Árvore de páginas

Bandeira Brasil Localização.png

CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Trata-se do processo de coletas não previstas dentro e fora do estado, onde o mesmo pode ser iniciado a partir inclusão de documentos na alteração da viagem já em processo.

Este processo visa diminuir problemas legislativos, e otimizar o processo de viagem de transportes fracionados.

Viagem de Entrega e Transferência

Só poderá ser realizada a inclusão de novos CTRC’s com a viagem em trânsito, ou seja, se a operação de saída de viagem estiver apontada.

Atentar para viagens cuja emissão do MDF-e foi efetuada. Pois caso o novo documento inserido na viagem seja um Ct-e Eletrônico, o sistema permitirá uma gestão do MDF-e em questão dentro desta viagem, sendo possível as seguintes ações:
- Encerramento / Transmissão de manifestos 
- Geração / Transmissão de Manifestos

- Cancelamento / Transmissão de Manifestos
- Apontamento de ocorrências

Assim como as regras de emissão de MDF-e devem ser observadas, deve-se atentar para os casos de emissão de GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais), uma vez que, caso a emissão dos documentos fiscais seja em local diferente da localidade da filial, visto que o ICMS é devido ao estado de origem da operação de transporte, deverá ser emitida a GNRE para recolhimento de ICMS. 

02. EXEMPLO DE PROCESSO DE UTILIZAÇÃO 

Exemplo de viagem SP x PR, onde com a viagem em trânsito, é efetuada coleta no estado do PR com destino final SC.

