Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Função: FCreate

Cria um arquivo vazio no disco, para operação de escrita em modo exclusivo, com o tamanho de 0 ( zero ) bytes.Se o arquivo especificado já existe no disco, o arquivo é aberto em modo exclusivo, e seu conteúdo é eliminado (  truncado em 0 bytes ).Caso a operação não seja completa com sucesso, a função retorna o handler -1, caso contrário é retornado o handler de acesso ao arquivo, para operações de escrita. 

FCreate ( < cArquivo>, [ nAtributo], [ xParam3], [ lChangeCase] ) --> nRet

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
cArquivoCaracterIndica o nome do arquivo que será criado. Além disso, pode-se especificar um path absoluto ou relativo para criar arquivos no ambiente local (Smart Client) ou no servidor. X
nAtributoNuméricoParâmetro mantido por compatibilidade, não é considerado na criação do arquivo. Deve ser informado o valor NIL ou 0 (zero), o arquivo sempre será criado com atributos default.
xParam3NuloCompatibilidade. Deve ser informado o valor nulo ( NIL )
lChangeCaseLógicoCaso seja verdadeiro (.T.) , o nome do arquivo informado será automaticamente convertido para letras minúsculas ; caso contrário, falso (.F.), não será feito nenhum ajuste no nome do arquivo informado. Valor padrão : .T. ( verdadeiro )
    nRet(numerico)
  • Retorna o handle do arquivo para ser usado nas demais funções de manutenção de arquivo. O handle será maior ou igual a zero. Caso não seja possível criar o arquivo, a função retornará o handle -1. Para obter mais detalhes da casua da ocorrência, utilize a função FError().

FCreate() é uma função de baixo nível que permite a manipulação direta dos arquivos textos como binários. Ao ser executada, cria um arquivo ou elimina o seu conteúdo e retorna o handle (manipulador) do arquivo para ser usado nas demais funções de manutenção de arquivo. Após ser utilizado, o arquivo deve ser fechado através da função FClose().

Quando é informado um path relativo (ex: "\temp\arquivo.txt") o arquivo será salvo no servidor; para que o mesmo seja salvo na máquina cliente (smartclient) é necessário informar um path absoluto (ex: "C:\home\user\arquivo.txt"). Em clientes UNIX, a letra de drive informada será ignorada, os caracteres '\' serão automaticamente convertidos em '/' e o arquivo citado no exemplo anterior seria então gravado em "/home/user/arquivo.txt".

Caso o arquivo já exista, o conteúdo do mesmo será eliminado e seu tamanho truncado para 0 (zero) bytes. Caso seja necessário alguma alteração no atributo do arquivo, utilizar a função chmod().

#include "Fileio.ch"...// criar arquivo texto vazio a partir do root path no servidornHandle := FCREATE("\Testfile.txt")If nHandle = -1   conout("Erro ao criar arquivo - ferror " + Str(Ferror()))Else   // escreve a hora atual do servidor em string no arquivo   FWrite(nHandle, Time() + CRLF)   FClose(nHandle)EndIf
Advanced Protheus 6.09 , Advanced Protheus 7.10 , Microsiga Protheus 8.11 , Protheus 10 , TOTVS Application Server 10 , ByYou Application Server

  • Sem rótulos