Árvore de páginas


VISÃO GERAL

Esta rotina permite a criação de tabelas parametrizadas para cálculo estimado das importações. A Tabela de Pré-Cálculo é utilizada em Relatórios, Previsão de Desembolso, Pré-Cálculo e Geração de Títulos Provisórios no SIGAFIN.

EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Para incluir uma Tabela de Pré-Cálculo:

  1. Acesse a rotina "Tabela Pre-Calculo", selecione a opção "Incluir" e preencha os campos conforme a orientação do help.
  2. Para manutenção de despesas, utilize as teclas de navegação.
  3. Confira os dados e confirme para gravar.


Importante:

  • O número de dias é contado a partir da Data de Entrega, se o pagamento da despesa for anterior, digite-o em negativo;
  • Quanto as despesas II, IPI e ICMS as alíquotas das mesmas são obtidas do Cadastro de NCM;
  • Quanto ao frete, pode ser preenchido um valor fixo ou ser pré-calculado, conforme a Tabela de Vias de Transporte;
  • O valor FOB é obtido do Preço do Produto;
  • Independente das moedas digitadas em uma tabela, o resultado final será convertido para uma única moeda.


Cadastro da tabela de pré-calculo alertando para as referências circulares


Despesa base de (I.C.M.S)  com referência circular no mesmo nível das despesas que compõem a base de cálculo

Passo a Passo:

  1. No módulo Easy Import Control(SIGAEIC), acesse a rotina Atualizações\Financeiro\Tabela Pre-Calculo.
  2. Inclua uma nova tabela de pré-calculo, listando todas as despesas acima iniciadas em 4 e 5.
  3. Na linha da despesa 416, edite a coluna “Despesa Base” informando o código do imposto (I.C.M.S) “203” e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema exibirá uma mensagem de validação não impeditiva.
  4. Isto se dá ao fato de que: se a despesa é base de (I.C.M.S)  no cadastro de despesas, ela não pode ser um percentual do próprio (I.C.M.S)  ( tem o imposto de (I.C.M.S)  listado entre as despesas que formam sua base de cálculo ) na tabela de pré-calculo, mas pode ser um percentual de outro imposto. O sistema no entanto não impedirá o cadastro ao clicar no botão “OK”.


Despesa base de (I.C.M.S)  sem referência circular no mesmo nível das despesas que compõem a base de cálculo

Passo a Passo:

  1. Na linha da despesa 417, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 102 e 103 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema não exibirá nenhuma mensagem de validação e permitirá o cadastro. 
  2. Isto pelo fato de que apesar desta despesa ser base de imposto de (I.C.M.S) , não existe entre as despesas que compõem sua base de cálculo o imposto de (I.C.M.S)  ou outra despesa que seja percentual do (I.C.M.S) .


Despesa base de (I.C.M.S)  com referência circular em subnível das despesas que compõem a base de cálculo.

Passo a Passo

  1. Na linha da despesa 420, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 104 e 203 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema não exibirá nenhuma mensagem de validação e permitirá o cadastro uma vez que esta despesa não é base de nenhum imposto.
  2. Na linha da despesa 419, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 102 e 420 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema não exibirá nenhuma mensagem de validação e permitirá o cadastro uma vez que esta despesa também não é base de nenhum imposto.
  3. Na linha da despesa 418, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 201,202 e 419 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema exibirá uma mensagem de validação não impeditiva:
  4. Isto se dá pelo fato desta despesa ser base de imposto de (I.C.M.S)  e que apesar de não existir o próprio imposto entre as despesas que compõe sua base de cálculo, uma ou mais destas despesa possuem na formação das sua base de cálculo o imposto de (I.C.M.S) , ocasionando uma referência circular indireta. O sistema no entanto não impedirá o cadastro ao clicar no botão “OK”.


Despesa base de (I.I)  com referência circular no mesmo nível das despesas que compõem a base de cálculo.

