um a um para edição.

    Para copiar o script desejado, acione o ícone .

    Após finalizada as verificações e edição, acione Reenviar solicitação.

    09. Na Mensagem de erro, é possível ter uma breve descrição do tipo de erro.

    10. É possível ainda acionar o suporte diretamente de dentro da central de diagnósticos. Basta acionar o botão Acessar Central de Atendimento e será feito o direcionamento para o suporte do TOTVS Fluig.


    Processos


    Na aba de Processos é possível verificar todos os processos que se encontram em estado de erro ou alerta. Podendo ainda filtrar processos pelo seu status e fazer uma busca pelo código ou descrição do processo. Na listagem de processos, podemos ver informações como Código, Processo, Versão, Ativo, Em edição e Diagnóstico.

    01. No filtro de Por Processos, podemos filtrar Processos com erro, Processos com alerta, Processos ativos, Processos inativos, Processos liberados, Processos em edição, Todas as versões e Últimas versões.

    02. Em Mostrar resultados por página, podemos definir a quantidade de processos que aparecerão na listagem em 10, 25, 50 ou 100 processos por página.

    03. Para visualizar o diagnóstico do processo, basta acionar o ícone .

    04. Na janela de Diagnóstico do processo, é possível visualizar as abas de Alertas de desenvolvimento Erros em solicitações.

    Aba Alertas de desenvolvimento:

    Contém informações de mensagem de alerta e script.

    Aba Erros em solicitações:

    Contém informações da mensagem de erro e demais informações da solicitação com erro.

    Para visualizar a solicitação, clique no ícone  para ser direcionado diretamente para o diagnóstico da solicitação.


    Práticas não recomendadas de desenvolvimento


    A seguir estão listadas as práticas de desenvolvimento que classificamos na Central de Diagnóstico como não recomendadas:


    • Ao utilizar um mecanismo por usuário ou executor da atividade, é recomendável que se tenha um gestor no processo caso o usuário em questão seja desativado:

    Quando uma atividade está configurado com um mecanismo por usuário, caso este usuário seja desativado, ao movimentar a solicitação, a solicitação é movimentada para o gestor do processo. Mas, caso não haja um gestor, ocorrerá um erro. O mesmo acontece ao utilizar um mecanismo por executor da atividade e este executor seja desativado. Por isso é recomendável configurar um gestor nestes casos.

    Link: Mecanismo de atribuição

    Imagem:

    Mecanismo de atribuição - fluig Developer - TDN

    • A propriedade AutomaticTasks está descontinuada desde a versão 1.5.9 e pode parar de funcionar sem avisos:

    Esta propriedade não deve ser mais utilizada pois foi descontinuada. Para evitar problemas em futuras atualizações do fluig a propriedade deve ser removida bem como ajustado o processo para não fazer uso dela.

    • Este é um processo padrão do fluig e somente é atualizado a primeira versão. Ao criar uma nova versão, as atualizações do produto não terão efeitos sobre este processo:

    Frequentemente em nossas atualizações fazemos pequenos ajustes, correções e melhorias no processo de listar tarefas e no subprocesso adhoc. Porém, aplicamos somente na versão 1. Ao fazer modificações nesse processo você não recebe nossas modificações.

    • A atividade condicional possui um timer com menos de 3 minutos o que pode, em caso de falhas, acumular várias solicitações rodando ao mesmo tempo e em um curto período de tempo:

    Ao criar uma atividade condicional, o fluig vai executar o script conforme configurado. Caso não consiga a resposta desejada, é agendado uma re-execução. NO caso de uma integração que apresente instabilidade ou mesmo em alguma outra falha no código, esses agendamentos podem acabar se acumulando conforme aumenta o número de solicitações o que pode levar à uma massa de agendamentos excessivamente grande causando lentidão no fluig como um todo.

    • A atividade de serviço possui um timer de 1 minuto com mais de 7 tentativas o que pode, em caso de falhas, acumular várias solicitações rodando ao mesmo tempo e em um curto período de tempo:

    Ao criar uma atividade condicional, o fluig vai executar o script conforme configurado. Caso não consiga a resposta desejada, é agendado uma re-execução. NO caso de uma integração que apresente instabilidade ou mesmo em alguma outra falha no código, esses agendamentos podem acabar se acumulando dependendo da quantidade de solicitações abertas por minuto, o que pode levar à uma massa de agendamentos excessivamente grande causando lentidão no fluig como um todo.

    • O script de customização está usando as conexões internas do fluig com o banco de dados. Utilize a conexão /jdbc/AppDS

    O Fluig disponibiliza a conexão AppDS que deve ser utilizada pelas customizações no lugar do FluigDS e FluigDSRO.

    Link: Desenvolvimento de Datasets

    • Os arquivos de tradução estão referenciando uma atividade que não existe:

    Nos arquivos de tradução, constam atividades que não existes na diagramação. Isso acontece quando uma atividade foi removida normalmente. Para evitar confusões futuras, é recomendável remover essas traduções de atividades que não existem mais

    • A propriedade da atividade está diferente do que encontrado nos arquivos de tradução:

    Ao configurar um processo e gerar as traduções, o fluig ignora as propriedades da atividade e utiliza conforme configurado na tradução. Por isso gerar confusão no desenvolvedor, recomenda-se que em ao menos um idioma esteja igual a configuração que foi feita na atividade ou que escolha um idioma e remova um dos arquivos de tradução desse idioma, assim, ao tentar movimentar a solicitação neste idioma que foi removido, vai utilizar os dados conforme configurado na tela.

    • A propriedade do processo está diferente do que encontrado nos arquivos de tradução:

    Ao configurar um processo e gerar as traduções, o fluig ignora as propriedades do processo e utiliza conforme configurado na tradução. Por isso gerar confusão no desenvolvedor, recomenda-se que em ao menos um idioma esteja igual a configuração que foi feito no diagrama ou que escolha um idioma e remova um dos arquivos de tradução desse idioma, assim, ao tentar movimentar a solicitação neste idioma que foi removido, vai utilizar os dados conforme configurado na tela.

    • O script de customização está levantando um erro em um método que não vai parar a transação e não vai impedir a movimentação da solicitação:

    Levantar uma exceção no script, além de interromper a execução do script em si consegue impedir a movimentação toda da solicitação. Porém, nem todos os métodos possuem essa característica, já que as informações já foram persistidas no ponto em que o script é executado. Confira a documentação para saber quais são estes métodos.

    Link: Tratamento de exceções

    • O script de customização está conectando a um serviço durante a movimentação o que pode gerar lentidão na movimentação. Utilize a atividade de serviço:

    O Fluig possui a atividade de serviço que deve ser utilizada para realizar integrações com outros serviços de terceiros ou mesmo do próprio fluig. Como vantagem, ele oferece re-tentativas automáticas ou mesmo um fluxo de contorno para eventuais problemas de conexões ou dados. Utilizar em outro ponto do produto pode gerar lentidão na movimentação de processos. Mais sobre a atividade de serviço:

    Link: Integração assíncrona via processos workflow

    Imagem:

    Integração assíncrona via processos workflow - fluig Developer - TDN