Árvore de páginas

Capabilidade é a faixa total de variação inerente de um processo estável, ou seja, seu objetivo é avaliar se um processo é estatisticamente estável ou não, com base em índices de variação do processo como Cp, Cpk, Pp e Ppk

No caso de dados do tipo variáveis, uma capabilidade inerente do processo é definido como qppa170_capabilidade. Uma capabilidade do processo em atender às especificações (i.e., % do resultado dentro da especificação) pode ser estimada por índices que consideram a centralização do processo bem como a sua dispersão (ex. CPk), com algumas suposições. Entretanto, métodos mais precisos também existem para esta estimação.

Praticamente, o resultado de um processo de manufatura estatisticamente estável pode ser descrito por sua distribuição.

As características de uma distribuição são utilizadas para avaliar o processo, contudo uma das características de grande interesse é o centro da distribuição. Se a distribuição não estiver adequadamente localizada, o processo de manufatura pode produzir peças que não estão próximas o bastante do valor desejado e consequentemente, algumas peças poderão estar fora do especificado, sendo que tais processos são avaliados como processos não capazes de atender as necessidades do cliente.

Problemas similares podem ocorrer quando o processo apresentar muita variação/dispersão com relação a localização da distribuição.

Para a avaliação da capabilidade é de que o processo de manufatura esteja Estatisticamente Estável e que a distribuição das leituras individuais seja aproximadamente uma "Normal". Os índices que são frequentemente utilizados para expressar a situação de um processo de manufatura são:

  • CR e PP- Índices de variação do processo de manufatura relativo às especificações.
  • CPU, CPL, CPk e PPk – Índices de variação do processo de manufatura centralizado com relação às especificações.
  • CR e PR - Coeficiente de variação do processo de manufatura relativo às especificações.


Fórmulas Utilizadas: