Páginas filhas
  • 04. Processo de Anonimização


CONTEÚDO

  1. Visão geral
  2. Filtros
  3. Anonimização


01. VISÃO GERAL

O Processo de Anonimização (menu acessível por usuários com o papel de operador) é a operação de descaracterizar o dado pessoal contido nos bancos dos Sistemas controlados pelo TOTVS Agro LGPD.

Nesta tela o usuário poderá buscar dados pessoais de acordo com as informações mapeadas (Mapeamento de Atributo) e aplicar a Anonimização.

02. FILTROS

Na Anonimização o usuário poderá filtrar por diversas informações do Atributo ou do Mapeamento (filtros opcionais) e informar uma descrição (filtro "Procurar por") com a qual a aplicação irá procurar nos Sistemas cadastrados.

Acima dos filtros será exibido um ícone indicando a situação de cada conexão dos Sistemas (caso não seja possível se conectar com algum banco de dados, alguma informação sensível podeŕa ficar de fora da anonimização):

03. ANONIMIZAÇÃO

Ao realizar a busca irá exibir uma aba para cada Sistema que tenha algum dado encontrado com o filtro aplicado.

O resultado da busca será exibido em tabelas onde as colunas são os Atributos mapeados.

Cada linha exibida poderá ser selecionada, ao clicar no botão 'Anonimizar', as linhas selecionadas serão anonimizadas no banco de dados do Sistema (para a Conexão específica).

A Anonimização ocorrerá de acordo com o Atributo, respeitando a regra de anonimização e também eventuais restrições, como por exemplo:

  • Campos com restrição de banco (PK, FK, Unique, etc.) não poderão ser anonimizados;
  • Caso o Atributo possua alguma Base Legal que não permita anonimização, o dado também não poderá ser anonimizado;
  • Configuração de 'Anonimizável' no cadastro do Atributo

Após a Anonimização ser finalizada, o TOTVS Agro LGPD exibirá o 05. Extrato de Anonimização.

A anonimização irá atualizar dois campos das tabelas envolvidas no processo. Um dos campos é a data que ocorreu a anonimização e o outro é um hash que possui um identificador da anonimização. Estes campos serão criados de forma automática pelo TOTVS Agro LGPD caso o banco de dados seja: Oracle, MySql, PostgreSql ou Sql Server. Se o banco de dados for Progress, as colunas não serão criadas e o TOTVS Agro LGPD não tentará gravar as informações de hash e data na tabela.