Home

Linha Microsiga Protheus

Páginas filhas
  • DDA - Débito Direto Autorizado -- 23523

DDA - Débito Direto Autorizado

O DDA é um projeto da FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos - que visa facilitar pagamentos por meio da disponibilização de compromissos eletrônicos.

Prezado cliente,

 

A TOTVS, sinônimo de tecnologia e inovação, por meio deste comunicado, esclarece a sua comunidade as principais considerações sobre o DDA -Débito Direto Autorizado – e antecipa suas próximas ações e soluções sobre o mesmo assunto.

 

O que é o DDA?

 

É um projeto da FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos - que visa facilitar pagamentos por meio da disponibilização de compromissos eletrônicos.

 

No modelo tradicional, os bancos cedentes emitem os títulos em papel e enviam-nos aos sacados. Com o DDA, os bancos passarão a gerar os títulos eletronicamente, remetendo-os ao sistema DDA. Este, que é controlado pela CIP – Câmara Interbancária de Pagamento - armazenará todos os títulos eletrônicos.

 

Os bancos consultarão o DDA e apresentarão a seus clientes (sacados eletrônicos) todos os seus títulos (registrados em qualquer banco).

Dentre os principais benefícios elencados pela FEBRABAN, destacam-se a redução do uso de papel, já que deixa de existir a emissão de títulos físicos, e ganho de eficiência para o mercado com a simplificação do processo de recebimento e pagamento.

 

O projeto entra em vigor a partir de 19 e outubro e 2009.

 

Para mais informações, consulte a cartilha DDA disponibilizada pela FEBRABAN: www.febraban.org.br.

 

Considerações sobre o DDA

 

· O DDA não envolve legislação trata-se de uma modernização do sistema de pagamento brasileiro.

· O DDA não é obrigatório. As pessoas física e/ou jurídica que aderirem a ele devem se tornar “sacado eletrônico ” por meio de seus bancos de relacionamento.

· O DDA abrange apenas cobrança registrada.

 · O sacado eletrônico poderá trabalhar com diversos bancos.

 

Neste caso, as informações disponibilizadas serão as mesmas (com o DDA, todos os bancos têm acesso aos títulos registrados em todos os bancos).

 

TOTVS e o DDA

 

Desde o segundo semestre de 2008, a TOTVS acompanha o projeto DDA por meio de suas equipes de inteligência de produto.

 

Atualmente, está desenvolvendo projetos de melhorias em seus sistemas ERPs que possibilitarão o uso do DDA de forma natural e planejada.

 

Tais inovações abrangem:

 

Caracterização de fornecedores, clientes ou empresas como sacado eletrônico.

 

· Adequação nos sistemas de “Contas a Receber ” para inibir impressão de boletos para sacados eletrônicos.

 

· Adequação nos sistemas de “Contas a Pagar ” para o recebimento eletrônico dos boletos.

 

O último item caracterizará a maior mudança e também trará os maiores ganhos no processo.

 

Com a recepção eletrônica dos títulos será possível conciliá-los com os compromissos registrados no sistema, eliminando, desta forma, a necessidade de captação manual do código de barras dos títulos.

 

Elimina-se ainda o risco de atrasos por conta de extravio de correspondência e aumenta-se a segurança no controle de títulos indevidos.

 

A recepção dos boletos ocorrerá por meio de arquivos magnéticos disponibilizados pelos bancos de relacionamento, geralmente na estrutura padrão CNB 240 posições.Importante salientar que o processo de pagamento escritural não sofre qualquer mudança.

 

Considerações finais

 

As instituições financeiras estão trabalhando massivamente na divulgação do DDA. A expectativa é grande e os ganhos visíveis, porém entendemos que o impacto sistêmico será pequeno.

 

As soluções TOTVS são aderentes e serão evoluídas de modo a contemplar o melhor da mudança. Muitos bancos já estão disponibilizando a seus clientes a opção de se cadastrarem como sacado eletrônico. Neste caso, até que o DDA entre em vigor, somente os compromissos sob sua responsabilidade estarão disponíveis.

 

O layout do padrão CNAB ainda não foi disponibilizado pelos bancos. A equipe TOTVS está em permanente contato com algumas das insti tuições bancárias,e, tão logo tenhamos mais informações, as divulgaremos.

 

Neste sentido, o cliente TOTVS também pode buscar se familiarizar com as funcionalidades DDA por meio da rotina “varredura escritural ”.

 

Solicite o arquivo de boletos a seu banco e entenda a rotina por meio de seu uso na prática. Nossa equipe de help desk estará disponível para atendê-lo!

 

Cordialmente,

 

Inteligência de produtos TOTVS