Árvore de páginas

Objetivo

Este documento tem como objetivo explicar como é o processo de inclusão de Ordem de Serviço e como ele se relaciona com Ordem de Produção utilizando um produto chamado "MANUTENCAO"

Processo

Ao inserir uma Ordem de Serviço e esta envolver peça de reposição fabricada, o SIGAMNT verifica a quantidade de estoque disponível, considerando os empenhos existentes. Caso na data da necessidade da peça de reposição não exista disponibilidade, o SIGAMNT implanta uma Ordem de Produção para o produto. 

Sempre que se implanta o SIGAMNT é gerado automaticamente um registro neste cadastro com o código definido no parâmetro MV_PRODMNT e o conteúdo desse parâmetro por padrão é "MANUTENCAO". Este produto tem como propósito vincular a Ordem de Serviço (O.S.) com a Ordem de Produção (O.P). Esta O.P. é inserida para garantir a integridade da O.S. com os vínculos de estoque/custos e PCP.

A ordem de produção é o mecanismo que inicia o processo de fabricação do produto, relacionando todos os componentes e as etapas de fabricação determinadas pela sua estrutura. Além disso, é essencial na geração das requisições dos materiais. Esta integração se dá através do parâmetro MV_NGMNTPC.  

Este relacionamento da OP com o produto "MANUTENCAO", em outras palavras, faz com que se crie um vínculo entre a OS com SA (solicitação de armazém) e SC (solicitação de compras). A OP é a ligação entre estas informações de estoque/custos

Quando da geração de plano de manutenção (MNTA340), na implantação de Ordem de Serviço Manual (MNTA410) ou Ordem de Serviço Corretiva (MNTA420), o SIGAMNT utiliza as informações de empenhos já colocados bem como a posição de saldo de estoque para obter a disponibilidade da peça de reposição requerida. Já na confirmação do plano de manutenção e também na implantação de Ordem de Serviço Manual ou Corretiva, para cada peça de reposição necessária será implantado um empenho, conforme o status do parâmetro MV_NGMNTES.

Relação de Rotinas

Abaixo serão relacionadas as rotinas do Manutenção de Ativos que geram OP:

Rotinas/Funções
Ordem de Serviço Corretiva (MNTA420)
Plano de Manutenção (MNTA331)
Ordem de Serviço Manual (MNTA410)
Distribuição de SS (MNTA295)
OS Histórico (MNTA430)
Retorno por Etapas (MNTA480)
Liberação de OS (MNTA490)
Rotina de Geração de OS (NGGERAOS)

Relação de Campos

Alguns campos tem o preenchimento direto, ou seja, a mesma informação preenchida no ato de baixa pré-requisição serão os registros gravados no insumo, sendo os campos a seguir:

Ordens de Produção - SC2Ordem de Serviço - STJ
Número OP - C2_NUMOrdem de Serviço - TJ_ORDEM
Item - C2_ITEM"OS"
Sequência - C2_SEQUEN"001"
Produto - C2_PRODUTO"MANUTENCAO"
Centro de Custo - C2_CCCentro de Custo - TJ_CCUSTO
Dt. Emissão - C2_EMISSAOData Original - TJ_DTORIGI
Observação - C2_OBSPlano - TJ_PLANO
Rotina de Origem - C2_BATROT

Registra a rotina de origem: "MNTA420" (OS Corretiva),

"MNTA340" (Plano de Manutenção), "MNTA410" (OS Manual)

Regras de Negócio

RegraDescrição
01

O módulo de Manutenção de Ativos, quando integrado ao PCP, associa para cada ordem de serviço uma ordem de produção. Uma OP é gerada para cada OS.

02Se uma Ordem de serviço foi aberta e o parâmetro estava como "N", e posteriormente o parâmetro foi alterado para "S", o usuário não conseguirá fechar a Ordem de Serviço, pois o sistema pedirá uma Ordem de Produção relacionada à O.S. Neste caso o usuário poderá alterar o parâmetro de integração momentaneamente para "N" e fechar a O.S. ou processar a rotina especifica para Geração de OP (NGGERAOP)
03

A Ordem de Produção é gerada somente para Ordens de Serviço com situação Liberado ou quando o insumo previsto possui estrutura (SG1)

04Uma OP gerada a partir do Manutenção de Ativos (SIGAMNT) não pode ser deletada pelo módulo PCP. Ela somente poderá ser excluída a partir do SIGAMNT.