Páginas filhas
  • Seleção Itens Inventário Rotativo - WMS6446


CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Essa rotina permite efetuar a análise da seleção de itens para o inventário rotativo, conforme as configurações e parametrizações realizadas na rotina  WMS6441 (Parâmetros Inventário Rotativo).

As informações geradas neste programa poderão ser posteriormente analisadas na rotina WMS6447 (Painel Gerenciamento Inventário Rotativo).

O processamento dessa rotina pode ser agendado para a execução via JOB.

A análise e envio de e-mail aos responsáveis, avisando-os da necessidade de execução de inventários também pode ser via JOB.

Os parâmetros cadastrados para os depositantes na rotina WMS6441 são considerados durante o processamento.

Durante o processamento é verificado se os campos de dias e pesos da classificação ABC do depositante na rotina WMS6441 foram informados.

Em caso positivo, é calculada a data prevista para o próximo inventário do item considerando a data do último inventário, somada à quantidade de dias do intervalo indicado para a classificação ABC do item:

  • Se for classificação A é considerada a quantidade de dias conforme o campo Dias entre inventários classificação A.
  • Se for classificação B é considerado o campo Dias entre inventários classificação B.
  • Se for classificação C é considerado o campo Dias entre inventários classificação C.

Logo, é efetuada a seguinte equação: Data prevista próximo inventário = (Data último inventário + Dias entre inventários classificação).

Se a data calculada for anterior ou igual a data atual será somado no peso total do item o valor informado do campo Peso classificação A, Peso classificação B ou Peso classificação C, conforme a classificação ABC do item. Se a data calculada for posterior a data atual, nenhum peso será somado ao total.

Os parâmetros das ocorrências via papel também são considerados no processamento. Inicialmente é verificado se na rotina WMS6441 os campos Dias com ocorrência, Peso e Dias análise atividades, das atividades via papel, estão informados. Se estiverem, esses campos são utilizados para calcular a data inicial a partir do qual devem ser avaliadas as atividades executadas em papel, pelo cálculo: Data inicial = (Data atual - Dias análise atividades).

É contabilizada a quantidade de dias em que houve ocorrência de operações realizadas em papel.

Se a quantidade for maior ou igual ao campo Dias com ocorrência, ao peso total do item é somado o valor informado no campo Peso.

Se na rotina WMS6441 os campos Dias com ocorrência, Peso e Dias análise atividades das atividades com interrupção também estiverem informados, esses também são utilizados.

Com essas informações é efetuado o cálculo da data inicial a partir da qual serão avaliadas as atividades com interrupção, pela equaçãoData inicial = (Data atual - Dias análise atividades).

Para verificar as interrupções é necessário analisar duas origens distintas:

  • A primeira irá verificar as interrupções dos processos de movimentação.
  • A segunda irá verificar as interrupções de OS/atividade, sendo que cada tipo de processo associado à atividade deve ter uma análise diferenciada.

Na análise dos processos de movimentação são identificadas as datas em que ocorreram as interrupções de processos de movimentação no período.

Na análise das interrupções de OS/atividade é verificado cada tipo de processo de atividade que tenha relação direta com movimentação ou manipulação de itens, sendo esses processos: conferência recebimento, armazenagem, transferência entre endereços, movimentação origem drop point, cancelamento armazenagem, transferência picking para armazém, armazenagem direta, montagem/desmontagem kit, contagem de inventário, conferência PDV, conferência coletor, conferência com montagem automática de volumes, conferência PDV com montagem automática volumes, conferência por plano via coletor, conferência por plano via PDV, conferência por plano com volume embarque, conferência coletor montado volumes semiautomaticamente, reconferência expedição, divisão de estoque.

Depois de efetuadas todas as análises acima, será verificada a quantidade de dias em que houve interrupção. Se a quantidade for maior ou igual ao valor do campo Dias com ocorrência é somado ao peso total do item o valor do campo Peso. Caso contrário, nenhum peso deve ser somado ao total.

