Páginas filhas
  • 1. Sobre o Módulo (WMS Logix)


CONTEÚDO

01. OBJETIVOS

a. Diminuir o Prazo de Atendimento de Pedidos de Saída

A adaptação dos processos de armazenamento e picking para cada classe de produto, a seleção automática dos locais de estoque, o planejamento das operações de saída permitindo a adequação dos recursos às necessidades, picking baseado em ondas de coleta e a atribuição dinâmica de tarefas por meio de coletores em rádio frequência permitem reduzir o ciclo de atendimento, com evidentes benefícios em termos financeiros.

b. Melhorar a Qualidade do Serviço aos Clientes

A segurança no recebimento, a identificação das embalagens de estoque por código de barras, a segurança proporcionada pela captura de dados por coletores, a validação da existência das quantidades dos itens na formação da onda de picking e o rígido controle do embarque, eliminam entregas aos clientes com itens faltantes, em excesso ou trocados.

c. Reduzir Drasticamente os Erros de Armazenamento e Picking

As etiquetas de identificação do EAN nas embalagens, das unidades de estoque e dos locais usando código de barras, o uso de coletores nas operações de armazenamento e picking, o registro de todas as movimentações de estoque com apontamento do operador, data e hora, certamente reduzem ao mínimo a possibilidade de troca de local, picking em local diferente do apontado, entre outros.

A estes recursos somam-se várias possibilidades de inventário cíclico. Tratando-se de um sistema em tempo real, qualquer irregularidade operacional é de conhecimento imediato dando meios ideais de monitoramento operacional.

d. Melhorar a Produtividade dos Recursos do Armazém

O cumprimento de regras refinadas pelos índices apresentados pelo sistema permitem que as operações sejam automáticas, portanto, sem a necessidade de supervisores para distribuição e controle das tarefas.

Elas são geradas, enfileiradas, sequencialmente atribuídas e detalhadamente controladas pelo sistema, de tal modo que permite monitorar a produtividade de cada recurso, pessoa e equipamento, sob diferentes enfoques.

e. Reduzir os Erros de Expedição

Confrontar pedidos de vendas, em tempo real, com a distribuição dos itens separados pelas ondas de picking, registrar a formação de volumes  e a validação dos volumes embarcados nos veículos contra a programação de embarque, comunicam ao sistema alto grau de segurança na expedição.

02. INTEGRAÇÃO

O detalhamento sobre a integração do WMS Logix está disponível no documento: Fluxo de Integração.

03. PRÉ-REQUISITOS

Para que o WMS Logix possa executar suas funções há a necessidade primeiramente de criar o ambiente físico, o qual é representado pela estrutura física do CD que define as áreas com suas respectivas funcionalidades. Enfim, representa o espaço físico no qual essa solução será operacionalizado.

Inicialmente é necessário efetuar a parametrização do WMS Logix, na qual são definidas as operações de gerenciamento do Armazém praticadas pelo sistema.

Definir a estrutura física ou o layout do armazém e a forma como as áreas do armazém serão organizadas, a fim de utilizar todo o espaço existente da melhor forma possível, verificando a coordenação entre os operadores, equipamentos, funcionalidades das áreas e os espaços.

O layout ideal é aquele que procura minimizar a distancia total percorrida com a movimentação eficiente entre os materiais, com a maior flexibilidade possível e com custos de armazenagem reduzidos.

Antes de efetuar o planejamento do layout do armazém é necessário obter toda a informação relativa ao espaço a planejar, ou seja, é importante saber qual a funcionalidade de cada área (armazenagem, picking, conferência, produção, doca, entre outras), o estoque máximo, médio e mínimo, o volume de recepção e expedição, qual a política de reposição do estoque, a rotatividade e também o método de movimentação dentro do armazém.

Ao final deste processo é possível saber:

  • Como cadastrar locais/prédios.
  • Como criar áreas/subáreas.
  • Como associar locais/prédios x áreas/subáreas.
  • Como criar/alterar endereços.
  • Como configurar uma colmeia.
  • Como cadastrar as funcionalidades de endereços.
  • Como cadastrar os tipos de estrutura.
  • Como cadastrar o agrupamento de docas.