Árvore de páginas

O fornecedor deve notificar ao responsável pela atividade de aprovação de produto do cliente sobre qualquer mudança de desenho e de processo como indicado na tabela abaixo. O cliente pode subseqüentemente decidir pela submissão para aprovação de PPAP.

Requisito

Esclarecimento ou exemplos

1. Uso de outra construção ou material utilizado na peça ou produto previamente aprovado.

Por exemplo, outra construção como documentada em desvio (permitido) ou incluída como nota no registro de projeto, não coberta por uma mudança de engenharia.

2. Produção utilizando ferramentas, matrizes, moldes, etc., novos ou modificados (exceto ferramentas perecíveis), incluindo substituição ferramental.

Este requisito se aplica a ferramentas que, devido ao seu formato ou funcionamento único, pode se esperar que influencie a integridade do produto final. Isto não significa descrever ferramentas comuns/padrão (novas ou consertadas), da mesma forma como dispositivos de medição padrão, ferramentas (manuais ou mecânicas), etc.

3. Produção seguindo reparo ou reorganização de ferramental ou equipamento.


Reparo significa modificação e/ou de reconstrução de uma ferramenta ou máquina, ou incrementar a capacidade, desempenho, ou mudar a função existente/atual. Isto não significa confundir com manutenção normal, conserto ou substituição de peças, etc., para os quais nenhuma mudança em desempenho é esperada e métodos de verificação após conserto foram estabelecidos.


Reorganização é definida como uma atividade que muda a sucessão do fluxo de produto/processo em relação àquela documentada no diagrama de fluxo do processo (inclusive a adição de um processo novo).


Podem ser requeridos ajustes menores/mínimos/pequenos no equipamento de produção para satisfazer requisitos de segurança tais como: instalação de coberturas protetoras, eliminação do risco potencial de ESD, etc. Estas alterações podem ser realizadas sem aprovação do cliente a não ser que o fluxo de processo seja alterado como resultado deste reajuste.

4. Ferramental e equipamentos de produção transferidos para uma localização diferente na própria unidade ou de uma localização adicional da unidade.

Ferramental e/ou equipamento de processo de produção transferido entre  prédios/edifícios ou instalações em um ou mais locais.

5. Mudança de subcontratado de peças, materiais não equivalentes, serviços (por exemplo: tratamento superficial) que afetam a situação/condição, forma, função, durabilidade ou requisitos de desempenho do cliente.

Fornecedores são responsáveis pela aprovação de materiais e serviços subcontratados que não afetam a situação/condição, forma, função, durabilidade, ou requisitos de desempenho do cliente.

6. Produção material após o ferramental estar inativo para produção durante doze meses ou mais.

Para produtos que foram produzidos após o ferramental estar inativo durante doze meses ou mais: Notificação é requerida quando nenhuma ordem de compra ativa para a pela existir e o ferramental existente permanece inativo para produção de volume durante doze meses ou mais.


A única exceção é quando a peça possui baixo volume de uso, por exemplo: serviço ou veículos especiais. Porém, o cliente pode especificar certos requisitos de PPAP para peças de reposição.

7. Alterações em produto e processo relacionados a componentes de produção fabricados internamente ou por sub-contratados que afetam a situação/ condição, forma, função, desempenho, e/ou durabilidade do produto em condições de venda.


Adicionalmente, o fornecedor deverá concordar com qualquer requisito de um subcontratado antes de submissão ao cliente.

Qualquer mudança que afete requisitos do cliente de ajuste, forma, função, desempenho e/oi durabilidade requer notificação ao cliente.


NOTA: Os requisitos de ajuste, forma, função, desempenho, e/ou durabilidade devem ser parte das especificações do cliente como concordado durante a análise crítica do contrato.

8. Somente para materiais a granel:


Nova fonte de matéria-prima com características especiais de subcontratado novo ou existente.


Mudança em atributos de aparência onde não há nenhuma especificação para aparência.


Parâmetros revisados em um mesmo processo (fora dos parâmetros de PFMEA aprovado inclui embalagem).


Alterações fora do DFMEA (composição do produto, níveis de ingredientes) do produto aprovado.

Normalmente é esperado que estas alterações afetem o desempenho do produto.

9. Alterações no método de ensaio/ inspeção - nova técnica (nenhum efeito no critério de aceitação).

Para alteração no método de ensaio, o fornecedor deve mostrar evidência que o novo método oferece resultados equivalentes ao método anterior.