As análises das interrupções de atividade somente podem ser consideradas se o motivo de interrupção informado estiver assinalado para ser considerado no inventário.

Para a reconferência de expedição são verificados se os campos Dias com ocorrência, Peso e Dias análise atividades estão informados no WMS6441.

Se estiverem é calculada a data inicial a partir da qual devem ser avaliadas as reconferências de expedição, pelo seguinte cálculo: Data inicial = (Data atual - Dias análise atividades).

Em seguida, o sistema irá determinar a quantidade de dias em que houve reconferência de expedição. Se o resultado do cálculo for maior ou igual ao valor do campo Dias com ocorrência, é somado no peso total do item o valor do campo Peso. Caso contrário, nenhum peso deve ser somado ao total.

Os campos para informar os dias e o peso da movimentação de picking do WMS6441 também são analisados, sendo efetuado o cálculo da data inicial a partir do qual deverão ser avaliadas as movimentações no picking, utilizando a seguinte equação: Data inicial = (Data atual - Dias análise movimentações).

Também é verificada a quantidade de dias em que houve ocorrência de movimentação no picking. Se a quantidade for maior ou igual ao valor do campo Dias com ocorrência, o sistema soma no peso total do item o valor do campo Peso. Caso contrário, nenhum peso é somado ao total.

Quando na rotina WMS6441 o campo Considerar saldo bloqueado? estiver assinalado é verificado se existe alguma identificação de estoque bloqueada para o item.

Se houver, é somado ao peso total do item o valor do campo Peso, parametrizado para o saldo de estoque bloqueado. Caso contrário, nenhum peso deve ser somado ao total.

Durante o processamento também é verificado o peso que deve ser adicionado ao total para a categoria do item que está sendo processado, considerando o valor informado na rotina WMS6441, aba 2 - Categoria, no campo Peso.

A rotina efetuará também a busca dos fornecedores para os quais é necessário efetuar a análise do recebimento do item que está sendo processado.

Para cada fornecedor encontrado, o sistema calcula a data inicial a partir da qual devem ser avaliados os recebimentos, considerando o valor da rotina WMS6441, aba 3 - Fornecedor: Data inicial = (Data atual - Dias análise recebto.).

O Sistema verifica também a quantidade de dias em que houve recebimento do fornecedor para o item em questão. Se o resultado do for maior ou igual ao valor do campo Dias com ocorrências é somado no peso total do item o conteúdo do campo Peso. Caso contrário, nenhum peso deve ser somado ao total.

Depois do sistema realizar todas as análises acima será efetuado o cálculo do peso final, o qual deve ser considerado para o item, aplicando um fator que é determinado com base na data do último inventário do item. A fórmula para cálculo deste fator é a seguinte:

Fator a ser aplicado: (Data atual – Data último Inventário)  /  Número dias sem inventário

Sendo que:

  • Data atual: é a data corrente;
  • Data último inventário: é a data do último inventário obtida para o item.
  • Número dias sem inventário: que é conteúdo do campo Dias limite novo inventário.
    Se este campo estiver nulo, não será efetuado o cálculo sobre o peso total obtido. Neste caso será considerado como peso final.

Uma vez calculado o fator, este valor é aplicado sobre o peso total do item, somado conforme as análises anteriores. Este será o peso final a ser considerado para o item.

02. TELA SELEÇÃO ITENS INVENTÁRIO ROTATIVO

Outras Ações / Ações Relacionadas

As ações padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Primeiro, Último, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas na página Ambientação Logix.

AçãoDescrição
Profile

Permite salvar os filtros informados, os quais podem ser utilizados como padrão na próxima emissão do relatório.

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Depositante

Código do depositante, o qual será utilizado para a seleção dos itens para o inventário rotativo.

Durante o processamento, com base no depositante são verificados todos os itens relacionados ao depositante para determinar quais devem ser inventariados.

03. TABELAS UTILIZADAS

Não se aplica.

04. ASSUNTOS RELACIONADOS