Páginas filhas
  • Execução APIs via Mingle

INTRODUÇÃO



O Mingle é uma plataforma disponibilizada como serviço para a sustentação de aplicativos (atualmente móveis) resolvendo três principais necessidades dos clientes: Autenticação, API Gateway e Métrica, sem que os produtos tenham que expor suas APIs diretamente para quem irá consumi-las, deixando o controle dessa exposição para o próprio Mingle.

Um dos pontos importantes é que o Mingle não realiza diretamente nenhuma autenticação.


FLUXO DE CONSUMO DE LICENÇAS A PARTIR DE APPs TOTVS a partir da plataforma Mingle




Como funciona então a autenticação de um usuário do ERP Logix a partir de um APP (móbile ou WEB) utilizando a plataforma Mingle como Gateway?

  1. O Mingle, através das informações recuperadas do cadastro do aplicativo, sabe qual o driver utilizar para realizar a autenticação e em qual host deve executá-la.
  2. O host após receber as credenciais do Mingle, autentica (ou não) o usuário e dependendo do seu tipo de autenticação pode devolver ao Mingle mecanismos para renovar essa autenticação, o Mingle irá tratar de forma transparente para o aplicativo essa renovação.
  3. O Mingle irá retornar ao app a resposta enviada pelo host sobre o resultado da autenticação, em caso de sucesso, também será enviado um tokenJWT para garantir a integridade das mensagens trocadas.
  4. Com o usuário autenticado o app poderá realizar as requisições (também através do Mingle) no host do respectivo usuário.


O Fluxo é o mesmo para ambiente móbile ou WEB?


O fluxo é praticamente o mesmo, considerando que toda as requisições de APIs REST tem sua comunicação realizada com o Mingle.


Para exemplificar abaixo está a imagem correspondente ao fluxo Móbile



O Mingle tem apenas um ambiente único de acesso? Como posso realizar testes e homologações?


O Mingle possui atualmente 3 ambientes disponíveis sendo:


     

Como inicio os testes de um portal o APP utilizando o Mingle como Gateway?

Como pré-requisito para implementar na plataforma do Mingle, a aplicação deve estar cadastrada na plataforma Mingle

Leia um pouco da documentação da ferramenta Mingle disponível nos links disponíveis no tópico DOCUMENTAÇÕES COMPLEMENTARES.

Para cadastro de ALIAS na plataforma Mingle para desenvolvimento Logix clique AQUI. Lembre-se de acessar o ambiente MINGLE confome a sua necessidade (Desenvolvimento, Homologação ou Produção).

Cada ALIAS no Mingle, no caso do Logix será vinculado ao IP e porta do serviço REST de um AppServer Logix, pois é desta forma que o Mingle irá enviar as requisições REST de acesso ao ERP Logix.

Em caso de dúividas procure apoio com integrantes da equipe responsável pelo desenvolvimento da plataforma Mingle.


Como faço para alternar entre os ambientes do Mingle para execução no Logix?

Basta configurar a chave MINGLE na seção do ambiente de execução do Logix no arquivo de configuração do AppServer.

Para mais detalhes sobre como configurar esta chave acesse MINGLE [AMBIENTE].


Como é feito o consumo da licença no Logix para execuções WEB Portais / API REST / WebServices?

A partir do LOGIX 12.1.31 o consumo de licença no Logix será realizado conforme abaixo, respeitando cada forma de acesso:

WEB Portais

Será realizado consumo de licença TOTVS I (Slot 4093).

API REST

Será consumo por padrão a licença identificada na chave x-totvs-appcode que é enviada no header das requisições REST (via Mingle ou WSO2) e pode ter em seu conteúdo o código de Slot de licença do App Totvs que é identificado pelo elemento x-totvs-app na seção PAYLOAD da imagem abaixo que demonstra a decodificação de um token no formato JWT que é enviado na header da requisição pela chave x-totvs-appcode



Caso o elemento x-totvs-appcode não seja identificado no JWTtoken, a licença padrão de portais será utilizada, ou seja, TOTVS I (Slot 4093).


WebServices

Será realizado consumo de licença TOTVS I (Slot 4093).


Todas as integrações EAI, que também fazem uso da comunicação via WebServices (SOAP), estão isentas do consumo de licenças. Isso mesmo, TODAS as integrações EAI (mensagens recebidas ou enviadas) NÃO consumirão licenças no produto Logix.


Como podemos identificar a licença consumida por um APP no desenvolvimento do Logix?

Basta ativar o modo de DEBUG relacionado a licenças do Logix a partir do arquivo de profile (Chave LOGIX.license.debug=1) e acompanhar as mensagens geradas no arquivo de LOG do AppServer identificadas com a TAG [LICENSE]. Todas as mensagens são identificadas de forma que seja fácil a identificação do Slot de licença consumido no produto.


CONCLUSÃO


Todo o processo de consumo de licenças é controlado na camada de código Framework, sem a necessidade de desenvolvimento de código diferenciado para desenvolvimento de Portais ou APPs móbile no Logix, sendo o único requisito para estes casos é fazer uso das tecnologias de desenvolvimento padrões adotados pela Totvs para arquitetura de portais e APPs.


DOCUMENTAÇÕES COMPLEMENTARES



Conheça o Mingle

Mingle: o gateway para produto legado da TOTVS

Mingle x Logix! O Legado de um ERP externalizado em aplicações Web

TOTVS Mingle API's Documentation

Aplicativos TOTVS suportados