O Portal do Fornecedor comunica com o ERP através de APIs, desta forma é necessário garantir que o serviço de API esteja disponível e acessível de forma externa.

Importante

Como o acesso do fornecedores é externo a rede da empresa, as portas configuradas abaixo para o serviço de API deverá estar liberadas para acesso externo.


Configurando as portas da API

O aplicativo RM.Host é responsável por hospedar e expor os serviços de APIs.

Veja mais sobre a configuração da porta webApi.

A tag ApiPort configurada nesta etapa será utilizada durante a instalação do Portal.

Importante

A execução do Host precisa ser como administrador:

  • Caso o Host seja iniciado como aplicativo (RM.Host.exe), certifique-se que ao executá-lo, tenha selecionado a opção "Executar como Administrador".
  • Caso o Host tenha sido instalado como serviço, o usuário vinculado ao serviço deve ser um administrador do sistema.

Para validar se as configurações de portas das APIs foram realizadas corretamente, acesse o browser e digite a URL  http://{IP ou domínio}:{porta}/api/swagger/.

Exemplo: http://10.173.17.242:8051/api/swagger

Importante na validação usar o IP, nome da máquina ou domínio.

Verifique se a página abaixo foi carregada

       





Conectando com o banco de dados

Para que a API saiba em qual banco de dados conectar quando for acionada pelo Portal, devemos configurar a tag DefaulDB.

Veja mais em Configurando DefaultDB.


Para validar se a configuração da comunicação com o banco de dados das APIs foi realizada corretamente, acesse a API via browser.

Exemplo: http://10.173.17.242:8051/api/est/v1/Unitofmeasures

Neste exemplo estamos usando o cadastro de Unidade de Medidas, ao acessar será solicitado um usuário do sistema que tenha acesso a este cadastro dentro do sistema.


Você deverá ter um resultado semelhante a este, onde lista os registros do cadastro de unidade de medida.

Para realizar a autenticação com as APIs utilizamos o usuário PORTALDOFORNECEDOR .

Atenção

O usuário PORTALDOFORNECEDOR é criado automaticamente pelo sistema durante o processo de "Comunicar Fornecedor" selecionando a opção "Exportar Orçamento p/Web".

O mesmo jamais deve ser criado manualmente, pois irá causar erros ao tentar acessar o portal.

Durante o processo de comunicação com o fornecedor o sistema identifica a existência do usuário, e caso o mesmo tenha sido excluído, um novo usuário será criado.


Para que o usuário sejá criado corretamente com as devidas permissões,  é necessário antes definir qual código de acesso e perfil serão utilizados.





Perfil

Cadastre um novo perfil, ou utilize um já existente que possua as permissões abaixo.

Sugestão

Aconselhamos a criação de um perfil exclusivo para esta finalidade, pois qualquer manutenção indevida nas permissões, pode fazer com que o fornecedor visualize mensagens de erro ao acessar cadastrados que estão disponíveis no portal, como unidade, marca, condição de pagamento.

Acesso a menus → [01] Cadastros


Acesso a menus → [03] Compras → [03.01] Gestão de Compras → [03.01.02] Cotação








Parâmetros da cotação

Informe o perfil e código de acesso que serão utilizado para realizar a autenticação das APIs, nos parametros da cotação na etapa Definições Gerais 6/6

                     


Importante

Clientes que possuem o sistema configurado com LDAP ou Login Unificado utilizando usuário de rede, devem acessar o cadastro do usuário PORTALDOFORNECEDOR depois que o mesmo for criado, e informar um usuário de rede válido na pasta rede.