Árvore de páginas

Boas práticas de filtro AdvPL com DBAccess

Evite a utilização de funções em filtros. Monte a expressão de filtro utilizando operadores relacionais e lógicos baseados nas informações do banco de dados do modo mais direto possível.

Ao invés de:

Ao invés
User Function IsValid( cTipo )
If cTipo = "1" 
Return .t.
Endif
If cTipo = "F" 
Return .t.
Endif
Return .f.

User Function MyFiltro()
(...)
DbSelectarea("TMP")
SET FILTER TO GRUPO = "0001" .and. U_IsValid(TIPO)
(...)

 

Utilize:

Utilizar
(...)
DbSelectarea("TMP")
SET FILTER TO GRUPO = "0001" .and. ( TIPO = "1" .or. TIPO = "F")
(...)

 

Observe que neste exemplo, somente foi possível adotar a conversão proposta, pois não havia nenhuma outra regra na função AdvPL U_IsValid() que usava outro fator a não ser uma comparação direta com um valor da tabela.

Importante

Evite realizar concatenação de campos na expressão de filtro. A operação de concatenação de campos não é suportada pelo DBAccess e pelo banco de dados, pois existe a necessidade implícita do filtro manter o comportamento original do AdvPL, e cada banco de dados possui suas características quando efetuadas concatenações entre campos char e/ou varchar e colunas calculadas.

Ao invés de:

Ao invés
SET FILTER TO CPOC1 + CPOC2 = M->VAR1 + M_VAR2

Utilizar :

Utilizar
SET FILTER TO CPOC1 = M->VAR1 .AND. CPOC2 = M->VAR2

 

Partindo da premissa que o tamanho dos campos e das variáveis de memória são os mesmos. Caso não sejam, eles podem ser adequados para que a comparação seja sempre de 1 para 1 entre os campos. No exemplo acima, tomando por base que CPOC1 é do tipo caractere, tamanho 6, e CPOC2 também é caractere, tamanho 4, e uma determinada funcionalidade fornece em uma variável de memória única uma chave de 10 bytes, onde os 6 primeiros correspondem à chave CPOC1 e os 4 restantes correspondem ao CPOC2:

Ao invés de:

Ao invés
SET FILTER TO CPOC1 + CPOC2 = M->VARCHAVE

Utilizar :

Utilizar
cFiltro := 'CPOC1 = "'+left(M->VARCHAVE,6)+'" .AND. CPOC2 = "'+substr(M->VARCHAVE,7,4)+'"'
SET FILTER TO &cFiltro.

 

Importante

Neste exemplo, criamos uma string que contém a expressão de filtro, onde trocamos os valores das variáveis de memória por constantes, para que seja possível resolver o filtro no banco de dados enviando as expressões literais já resolvidas, para não passar desnecessariamente funções para o filtro.

A única excessão é a função DTOS(): Quando enviada ao DBAccess, onde o conteúdo da função é um campo do tipo "D" Date, na linguagem AdvPL, a função é internamente removida, pois no DBAccess o campo já é gravado como string no formato "AAAAMMDD". Logo, um filtro com a expressão "DTOS( CAMPO ) == ‘ 20100101’" é realizado pelo DBAccess uma otimização para gerar uma expressão SQL solúvel no SGDB.

 

  • Sem rótulos