Passo a Passo

  1. Na linha da despesa 516, edite a coluna “Despesa Base” informando o código do imposto (I.I) “201” e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema exibirá uma mensagem de validação não impeditiva.
  2. Isto se dá ao fato de que: se a despesa é base de imposto (I.I) . no cadastro de despesas, ela não pode ser um percentual do próprio imposto (I.I)  tem o imposto de (I.I) listado entre as despesas que formam sua base de cálculo ) na tabela de pré-calculo, mas pode ser um percentual de outro imposto. O sistema no entanto não impedirá o cadastro ao clicar no botão “OK”.


Despesa base de (I.I) . sem referência circular no mesmo nível das despesas que compõem a base de cálculo.

Passo a Passo

  1. Na linha da despesa 517, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 102 e 103 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema não exibirá nenhuma mensagem de validação e permitirá o cadastro. 
  2. Isto pelo fato de que apesar desta despesa ser base de imposto (I.I) , não existe entre as despesas que compõem sua base de cálculo o imposto de (I.I)  ou outra despesa que seja percentual do (I.I) . 


Despesa base de (I.I)  com referência circular em subnível das despesas que compõem a base de cálculo.

Passo a Passo

  1. Na linha da despesa 520, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 103 e 201 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema não exibirá nenhuma mensagem de validação e permitirá o cadastro uma vez que esta despesa não é base de nenhum imposto.
  2. Na linha da despesa 519, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 102 e 520 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema não exibirá nenhuma mensagem de validação e permitirá o cadastro uma vez que esta despesa também não é base de nenhum imposto.
  3. Na linha da despesa 518, edite a coluna “Despesa Base” informando o código das despesas 101 e 519 e em seguida pressionando a tecla TAB para mudar o foco para outro campo da linha. Note que neste momento o sistema exibirá uma mensagem de validação não impeditiva:
  4. Isto se dá pelo fato desta despesa ser base de imposto de imposto (I.I)  e que apesar de não existir o próprio imposto entre as despesas que compõe sua base de cálculo, uma ou mais destas despesa possuem na formação das sua base de cálculo o imposto de (I.I), ocasionando uma referência circular indireta. O sistema no entanto não impedirá o cadastro ao clicar no botão “OK”.


Pré-calculo de despesas por valor fixo multiplicado pela quantidade de containers

É permitido a inclusão de despesas, calculadas por um valor fixo multiplicado pela quantidade de containers na Tabela de Pré-Calculo (EICTC210).

A despesa poderá ser configurada com tipo 5 = Container no cadastro de despesa e na tabela de pré-cálculo.

Desta maneira, a despesa será calculada através da soma dos valores estipulados por tipo de container na Tabela de Pré-Calculo (EICTC210), multiplicado pela quantidade do respectivo tipo de container informado no Purchase Order (EICPO400) e/ou Embarque (EICDI501).

O cálculo será válido para geração de títulos provisórios PR e PRE no Contas a Pagar (FINA050) do módulo Financeiro (SIGAFIN) e também para os relatórios gerenciais de Pré-Cálculo (EICTP251) e Previsão de Desembolso (EICTP252).

Os cálculos das despesas por quantidade de container são independentes para os títulos provisórios PR e PRE e respeitam a quantidade de containers informada no Pedido e Embarque, e não no saldo dos itens embarcados.

O cálculo dos valores dos relatórios e títulos são realizados com base nos valores inseridos na tabela de pré-cálculo, para facilitar a inclusão dos dados, a moeda e os valores inseridos no cadastro de despesa (EICA110), são gatilhados para a tabela de pré-cálculo.

Quando a despesa for realizada, o valor definitivo deverá ser informado na tela de despesas do desembaraço, para que o título efetivo seja gerado e os títulos provisórios sejam excluídos.


CONTEÚDOS RELACIONADOS

EIC0013_Formação de Valores no pré cálculo