Páginas filhas
  • DR Configuração do VirtualWebService


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Download do Pacote do Web Service - Pacote
  4. Armazenamento dos Arquivos do Web Service
  5. Configuração do IIS
  6. Configuração do Arquivo Web.Config
  7. Configuração do Arquivo ServidoresOracle.Json

01. VISÃO GERAL

Esta documentação tem o intuito de auxiliar ao usuário (TI) a configurar um web service no servidor, desde a etapa de configuração dos arquivos, download do pacote Web Service e configuração do site através do IIS.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Há situações em que um web service pára de responder as requisições, por questões de falta de arquivos, desconfigurações da rota do IIS, dentre outros, ou há a necessidade de se configurar o Web Service na implantação do TOTVS Moda PDV. Entretanto, há servidores que são manutenidos pelo TI da empresa/cliente ao qual, precisa de informações sobre estas configurações e onde são publicados os arquivos do "VirtualWebService", para conferências de funcionalidade ou até mesmo para que se possam instalá-lo na implantação.

OBS.: Para realizar esse procedimento o usuário deverá ter acesso ao servidor.

03. DOWNLOAD DO PACOTE DE WEB SERVICE


Imagem 3.1 - Caminho para download dos arquivos do Web Service.


Imagem 3.2 - Caminho para download dos arquivos do Web Service.


Imagem 3.3 - Arquivo para download do Web Service.


AçãoDescrição
ftp://pdv.virtualage.com.br/Caminho para acessar o FTP de download

04. ARMAZENAMENTO DOS ARQUIVOS DO WEB SERVICE - PACOTE

Com o arquivo ".ZIP" baixado do FTP, descompactá-lo na pasta "inetpub" do servidor. Usualmente esta pasta é criada na unidade C:\ embora, há quem prefira manter as publicações na unidade D:\ como podemos verificar na imagem abaixo.


Imagem 4.1 - Pasta inetpub - Windows Explorer.


Feito isso, dentro desta pasta deverá conter a pasta "VirtualWebService" e os respectivos arquivos descompactados, conforme imagem abaixo:


Imagem 4.2 - Pasta VirtualWebService proveniente do arquivo ".ZIP" - Windows Explorer.

05. CONFIGURAÇÃO DO IIS

Para acionar a tela de configuração do IIS basta executar o comando "inetmgr" (WINDOWS + R) e pressionar a tecla ENTER em seguida.


Imagem 5.1 - Executar do Windows.


Ao abrir o Internet Information Services (ISS) Manager, selecionar o "Start Page" onde o nome da máquina está relacionado. Feito isso, na opção "Sites" clicar com o botão direito e utilizar a opção "Add Website...", conforme imagem abaixo.


Imagem 5.2 - Internet Information Services (ISS) Manager - Add Website.


Na tela de configuração do Website, deve-se relacionar um nome ao site, como por exemplo VirtualWebService. Além disso, na opção "Physical path" deve-se selecionar a pasta do VirtualWebService descompactado na etapa 04 desta configuração. No campo "IP address" informar o IP externo (através do CMD é possível utilizar o comando IPCONFIG/ALL para descobrir o IP externo) da máquina e informar uma porta que posteriormente será utilizada na configuração da aplicação, como pode exemplo no TOTVS Moda PDV. Preenchido os campos, basta pressionar em OK para confirmar.


Imagem 5.3 - Add Website.


Para testar se a configuração realizada está correta, basta clicar em cima do site criado, no caso VirtualWebService, e acionar o browser, conforme demonstrado na imagem a seguir. Obs.: Caso não esteja rodando esse site, verifique na opção "Manage Website", logo acima do destaque, se está com o "Start" em execução, senão, basta clicar em "Stop" e depois em "Start" novamente.


Imagem 5.4 - Browser Website - Teste de conectividade com o site criado.


Feito isso, irá abrir o browser com a seguinte aplicação ASP.NET rodando.


Imagem 5.5 - Aplicação ASP.NET iniciada corretamente.


CampoDescrição
Inetmgr Comando para acionamento do Internet Information Service (IIS) Manager através do Executar do Windows


06. CONFIGURAÇÃO DO ARQUIVO WEB.CONFIG

Abra o arquivo "Web.config" contido na pasta "D:\inetpub\VirtualWebService\", encontre a tag "connectionStrings" e preencha as informações referentes ao servidor do banco de dados, conforme podemos observar na imagem abaixo.

Os dados que devem ser preenchidos são:

  • HOST (IP do BD do servidor);
  • PORT (Porta do BD do servido);
  • SERVICE_NAME (nome do banco);


Imagem 6.1 - Arquivo Web.config de dados.

07. CONFIGURAÇÃO DO ARQUIVO SERVIDORESORACLE.JSON

Abra o arquivo "ServidoresOracle.json" contido na pasta "D:\inetpub\VirtualWebService\" e inclua as informações das bases de dados que podem ser acessadas neste ambiente, seguindo o exemplo das bases que já estão pré-configuradas. As informações podem ser obtidas no TNSNAMES.ORA, que por sua vez pode ser encontrado no caminho "C:\Oracle\product\'versão do Oracle'\cliente_1\NETWORK\ADMIN\)".


Imagem 7.1 - Arquivo "ServidoresOracle.json".


IMPORTANTE!

Para maiores detalhes acessar o arquivo README.TXT contido na pasta de publicação do web service.