Páginas filhas
  • DT 2 - Fluxogramas das operações financeira dos títulos dentro do ERP Winthor

01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Distribuição e Varejo

Linha de Produto:

Linha Winthor

Segmento:

Distribuição

Módulo:

N/A

País:Brasil
Ticket:N/A
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

N/A


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Criar vários fluxogramas, aonde ilustrem as transições que os títulos irão sofrem dentro do ERP Winthor, após o retorno da plataforma TOTVS Antecipa, tal retorno que será processado pela rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin

03. SOLUÇÃO

Esse documento visa orientar aos leitores um entendimento superficial e visual de como ocorrerá a transição entre as plataformas.


Esse fluxograma, basicamente, ilustra como é o processo da primeira etapa de antecipação, que nada mais é a primeira etapa no fluxo geral de antecipação de recebíveis, ou seja, é aqui que o usuário fará a primeira parte de antecipação de um título. Nessa etapa, o título foi vendido para a plataforma da Supplier e o mesmo, agora, não pertence mais ao cliente. Logo, é movimentado provisoriamente o banco/moeda transitória e o título é alterado para a cobrança TECH - Antecipação Recebíveis.


Esse fluxograma, basicamente, ilustra como é o processo da segunda etapa do processo de antecipação de recebíveis. É aqui, que o valor antecipado, de fato, é disponível na conta/moeda do banco parceiro. Aqui também ocorrerá a contrapartida dos lançamentos que foram feito na etapa Operação 0 - Antecipação para que o saldo seja zerado. Nessa etapa, começa as movimentações das taxas dessas operações, como despesas, dentro da tabela de contas a pagar do ERP Winthor. Quanto a esse título (contas a receber) que foi vendido a Supplier, nada ocorrerá com ele, nesta etapa. O título também é quitado dentro da PCPREST uma vez que o valor desse título foi antecipado e confirmado.



Esse fluxograma, basicamente, ilustra como é o processo da etapa Operação 1 - Baixa Total de Antecipação.  Nessa etapa, é gerado movimentações de débito crédito dentro da tabela PCMOVCR no banco/moeda provisório, uma vez que esse título já havia sido antecipado na etapa Operação 20 - Conciliação de Antecipação. Também, nessa etapa, o título é liquidado dentro do ERP Winthor aonde ele não mais apresentará em aberto e consequentemente torna-o baixado por completo.


Esse fluxograma, basicamente, ilustra como é o processo da etapa Operação 1 - Baixa Parcial de Antecipação.  Nessa etapa, é gerado movimentações de débito crédito dentro da tabela PCMOVCR no banco/moeda provisório, uma vez que esse título já havia sido antecipado na etapa Operação 20 - Conciliação de Antecipação. Também, nessa etapa, o título é desdobrado, uma vez que ocorreu a baixa parcial da parcela antecipada, sendo que parte da parcela é quitada/baixa e a outra parte ainda continua em aberto para posterior pagamento.


Esse fluxograma, basicamente, ilustra como é o processo da Estorno de Baixa Total dos títulos, que nada mais é o estorno do título dentro da plataforma da Supplier. Com isso, o título também deve ser estornado dentro do ERP Winthor, uma vez que ele voltou a ficar em aberto na plataforma financeira. Logo, é movimentado de forma inversa ao fluxo Operação 1 - Baixa Total de Títulos, o banco/moeda transitória e o título permanece na cobrança TECH, uma vez que ele se encontra em aberto e ainda pertence a Supplier.


Esse fluxograma, basicamente, ilustra como é o processo da Estorno de Baixa Parcial dos títulos, que nada mais é o estorno parcial do título dentro da plataforma da Supplier. Com isso, o título também deve ser estornado dentro do ERP Winthor, uma vez que ele voltou a ficar em aberto na plataforma financeira. Até o momento, esse é o único fluxo que necessita de ação do usuário dentro do ERP Winthor. Assim, o usuário deve acessar a rotina 1209 - Estornar Baixa, fazer o estorno dessa baixa parcial que foi feito anteriormente. Feito isso, o usuário, deve ir na rotina 1228 - Agrupar Contas a Receber, ir na opção Cancelar Desdobramento, filtrar o mesmo título que foi estornado anteriormente, selecionar a parcela que foi baixada parcialmente e cancelar o desdobramento que foi feito no ato da baixa parcial. Logo, é movimentado de forma inversa ao fluxo Operação 1 - Baixa Parcial de Títulos, o banco/moeda transitória e o título permanece na cobrança TECH, uma vez que ele se encontra em aberto e ainda pertence a Supplier.