  1.  No SIGATMS, acesse Atualizações > Viagens > Viagem Mod. 3> Viagem Mod. 3
  2.  Na tela de manutenção Viagem Modelo 3, clique em Incluir.
  3.  Em seguida é apresentada a tela Viagem - Incluir, informar nas seguintes abas/painéis:
  4.  Aba Viagem - Cabeçalho: Inserir dados no campo obrigatório, selecione o tipo da viagem - Normal;
  5.  Aba Viagem - Cabeçalho: Inserir dados no campo obrigatório, selecione o serviço de transporte - 3 Entrega. É possível utilizar a consulta padrão disponível neste campo.
  6.  Aba Viagem - Cabeçalho: Inserir dados no campo obrigatório, rota  desejada. É possível utilizar a consulta padrão disponível neste campo.
  7.  Na Aba Filha Documentos Embarcados - selecione o documento (SP x PR) que será incluído na viagem através da consulta padrão disponível nos campos, também é possível utilizar os Botões/Opções laterais da Aba Documentos Embarcados.
  8.  Confira os dados e selecione a Aba Recursos, na seção Veículos da Viagem - insira os dados do(s) veículo(s) da viagem, onde caso exista motorista vinculado será automaticamente gatilhados informações na  Aba inferior Motoristas (Aba de  Recursos) caso contrário o preenchimento deverá ser manual, assim como dados para ajudantes.
  9.  Caso exista necessidade de informações referente a planejamento informar dados data início, hora início, data fim e hora fim.
  10.  Caso exista necessidade de informações referente a Operadoras, informar dados na Aba Operadoras.
  11.  Clique em Confirmar;
  12.  Caso tenha excedido algum limite, a viagem permanecerá bloqueada, aguardando a liberação.
  13. Caso tenha sido previamente  configurado na tela de manutenção Viagem Mod. 3 (tecla F12), a forma de carregamento - Automático, a viagem será carregada automaticamente. Caso contrário, o processo poderá prosseguir normalmente, com carregamento manual. Da mesma maneira, caso tenha sido previamente  configurado na tela de manutenção Carregamento 3 (tecla F12), a forma de fechamento da viagem - Automático, a viagem será ser fechada automaticamente. Caso contrário, o processo poderá prosseguir normalmente, com fechamento manual.
  14. Na tela de manutenção da viagem modelo 3, acionar a opção Outras Ações> Manutenção> Operações;
  15. Realize o apontamento da operação de Saída de Viagem;
  16. Clique em Salvar, neste momento o Status da Viagem passará de "Em aberto" para "Em trânsito";
  17. Neste cenário, onde veículo sai do estado de SP e realiza a entrega no estado do PR, realizar o registro de ocorrência de entrega para este documento. Sendo assim, na tela de manutenção da viagem modelo 3, acionar a opção Outras Ações> Manutenção> Reg. Ocorrência;
  18. Na tela de registro de ocorrência, acesse a opção Apontar;
  19. No código de ocorrência, campo (DUA_CODOCO) informe uma Ocorrência do tipo '01 - Encerra processo';
  20. Clique em "Salvar";
  21. Ainda com a viagem em trânsito deverá ser realizada a coleta da mercadoria ainda no estado do PR com destino final ao estado de SC. Sendo assim, na tela de manutenção da viagem modelo 3, acionar a opção 'Alterar' e na sequência, inserir a Solicitação de Coleta;
  22. Na chegada ao cliente referente à Coleta, realizar o processo de emissão do documento de transporte - No retorno à tela de Manutenção da Viagem Mod. 3, acionar no quadrante inferior esquerdo "Documentos Embarcados", a opção "+NF Cliente";
  23.  Será apresentada a tela "Doctos. do Cliente para Transporte" (TMSA050);
  24.  Clique em "Incluir" e insira os dados obrigatórios: 
  25.  Neste momento, o usuário deverá seguir o procedimento de Entrada da Nota Fiscal -  lembrando que neste cenário, deverá ser preenchido  o número da Solicitação de Coleta que foi inserida na viagem no campo   No.Sl.Coleta (DTP_NUMSOL);
  26.  Neste cenário, também será necessário preencher os seguintes campos na Aba Coleta/Entrega:
  27.  Data Coleta (DTC_DATCOL) e Hora da Coleta (DTC_HORCOL); 
  28.  Clique em "Salvar", será apresentada novamente a tela "Doctos. do Cliente para Transporte";
  29.  Ao concluir a digitação das NFs de Cliente, clique em "Cancelar";
  30.  O lote ficará com status na cor verde  "digitado" - ou seja, não ocorrerá o cálculo automático. 
  31.  Acione a Opção Outras Ações > Calculo Frete > Calcular;
  32.  Neste momento, a coleta inserida inicialmente na viagem passará a ter o Status = "Encerrado" e o documento inserido através da Solicitação de Coleta via opção "+NF Cliente" ficará com status "Em trânsito";
  33.  Importante - Validar as regras de emissão de MDFe (validar se há passagem entre UFs/barreiras fiscais) e necessidade de emissão de GNRE (o ICMS é devido ao estado de origem da operação de transporte, se não há filial deverá ser emitida a GNRE para recolhimento de ICMS).
  34.  Deverá ser realizado a emissão do MDF-e para o novo documento inserido na viagem, caso refira-se a um documento de tipo eletrônico, caso contrário seguir para o passo 34. 
  35.  Na tela de manutenção Viagem Modelo 3, a opção Outras Ações> Manutenção > Manifesto> Manifestar;
  36.  Na tela de manutenção Viagem Modelo 3, a opção Outras Ações> Manutenção > Manifesto> MDF-e;
  37.  Realizar o processo de transmissão do novo MDF-e;
  38.  Neste momento, no caso de pré-existência de documentos eletrônicos, vinculados à MDF-es e entregues, deve ser realizado o processo de transmissão de encerramento destes(s) MDFes.
  39.  Na tela de manutenção Viagem Modelo 3, acesse a opção Outras Ações> Manutenção > Operações;
  40.  Na chegada do veículo a filial de destino realizar o apontamento da operação de chegada em filial, na tela de manutenção Viagem Modelo 3, acesse a opção Outras Ações> Manutenção> Operações;
  41.  Realizar o apontamento da operação de Chegada em Filial;
  42.  Realizar o procedimento de encerramento dos MDF-es da viagem, caso não exista MDF-e seguir para o passo 40;
  43. A partir deste momento o processo poderá prosseguir normalmente, com lançamento de ocorrências e encerramento da viagem, estas opções permanecem disponíveis em Outras Ações> Manutenção> Reg. Ocorrências e Outras Ações> Manutenção>Encerramento> Encerrar.

03. TABELAS UTILIZADAS

  • DJN - Redespacho Adicional da Viagem

  • DM3 - Documentos da Viagem Mod.3 

  • DM4 - Planejamento da Viagem Mod.3

  • DM5 - Operadora de Frotas Viagem

  • DM6 - Viagem Carregada

  • DM7 - Veículos Carregados

  • DM8 - Documentos da Viagem TMS x GFE

  • DTA - Carregamento

  • DTQ - Viagem

  • DUA - Ocorrências

04. ASSUNTOS RELACIONADOS