Páginas filhas
  • DT 5 - Coobrigação e Conciliação de Coobrigação de Título Antecipado

01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Distribuição e Varejo

Linha de Produto:

Linha Winthor

Segmento:

Distribuição

Módulo:

06 - Tesouraria

07 - Contas a Pagar

12 - Contas a Receber

País:Brasil
Ticket:

DDANTECIPA-70, DDANTECIPA-214

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DDANTECIPA-70, DDANTECIPA-214,

DDANTECIPA-188, DDANTECIPA-75, 

DDANTECIPA-76, DDANTECIPA-77,

DDANTECIPA-71, DDANTECIPA-24, 

DDANTECIPA-209, DDANTECIPA-371, 

DDANTECIPA-261, DDANTECIPA-140 


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Na etapa Coobrigação e Conciliação de Coobrigação da Antecipação de Recebíveis o usuário final terá que reassumir a dívida de seu cliente, visto que o título foi antecipado pela plataforma do TOTVS Antecipa, mais o título não foi pago até o seu recebimento, seguindo o período de carência de pagamento firmado no contrato entre o Parceiro e a Supplier.


Critérios de Aceitação

Executar os procedimentos da Execução da Coobrigação, para que o título seja devolvidos para o Parceiro (Carteira do Parceiro) pela plataforma TechFin (Antecipa).

Critérios de Aceitação

Executar o processo de Conciliação da Coobrigação dentro do ERP Winthor a efetivação das movimentações financeiras, referente a Coobrigação, pois nesse caso deve-se gerar todas as movimentações de contrapartida (exceto as taxas desse processo) e reabrir o título dentro do ERP Winthor

03. SOLUÇÃO

Adaptado o processo de comunicação entre o ERP Winthor e a plataforma do TOTVS Antecipa para que o usuário final consiga receber a devolução do título que ainda consta em aberto na plataforma da Supplier, uma vez que o cliente do Parceiro não efetuou o pagamento até o prazo máximo de dias de carência (conforme cláusulas do contrato entre o Parceiro e a Supplier) o título volta a pertencer ao parceiro.


Como se trata de um processo automático, ou seja, o parceiro não tem o controle dos títulos que foram vencidos, eles serão retornados para o ERP Winthor através do processamento automático ou manual da rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfinconforme explicado no link DT 5 - Processamento dos Retornos: Por Agendamento ou Manual.

Após o processamento, a rotina retornará ao usuário que determinado título foi devolvido pelo motivo de Coobrigação. Esses dados de processamento, conforme demonstrados abaixo, encontram-se gravados na tabela PCEXECUCAOTECHFIN.


Após o processamento dos títulos, ocorrerá 2 movimentações financeiras no banco e na moeda transitória. A conferência dos lançamentos podem serem vistas na rotina 604 - Conciliar no ERP Winthor. Esse processamento, feito pela rotina 1294, será responsável em gerar duas movimentações de C-Crédito (despesa), sendo um valor é referente ao valor líquido da execução da coobrigação e o outro valor é referente a taxa da execução da coobrigação daquele título.


Como de praxe, toda movimentação envolvendo o processo de coobrigação, também alimentará dados na tabela PCTRANSACAOANTECIPA. Nota-se os mesmos 2 registros de movimentação que vimos na PCMOVCR (Rotina 604) referente a movimentação de coobrigação do título, com o código de Operação 3 - Coobrigação. Nota-se também nessa tabela de log que há outras informações, ilustrando o tipo de movimentação que ocorreu e o tipo de lançamento.


Já na tabela PCHISTANTECIPA pode-se ver com mais detalhes, quais operações de atualização e inserção que são feitas dentro das tabelas do ERP Winthor. Conforme ilustrado abaixo, é feito uma Alteração na tabela PCPREST, onde que essa alteração é realizada na cobrança do título, voltando o título para a cobrança original, uma vez que ele foi devolvidoJá na tabela PCMOVCR é feito Inserções de movimentação de numerários, dentro do banco e moeda transitória, conforme cadastrado e parametrizado anteriormente. 


Por fim, como se trata de uma devolução do título, poderá notar o título reaberto, na cobrança original do faturamento, pronto para ser baixado pelo ERP Winthor.

Conforme explicado no link DT 1 - Solicitação, Confirmação e Conciliação da Antecipação de Recebíveis e Dúvidas FAQ - Perguntas e Respostas, no que diz respeito aos tipos de operações existentes no fluxo de antecipação, a grande maioria das operações possuem os lançamentos de conciliação (operação 20). Aqui não é diferente, uma vez que os lançamentos de conciliação da coobrigação também serão lançados via atualização manual ou automática.

Esses dados de processamento, conforme demonstrados abaixo, encontram-se gravados na tabela PCEXECUCAOTECHFIN.


OBS: Lembrando que tanto essa etapa de conciliação, como qualquer outra etapa, seguirá o mesmo preceito explicado no link DT 1 - Solicitação, Confirmação e Conciliação da Antecipação de Recebíveis, aba Conciliação da Antecipação, uma vez que o cliente deve ter limite suficiente no dia, para que os lançamentos de conciliação "retorne" para a rotina de integração 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin.

Após o processamento da rotina 1294, será gerada quatro movimentações financeiras: 

          1º - Banco Provisório: Duas movimentações de D-Débito (receita), sendo um no valor líquido do título e outra no valor da taxa da contrapartida da taxa daquele título, dentro do banco e moeda transitória. Isso só é a contrapartida dos lançamentos de C-Crédito (despesa) realizados na operação 3 - Coobrigação, conforme explicado anteriormente.


          2º - Banco Parceiro: Duas movimentações de C-Crédito (despesa), sendo um no valor líquido do título e outra no valor da taxa da contrapartida da taxa daquele título, dentro do banco e moeda parceiro. Isso só é a contrapartida dos lançamentos de D-Débito (receita) realizados na operação 20 - Conciliação da Antecipação, uma vez que esse valor já havia sido antecipado e confirmado o seu repasse para o Parceiro.


Como de praxe, toda movimentação envolvendo o processo de coobrigação, também alimentará dados na tabela PCTRANSACAOANTECIPA. Nota-se os mesmos 4 registros de movimentação que vimos na PCMOVCR (Rotina 604) referente a movimentação de coobrigação do título, com o código de Operação 20 - Conciliação da Coobrigação. Nota-se também nessa tabela de log que há outras informações, ilustrando o tipo de movimentação que ocorreu e o tipo de lançamento.

 


Já na tabela PCHISTANTECIPA pode-se ver com mais detalhes, quais operações de atualização e inserção que são feitas dentro das tabelas do ERP Winthor. Conforme ilustrado abaixo, na tabela PCMOVCR, é feito Inserções de movimentação de numerários, dentro do banco/moeda transitória e do parceiro, conforme cadastrado e parametrizado anteriormente.


Por fim, como se trata de uma operação de devolução do título, por falta de pagamento na data de vencimento, há taxa para essa operação. Essa taxa entra como Despesa para o Parceiro, uma vez que o título foi Coobrigado. Como se trata de uma despesa, esse valor é movimentado em uma conta gerencial que é parametrizado, conforme mostrado no link DT 4 - Configuração de Parâmetros de Integração. Essa conta é informada no campo Conta Taxa Coobrigação.

Sendo assim é lançado o mesmo valor da taxa na tabela PCLANC, sendo ele igual ao lançamento de taxa no banco/moeda Parceiro.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES


Importante!

As versões estarão disponíveis para download no CCW. 

https://centraldecontrole.pcinformatica.com.br/


Mantenha suas rotinas sempre atualizadas!

05. ASSUNTOS RELACIONADOS