Páginas filhas
  • Atividade de paletização na expedição


CONTEÚDO

1. OBJETIVO

Permitir que a atividade de paletização de cargas para expedição sejam efetuadas e acompanhadas no WMS Logix.

A atividade de paletização, ou repaletização, consiste em acondicionar a mercadoria em paletes específicos, garantindo o correto intercâmbio entre os meios de transporte e as estruturas de armazenagem.

Esta atividade pode ser uma etapa adicional no processo de expedição.

2. CONFIGURAÇÃO

Como a troca de padrão de paletização pode variar por depositante, por destinatários e até por cargas específicas (exemplo: uma carga para exportação), é possível configurar a atividade de paletização de três formas diferentes.

2.1. Contrato - Paletização



2.2. Por Depositante

Quando configurado por depositante, todas os processos de expedição deste depositante terão a atividade de paletização.

Para que isso ocorra, a atividade correspondente ao tipo de processo 317 - Paletização deve ser adicionado a estrutura de serviços da classe de expedição.

A paletização pode ser adicionada após a separação ou após a conferência.

2.3. Por Destinatário

Quando a paletização é necessária para destinatários específicos, a paletização pode ser configurada como um serviço independente e assim configurada nas formas de expedição por destinatário.

2.4. Por Solicitação de Carga

Quando a necessidade de paletização ocorre de forma aleatória para um depositante, dependendo de cada solicitação de carga, a atividade de paletização pode ser configurada como uma atividade extra relacionada a um atributo de Solicitação de Carga, e assim, ser indicado em cada solicitação de carga se a atividade vai ser executada ou não.

  • Primeiramente deve ser cadastrado um atributo na rotina WMS6910 (Cadastro de Atributos da Solicitação de Carga) informando o gatilho, que é o valor para o atributo na Solicitação de Carga que gerará a atividade de paletização no processo e o momento que a atividade deve ser executa. No exemplo abaixo ela ocorrerá antes do embarque, ou seja, após a separação, conferência e pesagem, conforme configuração do processo.


  • Na Solicitação de Carga será possível indicar se o processo terá ou não paletização.

3. EXEMPLO DA EXECUÇÃO DA PALETIZAÇÃO

No exemplo a seguir foi utilizada a configuração por Solicitação de Carga.

  • Nos atributos da Solicitação foi informado o valor gatilho para a atividade extra de paletização.



  • Foram gerados o plano e a onda na rotina WMS60001 (Preparação da Separação).
  • Foi realizada a separação dos itens via rotina WMS6214 (Separação Via Coletor) e efetuado o descarregamento de todos os itens.
  • Também foi realizada a conferência da expedição, pois a configuração da atividade extra indica que a paletização ocorre antes do embarque.
  • Após isso, a Ordem de Serviço de paletização está disponível para execução na rotina do coletor WMS6070 (Lista Pública).

  

  • Para iniciar o processo deve ser informado o endereço de trabalho, que normalmente é o endereço no qual os itens foram descarregados na separação.

 

  • Em seguida, devem ser informados os códigos de barras dos volumes resultantes da paletização relacionados ao documento ou plano exibido em tela.

   

  • Na tecla de atalho F10/Ctrl + S podem ser visualizadas as ações que podem ser realizadas durante a operação.

 

  • F3/CTRL+I: Interrompe o processo de paletização, solicitando um motivo.



  • F6/CTRL+P: Exibe os volumes que já foram registrados para o documento.

  

  • F7/CTRL+A: Permite efetuar a armazenagem dos volumes já montados, para o documento.
    Esta ação não finaliza a atividade, permitindo que sejam incluídos novos volumes.
    A armazenagem pode ser direcionada para um endereço de 1 - Stage ou para 2 - Doca.

  

  • F4/CTRL+F: Finaliza a atividade de paletização.
    Ao finalizar a atividade é solicitada a confirmação e, sem seguida, é questionado se deve ser efetuada a movimentação dos volumes informados.
    A movimentação pode ser feita para um endereço de 1- Stage ou para a 2- Doca. Se for selecionada opção 3 - Não gerar movimentações, os volumes são mantidos no endereço sugerido de trabalho.

  

IMPORTANTE

  • Independente da opção selecionada na finalização, as identificações de estoque relacionadas ao documento/plano de separação serão movimentadas para o endereço Stage padrão, porém, ao consultar os volumes de embarque estes estarão no endereço de trabalho informado durante a paletização.

  • Posteriormente, se for realizada a movimentação dos volumes, somente o endereço dos volumes será alterado, sendo que as identificações de estoque relacionadas serão mantidas no endereço Stage padrão.

3.1. Movimentação de Volumes Paletizados

Se ao finalizar a paletização for indicado que os volumes devem ser armazenados em endereço tipo Stage ou Doca, os movimentos de armazenagem permanecerão pendentes de execução na rotina WMS6070 (Lista Pública) do coletor.

Quando indicado para não movimentar os volumes gerados, estes ainda poderão ser armazenados via rotina de armazenagem WMS6237 (Movimentação de Palete).

Nesta rotina, ao efetuar a efetivação do movimento (F6/CTRL+L), quando se tratar de um volume de paletização deverá ser informado se o mesmo deve ser armazenado em DocaStage ou Não sugerir. Nesta última opção poderá ser informado qualquer endereço compatível e disponível para armazenagem.

 

4. CONSULTAS

Os volumes de embarque gerados neste processo podem ser consultados na rastreabilidade de processo da Solicitação de Carga, rotina WMS6325 (Digitação de Solicitações de Carga).

Para executar este processo:

  • Selecione a opção Rastrear processo > Volumes Embarque.



  • Para visualizar os detalhes do volume, selecione Detalhes.

5. ASSUNTOS RELACIONADOS

Documentos de Referência

6. ANEXO