Esse fluxograma, basicamente, ilustra como é o processo da Coobrigação dos títulos, que nada mais é a devolução do título ao parceiro, por falta de pagamento por parte do cliente do parceiro, após o vencimento. Logo, é movimentado de forma inversa ao fluxo Operação 0 - Antecipação o banco/moeda transitória e o título é alterado para a cobrança original, uma vez que ele se encontra vencido e devolvido ao parceiro.


Esse fluxograma, basicamente, ilustra como é o processo da Conciliação da Coobrigação, ou seja, é quando a plataforma da Supplier efetiva a devolução do título para o Parceiro. Nessa etapa é gerado as contrapartidas no banco provisório para "quitar" a movimentação daquele título gerado na etapa 3 - Coobrigação. Também é gerado a contrapartida no banco parceiro referente ao valor coobrigado, uma vez que ele foi antecipado e efetivado na etapa 20 - Conciliação da Antecipação no banco parceiro. Por fim, é gerado a despesa da taxa de coobrigação na tabela PCLANC, referente a taxa de devolução do título para o parceiro.


Esse fluxograma, basicamente, ilustra como é o processo da Divergência Comercial, ou seja, é quando a plataforma da Supplier entende que houve alguma quebra de contrato comercial ou não foi possível fazer a antecipação/conciliação da antecipação. Logo o título é devolvido ao parceiro. Essa operação, sempre partirá da Supplier. Não há nenhum lugar aonde o cliente pode solicitar a operação de Divergência Comercial. Assim o título volta a pertencer ao Parceiro, voltando a ficar na cobrança original do título.


Esse fluxograma, basicamente, ilustra como é o processo da Conciliação da Divergência Comercial, ou seja, é quando a plataforma da Supplier faz a efetivação da devolução do título e faz o lançamento de todos os estornos existentes, uma vez que essa operação parte da Supplier e não do Parceiro. Logo, o Parceiro, não terá os custos dessa operação. Aqui é feito, além das movimentações de contrapartida financeira, também é gerada as taxas, sejam elas de despesas ou receitas na tabela PCLANC referente a essa operação.


Esse fluxograma, basicamente, ilustra como é o processo da Recompra dos títulos, que nada mais que a recompra desse título por parte do Parceiro para o ERP Winthor. Nesse cenário, o Parceiro acessa o TOTVS Antecipa e faz a recompra desse título e aguarda o retorno da plataforma pra saber se o Status de recompra foi Aprovada ou Rejeitada. Caso seja aprovado, o título volta a pertencer ao Parceiro. Logo, é movimentado de forma inversa ao fluxo Operação 0 - Antecipação o banco/moeda transitória e o título é alterado para a cobrança original, uma vez que ele foi recomprado pelo Parceiro.



Esse fluxograma, basicamente, ilustra como é o processo da Conciliação da Recompra, ou seja, é quando a plataforma da Supplier efetiva a devolução do título para o Parceiro. Nessa etapa é gerado as contrapartidas no banco provisório para "quitar" a movimentação daquele título gerado na etapa 8 - Recompra. Também é gerado a contrapartida no banco parceiro referente ao valor recomprado, uma vez que ele foi antecipado e efetivado na etapa 20 - Conciliação da Antecipação no banco parceiro. Por fim, é gerado a despesa da taxa de recompra na tabela PCLANC, referente a taxa de devolução do título para o parceiro.



04. DEMAIS INFORMAÇÕES


Importante!

As versões estarão disponíveis para download no CCW. 

https://centraldecontrole.pcinformatica.com.br/


Mantenha suas rotinas sempre atualizadas!


05. ASSUNTOS RELACIONADOS